Nesta altura do ano, os consumidores aguardam ansiosamente pela Black Friday. Em 2021, a época de descontos mais esperada do ano – Black Friday e Cyber Monday – será do dia 26 ao dia 29 de novembro, prolongando-se até ao natal. 

As expectativas para a Black Friday 2021 são elevadas. Segundo um relatório da Deloitte é expectável que o e-commerce da holiday season cresça entre 11% a 15% comparado com 2020. Mais, um outro estudo da Google e Ipsos revelou que 21% dos utilizadores da Europa, Médio Oriente e África começaram a planificar as suas compras de natal no mês de junho. Este ano o cenário combina vários elementos “inéditos”: devido à pandemia, o consumidor habitou-se a recorrer mais ao e-commerce para compras de todo o tipo em prol da saúde, conforto ou comodidade, por outro lado, valoriza o regresso físico aos espaços comerciais – sempre com as devidas medidas de segurança anti-covid. Neste sentido, o mix ideal é a combinação de ambas as realidades e a oferta de uma verdadeira experiência de compra omnicanal para o utilizador.

Neste contexto, a publicidade audiovisual online é uma das estratégias mais eficazes para captar a atenção da audiência desejada que já se encontra em “alerta”, ou seja, disposta a gastar nos descontos mais proveitosos. A publicidade audiovisual é um formato que proporciona resultados em todas as fases da buyer’s journey, desde o momento de awareness até à conversão e fidelização. Ao mesmo tempo constitui um must dentro de qualquer estratégia digital para aumentar as vendas na Black Friday e na época de natal.

Anúncios em vídeo, um formato eficaz ao longo da buyer’s journey

O vídeo marketing foi o formato líder na Black Friday 2020. Em 2021, o formato consolida a sua influência, na medida em que impactará públicos maiores e mais segmentados. Segundo The 2021 Holiday Commerce Report” de Criteo, os utilizadores estão a consumir, cada vez mais, conteúdos digitais em formato de vídeo. Os principais motivos que explicam o comportamento são: a flexibilidade de acesso, a elevada disponibilidade de conteúdos novos e originais e a oferta amplamente aberta através dos canais gratuitos.

YouTube, TikTok e Connected TV: os canais infalíveis 

A omipresença do vídeo confere-lhe um papel decisivo na orientação do comportamento do consumidor ao longo da buyer’s journey. No planeamento da estratégia audiovisual para a Black Friday 2021, o YouTube, o TikTok e a Connected TV assumem este ano um papel crucial.

– No YouTube, os anúncios TrueView for Action são uma alavanca muito poderosa para direcionar o tráfego para o e-commerce e criar novas oportunidades de vendas.

– Através do TikTok é possível conectar-se com um público muito propenso a compras. De facto, a expectativa pela Black Friday é evidente através do volume de visualizações (mais de 2.500 milhões) nos vídeos associados às hashtags #BlackFriday, #ItsBlackFriday e #CyberMonday.

– Por fim, a Connected TV destaca-se pelo seu alcance e pelas suas opções de segmentação: possibilitam que os anúncios sejam exibidos às audiências com interesses semelhantes.

Black Friday 2021

De facto, os dados relativos ao êxito da fórmula anteriormente apresentada são impressionantes. Cerca de 45% dos inquiridos pela Criteo revelam que o vídeo streaming ajuda-os a descobrir novos produtos e serviços, 33% admitem que a publicidade audiovisual online os ajudou a decidir na hora da compra. Mais, ao visualizar o anúncio em vídeo, 57% procura informações sobre a marca anunciada, 53% visita o website da marca,  50% adquire algum dos produtos ou serviços exibidos e 47% recomenda a família e amigos.

Audio Ads e DOOH: alcançar o consumidor em novos cenários

Além dos anúncios em vídeos, existem outros formatos de publicidade audiovisual online eficazes para atrair a atenção do consumidor durante a Black Friday (especialmente direcionados para alcançar o consumidor quando este não estão a olhar para o ecrã ou se encontram fora de casa). Por um lado, os Audio Ads são uma excelente via para impulsionar o Voice Commerce, por outro, o DOOH (Digital-Out-Of-Home) utilizado com know-how pode multiplicar o fluxo de visitantes à loja, aproveitando os horários em que as ruas e os shopping estão mais movimentados.

Em suma, o segredo para uma boa campanha de Áudio, Vídeo, Connected TV e DOOH durante a Black Friday e Natal está na eleição correta das audiências, bem como dos formatos mais adequados nas plataformas mais avançadas do ecossistema audiovisual digital. Uma vez concluída a época de descontos, é necessário rentabilizar o que foi adquirido e, manter uma táctica always on que assegure que a marca seja lembrada – top of mind para o consumidor.

Se necessitar de ajuda na implementação de estratégias no período da Black Friday e Natal entre em contacto com a Labelium Portugal e conte-nos em que ponto se encontra o seu negócio para que o possamos aconselhar.

Contate-nos