Há anos que vemos a capacidade de Tiktok gerar conteúdo viral e globalmente influente. A plataforma de entretenimento de micro-vídeo, que ultrapassou Vine e Snapchat, tornou-se um verdadeiro meio de comunicação de massa e atraiu rapidamente várias marcas pioneiras para testar as possibilidades de publicidade que a APP oferece.

O crescimento (que os especialistas acreditam que continuará em 2023) e o aparecimento de conteúdos publicitários na aplicação andam de mãos dadas com a diversificação da própria plataforma: passou de ser conhecida pelas suas coreografias, para ter um espaço de Social Commerce e ser, a partir de hoje, a plataforma social com o maior crescimento de utilizadores nos últimos três anos.

Uma vez compreendida a função desta rede social e conhecidas as comunidades que a compõem, as soluções publicitárias que ela apresenta para as marcas devem ser testadas. Mesmo sendo uma rede social jovem e praticamente reconhecida pelos seus objetivos destinados a gerar awareness e consideration, tais como Top View, hashtag challenge e Top Feed, devemos salientar que estamos perante uma plataforma que tem um grande poder de retenção e conversão.

Dicas para criar uma campanha perfeita

Para alavancar todo esse poder de prospecção que marcas como The Ordinary ou personalidades como Bella Poarch catapultaram , é preciso ter um conhecimento profundo da idiossincrasia da app, que se adapta rapidamente às tendências. É necessário ter conhecimentos das  best practises antes de se lançar na app e configurar uma campanha.

1. Conteúdo nativo

Ao trabalhar uma estratégia com objetivos de conversão, lead ou e-commerce, deve-se levar em consideração que dentro do meio audiovisual digital, o conteúdo tem papel fundamental na performance da campanha. É necessário levar em conta os assets próprios da plataforma: a verticalidade dos vídeos, trabalhar com referências, efeitos, sons e add-ons permitem aproximar as marcas do utilizador da forma mais nativa possível.

2. Maturidade e configuração do pixel de medição

É crucial saber como funciona o pixel de medição do TikTok. Para entendê-lo, uma das primeiras questões que devem ser enfrentadas é quais eventos são considerados a serem medidos. A resposta é muito simples: quanto mais melhor.

Os anúncios nesta plataforma possuem uma alta carga algorítmica que permite personalizar a publicidade para o utilizador e, por sua vez, otimizar o desempenho das campanhas. No entanto, os sinais são um must para que esta matemática complexa consiga fazer a sua “magia”.

Além disso, para ir além do básico, é interessante configurar janelas de atribuição personalizadas que levem a marca a um entendimento claro da influência do TikTok nas decisões de compra ou contratação de serviços do utilizador.

3. Formatos orientados à conversão

Para atingir as metas de conversão, devemos trabalhar com formatos ad hoc. Estes estão em constante desenvolvimento e atualização, mas precisam de muitos sinais e diferentes fatores devem ser dados para atingir o desempenho desejado.

Uma das ferramentas mais úteis para gerar leads é o Lead Gen. É um formulário embutido que é mais natural para o utilizador do que redirecionar para uma página de informações.

Como soluções pensadas para shopping, temos o Collection Ads, um carrossel drop-down de produtos que mostra, junto com o preço, os produtos ideais para o utilizador. Além disso, outra ferramenta que pode ser usada são os anúncios em vídeo Shopping, semelhantes em look and feel aos Collection Ads, mas com muito mais recursos de segmentação relacionados à conversão.

Para mais informações sobre o canal e a elaboração de uma estratégia ad hoc personalizada no TikTok, entre em contato!

Contate-nos
Labelium
Author