A chegada do metaverso trouxe consigo uma infinidade de inquietações e preocupações em relação ao estilo de vida que estamos acostumados a levar, porém, nós que nos dedicamos ao mundo do marketing digital e da inovação, não vemos nada além de infinitas oportunidades que vão ultrapassar barreiras e fortalecer como nunca a relação marca-consumidor. 

O metaverso é uma simulação do mundo que já conhecemos, onde os usuários interagem entre si por meio de uma experiência imersiva. Estamos a falar de um universo virtual com a capacidade de recriar uma vida paralela, dando origem a uma série de benefícios que até agora outras plataformas não proporcionaram.

Implementar uma Estratégia de Marketing no Metaverso

Para realizar uma estratégia de marketing no metaverso, a primeira coisa que devemos fazer é identificar nosso público-alvo; os metacitizens, onde até agora predomina a Geração Z e os Millennials, geração que já está em contato direto com o metaverso por meio do ambiente de gaming e, portanto, familiarizada com a interação por meio de avatares com acesso a experiências imersivas.

Mulher dançando ao lado de seu avatar virtual no metaverso

Sabemos que muitas vezes o público-alvo não está necessariamente relacionado ao ambiente de gaming, como pode acontecer com o ambiente de luxo ou beleza, mas é aí que as marcas têm o desafio de oferecer uma experiência única e uma proposta de valor que faça com que seus utilizadores queiram fazer parte dela, como foi o caso da marca espanhola Mango, que participou da primeira edição do Metaverse Fashion Week através do metaverse Decentraland com o lançamento da coleção wearables, uma coleção de roupas tecnológicas, uma ação que demonstra a inovação constante de qualquer vertical no mundo do marketing digital. 

Este tipo de ação sem dúvida reforça a imagem da marca e consequentemente beneficia a sua reputação, sendo totalmente sustentável e vanguardista. 

Construa uma proposta de valor através do funnel 

Por ser um meio tão novo, as campanhas dentro do metaverso ainda estão em fase de awareness, ou seja, buscam aumentar o conhecimento da marca por meio de ações criativas e inovadoras.

Não estamos a falar de Storytelling, mas sim de Storyliving. Esta nova era do metaverso oferece infinitas oportunidades já que o utilizador não é impactado pela mensagem, mas neste caso, faz parte dela. Além disso, a presença neste novo meio é o primeiro passo para favorecer a visibilidade da personalidade da marca e dos consumidores ou utilizadores que a compõem.

Por enquanto, as ações têm consistido em aparições em videogames de forma imersiva ou o que em marketing é conhecido como product placement, materializando produtos como é o caso da Gucci, seguindo a lógica de que se o cliente tem uma bolsa da marca no mundo real, por que não ter também no mundo virtual? O metaverso possibilita também a criação de spas virtuais, hotéis, áreas de lazer ou a transmissão de concertos.

Todas estas ações ao nível de awareness fazem-nos refletir sobre como as barreiras do espaço e do tempo estão a estreitar-se e as pessoas que estão do outro lado do planeta podem, através desta experiência imersiva, partilhar uma conversa estando na mesma sala, ou ainda, facilitar a comunicação, aprendizagem e interação de pessoas com deficiência neurológica e uma série de outros benefícios que devemos levar em conta na hora de criar uma estratégia para nos conectarmos com nosso público e até mesmo podermos ampliar nosso público-alvo. 

Arquiteto realiza uma simulação de projeto de casa em realidade virtual

Uma vez que o utilizador seja capturado, podem-se levar a cabo novas ações e estratégias de mid funnel/consideración e lower funnel/brandformance desde que o objetivo das campanhas permita. 

Alguns dos formatos de publicidade mais reconhecidos até agora no ambiente de gaming são:

  • Formato In Game: Consiste na inclusão de atividades ou logótipos dentro do jogo, por exemplo, patrocínio nas vedações de uma pista de corridas de automóveis ou de um estádio de futebol, da mesma forma que se realizaria num evento desportivo do mundo real. 
  • E quanto aos formatos mais parecidos que já conhecemos no meio digital, existem In App e In Web, que consiste na implementação de banners em videogames.

Experiências que geram engagement 

Existem cada vez mais portais metaverso, cada um com uma segmentação diferente e com formatos publicitários de acordo com o público-alvo. Várias marcas têm desenvolvido campanhas diferenciadoras através do Roblox, Habbo ou Fortnite. 

A presença no meio digital e a implementação de uma boa estratégia criativa são fatores fundamentais a ter em conta para estar na vanguarda do setor da inovação. O Metaverso é a melhor ferramenta para aproximar as novas gerações, proporcionando experiências na mais recente tendência do marketing digital.

Se estiver interessado em fazer parte da vanguarda digital, a Labelium pode ajudá-lo na criação de estratégias inovadoras no sector e reforçar a sua presença no ambiente digital audiovisual.

Get in touch with us

Newsletter signup

Please wait...

Thank you for sign up!

Labelium
Author