Vivemos em um mundo acelerado e orientado para a produtividade, onde o multitasking é uma realidade constante. 

Este facto abre um leque alargado de possibilidades para uma publicidade mais eficaz e menos intrusiva , através de música, podcasts, ou mesmo através de dispositivos inteligentes. Mas o que podemos esperar do Audio Marketing e quais benefícios apresenta do ponto de vista da publicidade?

O que é Audio Marketing?

O Audio Marketing é uma estratégia que se baseia na utilização do áudio para promover e divulgar produtos, serviços ou marcas. Consiste na criação de conteúdo de áudio, como anúncios de rádio, podcasts, jingles, mensagens de voz, branded music, entre outros, com o objetivo de atingir o público de forma auditiva e gerar impacto emocional.

Dentro do marketing de áudio digital, existe o voice commerce, uma tecnologia baseada em inteligência artificial que oferece ao utilizador a possibilidade de realizar compras por voz através de dispositivos inteligentes. Esta procura tem vindo a crescer nos últimos anos entre a Geração Z e Baby Boomers, proporcionando ao utilizador rapidez, facilidade e conforto no momento da compra.

Audio Marketing é uma boa estratégia para o seu negócio?

Esta estratégia oferece diferentes benefícios. O áudio caracteriza-se por ser prático, rápido, económico e interativo. 

Respetivamente à segmentação, é possível segmentar campanhas de áudio com base nos podcasts que os utilizadores mais ouvem, género musical, playlist ou hora do dia. É também possível segmentar demograficamente, retargeting ou até mesmo por comportamento digital.

Principais benefícios do uso do Audio Marketing

1. Maior alcance e participação

Permite atingir um público mais amplo e diversificado. O consumo de conteúdo auditivo está em constante crescimento, principalmente por meio de plataformas de streaming e podcasts. Ao aproveitar essa tendência, alcança utilizadores que preferem áudio a outros formatos, aumentando o alcance e o envolvimento do público.

2. Conexão emocional mais forte

Tem a capacidade de evocar emoções de forma mais eficaz do que outras plataformas. A voz humana, a música e os efeitos sonoros criam conexões emocionais mais profundas e autênticas com o público. Ao usar o áudio em campanhas de marketing, gera-se uma resposta emocional positiva, fortalecendo a fidelidade e o engagement do cliente.

3. Personalização e segmentação precisa

O Audio Marketing permite personalizar e segmentar mensagens com eficácia. Anúncios e mensagens de voz podem ser adaptados para atender a demografia, preferências e interesses do público. Isso permite entregar conteúdo altamente relevante e personalizado, aumentando a probabilidade de que as mensagens sejam recebidas de forma positiva e se tornem acionáveis.

4. Maior retenção e recordação

O Audio Marketing tem uma alta capacidade de retenção em comparação com outros formatos de conteúdo. Os seres humanos tendem a recordar melhor as informações que ouviram do que das informações que leram. Ao usar o áudio em campanhas de marketing, aumentar a lembrança da marca e garante que a mensagem permaneça na mente do público por mais tempo.

5. Complemente a outros canais de marketing

O marketing de áudio é um complemento eficaz para outros canais de marketing digital. Ele pode ser usado em combinação com redes sociais, conteúdo visual ou até estratégias de e-mail para criar uma experiência mais completa e coesa. Ao diversificar os canais de comunicação, é mais fácil atingir diferentes segmentos de público e reforçar a mensagem de forma consistente.

6. Adaptabilidade e conveniência

É um formato altamente adaptável e conveniente para o consumo de conteúdo. Os utilizadores geralmente ouvem podcasts, músicas ou anúncios enquanto realizam outras atividades, como conduzir, fazer exercícios ou trabalhar. Isso significa que o conteúdo de áudio pode atingir o público em momentos em que outros formatos podem ser menos acessíveis ou menos convenientes.

 Formas de implementar o Audio Marketing

O principal objetivo neste caso deverá ser proporcionar valor ao consumidor para que o anúncio seja uma experiência enriquecedora e complementar ao conteúdo que está a consumir, bem como à plataforma em que está presente. 

Em relação às plataformas, os anúncios podem ser ativados no YouTube, Spotify ou rádio digital. No caso da Labelium Play, unidade de negócio da Labelium, utilizam Prisa, AudioTrade, IAB, Google, AMAZON, Deezer, Edisounds, Epidemic e iVOOX. Cada uma dessas plataformas oferece diferentes tipos de veiculações e audiências.

Existem várias maneiras de usar o Audio Marketing para impulsionar a sua marca, mas primeiro precisa identificar quais os seus objetivos de marketing e a voz da sua marca. Também é necessário identificar que tipo de conteúdo de áudio o público-alvo consome, bem como quais dispositivos que mais utiliza.

Você gostaria de usar o áudio marketing como tática para atingir os objetivos do plano de marketing digital da sua marca? Contacte-nos!

Contate-nos
Labelium
Author