A venda de soluções tecnológicas de Inteligência Artificial para e-commerce no mundo está a crescer a uma taxa anual de 15,7%. Isso é revelado pelo Global AI Enabled E-Commerce Solutions Market Research Report 2022 de InsightAce Analytic, que estima que esse setor movimentará 16,8 mil milhões de dólares até 2030. O interesse em aproveitar o potencial da IA ​​para maximizar o desempenho da loja online não é novo, mas acentua-se ano após ano com a implementação de tendências como o DTC E-commerce. Que vantagens apresenta e quais as suas aplicações específicas?

Quais vantagens traz o uso da Inteligência Artificial no e-commerce?

O grande valor da Inteligência Artificial no e-commerce é a sua capacidade de antecipar as necessidades dos clientes. Isso permite concentrar esforços em oferecer o produto ou serviço ideal para cada pessoa, selecionando-o no catálogo disponível ou projetando-o sob medida.

Fazendo uso do Martech de Dados e Business Intelligence, a Inteligência Artificial coleta dados, estuda o comportamento do público-alvo da marca e, por meio de machine learning, determina os prováveis ​​cenários e a forma de intervir para rentabilizar o negócio. Portanto, em um nível prático, o uso de Inteligência Artificial no e-commerce oferece as seguintes vantagens:

  • Ajuda a aprofundar o conhecimento do cliente, a segmentar exaustivamente a base de dados, a calcular a probabilidade de compra com técnicas de lead scoring e a estimar o Customer Lifetime Value (CLV).
  • Permite definir a jornada do consumidor com alto nível de precisão e usar esses insights para trabalhar na melhoria contínua da experiência online e no desenvolvimento de processos de compra frictionless.
  • É usado para automatizar tarefas como atendimento ao cliente e resolução de incidentes, o que economiza tempo e recursos da organização.
  • Reduz a taxa de erro, limitando os erros humanos.
  • Todos estes benefícios em termos de UX, orientação para o cliente e eficiência no tratamento resultam num aumento da taxa de conversão e do valor do carrinho médio, bem como na fidelização do cliente online e na sua inclinação para efetuar compras recorrentes.

Aplicações da Inteligência Artificial no e-commerce: 7 exemplos

Vejamos 7 exemplos de aplicações específicas de Inteligência Artificial numa loja online. 

1. Produtos sugeridos e conteúdo relacionado

Por meio da análise do histórico de navegação e compras, a IA poderá decidir quais produtos e conteúdos dinâmicos sugerir a cada utilizador. Algumas opções são:

  • Propostas de upselling para o produto ou serviço que você está avaliando.
  • Cross-selling dos itens mais vendidos, dos mais solicitados por perfis com características semelhantes, de outros da mesma categoria ou de produtos adquiridos regularmente em conjunto.
  • Repetir uma compra anterior ou ativar pedidos periódicos recorrentes.
  • Módulos de postagem de blog relacionados.

2. Chatbots

Os chatbots cobrem parte do trabalho do departamento de atendimento ao cliente. Eles estão preparados para conversar naturalmente com as pessoas, tirar dúvidas comuns ou explicar passo a passo como realizar uma ação dentro do e-commerce. O estudo Chatbot Market Size, Share & Trends Analysis Report 2022-2030 da Grand View Research prevê um crescimento anual de 25,7% no uso de chatbots até 2030. De qualquer forma, o ideal é adotar um modelo de suporte misto, em que a equipe humana assume o controle e compensa as deficiências do chatbot em casos complexos.

Conversación con chatbot en el móvil, una de las aplicaciones de la Inteligencia Artificial en e-commerce

3. Personalização de ofertas

Graças à análise preditiva e prescritiva, é possível antecipar quando um cliente voltará a comprar ou quando houver o risco de solicitar o cancelamento do serviço. Nessas situações, a IA gera ofertas personalizadas para, em combinação com os fluxos de trabalho de email marketing apropriados, aumentar o CLV e reduzir a taxa de cancelamento.

4. Otimização Dinâmica de Preços

Muito comum na área de viagens e turismo, especialmente em reservas de voos e hotéis. De acordo com o Boston Consulting Group, a otimização dinâmica de preços com IA nesse setor pode aumentar o volume total de receita em até 5%.

5. Voice Commerce

Uma das aplicações mais conhecidas de IA no e-commerce tem a ver com assistentes de voz (como Google Assistant, Alexa ou Siri) e os seus recursos de Voice Shopping. As compras com este sistema tornaram-se populares devido à facilidade de concluir uma transação por meio de ordens faladas.

6. Pesquise por imagem

A incorporação de pesquisas de imagens é apresentada como a next big thing  na aplicação da Inteligência Artificial às lojas online. O seu potencial é incalculável em setores onde a inspiração desempenha um papel fundamental, como moda, beleza ou decoração.

7. Gestão de stock

Os recursos preditivos da IA ​​fornecem uma ajuda inestimável no gerenciamento de stock: eles antecipam a evolução da procura para modular a oferta ou a produção. Juntamente com um correto manuseio das URLs dos produtos sem stock na web , servem para estabelecer o equilíbrio perfeito entre os stocks disponíveis e as solicitações dos utlizadores.

Quer conhecer outras aplicações da Inteligência Artificial no marketing digital? Contacte a Labelium: vamos mostrar-lhe o que esta poderosa tecnologia que já não é futura, mas sim presente, pode fazer pela sua marca.

Contate-nos