Estamos num momento de mudança devido às oportunidades oferecidas pela inteligência artificial (IA). A Microsoft já deu o primeiro passo ao associar-se ao ChatGPT, mas o Google não ficou para trás e lançou o seu modelo de linguagem natural baseado em inteligência artificial, o Bard.

Esses novos modelos de IA podem ser usados ​​nas estratégias de marketing digital para melhorar o SEO do seu site , já que os algoritmos dos motores de pesquisa são projetados para mostrar os resultados mais relevantes e úteis para os utilizadores. Além disso, podem também ajudar os especialistas em marketing digital e SEO a tomar decisões mais corretas e analisar dados de campanhas.

O que é Chat GPT e Bard?

ChatGPT é um modelo de inteligência artificial que interage de forma conversacional. O formato de diálogo permite ao ChatGPT responder a perguntas de acompanhamento, admitir erros, questionar premissas incorretas e rejeitar solicitações inadequadas. O ChatGPT é um modelo de linguagem natural baseado em inteligência artificial treinado para seguir instruções e fornecer feedback detalhado.

Por outro lado, Bard é um sistema de inteligência artificial, que segundo o Google, “procura combinar a amplitude do conhecimento do mundo com o poder, a inteligência e a criatividade dos grandes modelos linguísticos, recorrendo à informação da web para fornecer respostas de alta qualidade”.

Como os dois mecanismos de pesquisa são diferentes?

ChatGPT e Bard são dois tipos diferentes de sistemas de linguagem natural gerados por inteligência artificial.

ChatGPT é o modelo de linguagem natural realizado pela OpenAI. Possui uma grande quantidade de dados para poder tirar dúvidas e manter conversas de forma fluida. O ChatGPT é capaz de gerar respostas coerentes, gramaticalmente corretas e contextualmente relevantes para perguntas e consultas do usuário.

Bard, por outro lado, é um modelo de linguagem natural gerado por inteligência artificial desenvolvido pela EleutherAI do Google. Assim como o ChatGPT, ele é baseado no modelo de linguagem GPT (Generative Pre-trained Transformer), mas ao invés de ser unidirecional, é um modelo bidirecional capaz de processar e entender a linguagem em ambas direções. É realmente eficaz para tarefas como tradução, copywriting e análise de dados.

Vantagens do ChatGPT e Bard para marketing digital

Como modelos avançados de linguagem, ChatGPT e Bard têm várias vantagens:

Personalização – Podem ser treinados para se adaptarem às necessidades específicas de cada negócio e seu público, permitindo uma experiência de marketing mais personalizada para os utilizadores.

Eficiência – São capazes de processar grandes quantidades de dados e entregar respostas rápidas e precisas, o que pode economizar tempo e recursos.

Criação de conteúdo – O ChatGPT e o Bard podem ajudá-lo a escrever qualquer tipo de copy, fornecendo informações e diferentes perspetivas.

Automação – Podem executar tarefas repetitivas e tediosas, como responder a perguntas frequentes, permitindo que os profissionais de marketing se concentrem em tarefas mais importantes e estratégicas.

Análise e gerenciamento de dados – Podem ser programados para coletar e analisar dados de conversas com clientes, ajudando as empresas a entender melhor as necessidades e preferências dos clientes, o que, por sua vez, pode melhorar a estratégia de marketing. Além disso, ao trabalhar com uma grande quantidade de dados, poderá encontrar tendências ou padrões que possam interessar às empresas.

Além disso, a Microsoft está a estudar a possibilidade de introduzir anúncios no ChatGPT, criando uma nova forma de publicidade online. A plataforma está a propor a diferentes agências a possibilidade de introduzir links de pagamento nas respostas diretas do modelo de linguagem natural, embora esta opção ainda esteja a ser definida.

Aspetos a ter em conta ChatGPT e Bard

O mais importante ao usar o Chat GPT e o Bard é o risco de desinformação. Estas plataformas têm a capacidade de armazenar grandes quantidades de dados da Web e existe a possibilidade de que muitos deles não serem verdadeiros. 

Um exemplo claro disso é o escândalo sofrido pelo Google quando Bard ofereceu informações incorretas sobre o telescópio espacial de James Webb o que causou uma quebra na bolsa num valor de 100 mil milhões de dólares.

Outro dos constrangimentos encontrados cerne no facto que as respostas gerados por estas plataformas é apenas uma, enquanto nas pesquisas convencionais da web é possível encontrar e ler diferentes respostas para confirmar ou negar informações. Esse é uns dos problemas que as marcas podem encontrar se introduzirem os seus anúncios nos chats de IA.

Integrar ChatGPT ou Bard na sua estratégia de marketing digital pode ser uma maneira eficaz de aumentar o engagement, as conversões e o atendimento ao cliente. Para mais informações sobre como tirar partido destas novas formas de IA nas suas estratégias de marketing digital, contacte a Labelium onde encontrará uma equipa de especialistas digitais prontos para a alcançar novas oportunidades para o seu negócio.

Contate-nos
Labelium
Author