Conheça as atualizações mais importantes da última semana na Google:

Principais destaques:

[Google] A Google irá descontinuar o Universal Analytics em prol do Google Analytics 4 (GA4).
[Unconference Google] Nova Data: Search Central Virtual Unconference 2022.
[Google Analytics] Google faz integração de Search Ads 360 em Google Analytics 4.
[Google My Business] Apoio à Ucrânia: nova funcionalidade nos perfis do Google Business.
[Google Search] Recursos: redefine esta pesquisa & amplie esta pesquisa.
[Google Search] Google Search “find places through photos”.
[Google Search] Google disponibiliza o formato carrossel na categoria de ofertas nos Snippets.
[Google My Business] Atualização de controlos em perfis Business Manager.
[Google My Business] Google testa novo botão nas listas do Google Search Local Business.
[Google My Business] O suporte realizado por SMS irá voltar ao Google My Business?
[Google Search] Reviews em Google Search Movie.
[Google] Expansão da lista gratuita de hotéis para Maps e Search.

[Google] Google irá descontinuar a plataforma Universal Analytics em prol do Google Analytics 4 (GA4)

A Google anunciou que irá descontinuar a plataforma Universal Analytics no comunicado “Prepare for the future with Google Analytics 4”. Neste sentido, a Google deixará de recolher dados no dia 1 de junho de 2023 e fechar as funcionalidades da plataforma Universal Analytics no final de outubro de 2023. Até dia 1 de junho 2023 pode continuar a utilizar e a recolher os dados através de Universal Analytics, depois de dia 1 de junho pode aceder aos dados até, pelo menos, 6 meses. Recomendamos fortemente que exporte os seus relatórios de dados durante este período de tempo concedido.  

Segundo Russell Ketchum, diretor de produto no Google Analytics:
“Universal Analytics was built for a generation of online measurement that was anchored in the desktop web, independent sessions and more easily observable data from cookies. This measurement methodology is quickly becoming obsolete.”

O Google Analytics difere do seu antecessor, na medida em que, opera em várias plataformas, não depende de cookies e utiliza um modelo event-based data para medição dos resultados. Ao mesmo tempo, não armazena endereços IP – o que pode ajudar as marcas a permanecerem no “lado certo” dos regulamentos de privacidade.

[Unconference] A Google anunciou oficialmente a data da Search Central Virtual Unconference 2022

A Google alterou as datas provisórias na página de inscrição, o evento Search Central Virtual Unconference 2022 acontecerá no dia 27 de abril 2022 das 11h às 14h Eastern Time (ET). As inscrições começam no dia 30 de março às 6h.

Saiba mais sobre a Search Central Virtual Unconference Google e inscreva-se aqui.

[Google Analytics] Google faz integração de Search Ads 360 em Google Analytics 4

A Google impulsionou a integração de Search Ads 360 no Google Analytics 4. A integração de dados do Search Ads 360 ao GA4 permite que os anunciantes vejam as sessões realizadas, os utilizadores e as conversões dentro das dimensões: fontes, campanhas, entre outros.

[Google My Business] Apoio à Ucrânia: Nova funcionalidade nos perfis do Google Business

A Google lançou uma nova funcionalidade nos perfis de empresas no Google Business relacionada com a guerra na Ucrânia. Na funcionalidade denominada de “ajuda de emergência”, o gestor da conta pode referir se a sua empresa, ou, organização aceita doações, emprega refugiados, precisa de voluntários ou oferece produtos/serviços gratuitos.

Como aceder: Pode aceder a esta nova funcionalidade em “Informações” e, posteriormente, desça até “Atributos” e “Ajuda de Emergência”. Atenção, nem todos os atributos estão disponíveis para todas as indústrias.

[Google Search] Recursos: “redefina esta pesquisa” & “amplia esta pesquisa

Após o anúncio em setembro, após meses e meses de testes, os recursos “redefine esta pesquisa” e “amplie esta pesquisa” estão agora totalmente disponíveis nos resultados de Pesquisa Google nos Estados Unidos. 

[Google Search] Google Search “encontre lugares através de fotografias”

Há alguns anos atrás, a Google iniciou o lançamento de uma funcionalidade para pesquisar fotografias de lugares. Agora, a Google denominou esta funcionalidade de find places through photos”.

[Google] Disponibiliza o formato carrossel nas ofertas dos Snippets

A Google disponibiliza agora o formato carrossel “scrollable” na categoria de oferta nos snippets.

[Google My Business] Atualização de controlos no Business Profile Manager em Search

A Google continua a crescer, cada vez mais, em termos de funcionalidades em business em search e, fora do Google Business Profile Manager (formalmente Google My Business Manager). Agora, pode também gerir os managers e aqueles que têm acesso de edição do seu perfil comercial nos resultados da pesquisa na web.

[Google My Business] Google testa novo botão nas listas do Google Search Local Business

A Google está a testar um novo botão “more about”. O botão direciona os utilizadores para uma página mais detalhada na lista do Google Search Local Business.

[Google My Business] O suporte realizado por SMS irá voltar ao Google My Business?

Quando a Google lançou pela primeira vez mensagens dentro dos perfis do Google My Business – foi através de através de SMS, mensagens de texto. Depois, a Google removeu as mensagens de texto e começou a direcionar os utilizadores para a app ou para a interface. Agora, a Google poderá trazer de volta as mensagens de texto. 

[Google Search] Reviews em Google Search Movie

A Google alterou o formato do Google Search Movie para “full width” – nas reviews de filmes no Google Search Movie. Quando pesquisa por um filme e adiciona “review” na sua pesquisa, a Google irá mostrar nos resultados um painel de largura total.

[Google] Expansão da listagem gratuita de hotéis para Maps e Search

A Google anunciou que a lista gratuita de hotéis lançada há um ano atrás está agora em expansão. A Google irá agora mostrar as listas de hotéis em Search e em Maps.  

Se tiver alguma dúvida sobre as novas atualizações, não hesite e entre em contacto com a equipa da Labelium Portugal. Temos todo o prazer em esclarecer as suas dúvidas.

Contate-nos