Este ano, a temporada de compras natalícias está a antecipar-se como nunca antes. A instabilidade de preços, somada à crise de abastecimento vivida em decorrência da pandemia, transformaram os hábitos de consumo globais. Cabe perguntar como esta tendência afetará a antecipação da Black Friday 2022, marcada para 25 de novembro.

A importância do contexto económico na Black Friday 2022

Os resultados obtidos nas últimas campanhas de vendas dos grandes retalhistas são claros: a inflação tem sido decisiva no comportamento de compra dos consumidores. Isso é evidenciado pelos dados de consumo durante o Amazon Prime Day neste verão. Segundo o Numerador, um terço dos consumidores gastou menos com esses eventos do que no ano passado devido ao aumento da inflação, que atingiu recordes neste período. 

Dados do Salesforce mostram que, em função ao aumento de preços, os consumidores fizeram 12% menos pedidos online no primeiro trimestre do ano em relação ao volume arrecadado em 2021. Assim, espera-se que a mudança nos hábitos de consumo se mantenha nas compras de Natal. 

Por outro lado, tudo indica que o crescimento das compras online estabilizou-se após o pico causado pela pandemia, embora o perfil do consumidor digital pareça ter se transformado de forma irreversível. Consequentemente, o comércio online tem sido afetado tanto por constrangimentos econômicos globais quanto por novos hábitos de consumo decorrentes de um contexto em que a incerteza se tornou protagonista. 

Especificamente, a antecipação parece ser a tendência predominante. Conforme refletido na análise de hábitos de consumo do Think with Google, a procura por ofertas para a Black Friday 2022 cresceu 200% durante o mês de julho. Com isso, os consumidores buscam obter preços mais competitivos fora do período que envolve as férias. 

Assim, do ponto de vista publicitário, é fundamental adaptar as estratégias às mudanças temporárias que a jornada do consumidor sofreu para impactar o público no momento certo. 

Estratégias de publicidade online para a Black Friday 2022

Uma vez avaliadas as implicações que a economia global terá no desempenho da campanha Black Friday 2022, é hora de traçar um plano que permita aos retalhistas oferecer as melhores oportunidades para os seus potenciais consumidores. 

1. Conquiste a fidelização dos consumidores no fim de ano

A personalização de conteúdo impulsiona a fidelidade do consumidor. De acordo com o State of Marketing Research da Salesforce, 77% do público está mais propenso a comprar um produto se perceber que as mensagens que recebem são adaptadas aos seus gostos ou necessidades. 

Assim, o design de experiências exclusivas contribui para aumentar as taxas de conversão das campanhas e gera uma memória de marca consistente com uma elevada componente emocional. 

Para maximizar os esforços gastos na personalização da campanha, é importante levar em consideração todas as etapas da jornada do consumidor. Desta forma, a presença é promovida no top of mind dos consumidores na hora de lançar a oferta. Não devemos esquecer que, embora as campanhas sejam estendidas ao longo do tempo, os consumidores não fazem as suas compras até encontrarem o preço que vá de encontro com as suas expectativas.

2. Abordagem omnicanal

Um funil de conversão mais longo significa, por sua vez, um aumento nas fontes de informação que um potencial cliente consulta antes de fazer uma compra. Atualmente, os pontos de contato entre o público e as marcas multiplicaram-se exponencialmente, por isso o design de experiências de compra omnicanal é essencial. 

Nesse sentido, o Visual Commerce é especialmente relevante. São estratégias que visam enriquecer a experiência do consumidor por meio de conteúdo visual. Entre suas principais vantagens, destaca-se a possibilidade de interação com os produtos, muito útil nas fases que antecedem o lançamento de grandes campanhas de vendas como a Black Friday. 

Quando se trata de ajustar os diferentes canais de uma marca antes do grande dia, não podemos esquecer a importância das compras in-app. 49% dos utilizadores digitais fizeram uma compra por meio de dispositivos móveis no ano passado. Por isso, as campanhas de aplicativos devem ter um espaço que corresponda à sua importância nas estratégias omnicanal para a Black Friday 2022.

Do ponto de vista da otimização de campanhas, é aconselhável tornar visível a proposta de valor de cada marca. Entre as melhores práticas nesse sentido, destaca-se a inclusão de informações relevantes sobre encomendas e devoluções.

3. Calendário otimizado para aproveitar todos os eventos

Embora os esforços das empresas – e a atenção dos utilizadores – sejam direcionados para as ofertas da Black Friday, há certas datas antes da sua chegada que merecem atenção. 

A chegada do outono, Halloween ou Single’s Day são bons campos de teste para definir a estratégia da Black Friday. Além disso, a presença das marcas nesses eventos anteriores facilita o recall da marca e permite diversificar os pontos de contato com um público mais prospectivo do que nunca. 

Como podemos ver, a antecipação marcará o caminho a seguir com campanhas voltadas para a Black Friday 2022. Na Labelium investigamos, conhecemos e aplicamos todas as tendências para alcançar os melhores resultados. Vamos falar?

Contate-nos