O mercado atual é exigente para os e-retailers. Não se trata apenas de lidar com imprevistos, ou, de superar crises (que nem sempre dependem de fatores internos). A chave está na adaptação e, para isso, é preciso colocar sempre o cliente no centro da equação.

O foco em customer centric passa principalmetne por proporcionar uma experiência de compra fluida, onde os limites entre o físico e o digital acabam por desaparecer. A omnicanalidade é uma das chaves do marketing digital 2021-2022, neste contexto, pode tornar-se muito benéfico para a sua marca colocá-la em prática.

Retail & E-Retail: principais modelos estratégicos

A tendência é evidente, o comportamento do consumidor em retail está a mudar. Segundo os dados de Nielsen, nos Estados Unidos, as compras omnicanal na FMCG (Fast Moving Consumer Goods) cresceram 50% em 2020 como resultado do surto da pandemia. Em 2021, os gastos em compras online no mercado dos EUA aumentaram 14,2% em relação a 2020, de acordo com as estimativas do Digital Commerce 360.

Alguns exemplos do uso conjunto de e-retail e retail na melhoraria da experiência de compra são:

Click & Collect habilitado em e-shops

O cliente pode realizar as compras e utilizar o catálogo da loja online como referência para que o comerciante processe o seu pedido e possa disponibilizá-lo na loja física.

Alguns dos principais benefícios: 

-Redução de custos em logística e transporte.
-Promoção do comércio local, sem abrir mão do varejo eletrônico.
-Flexibilidade e personalização da experiência de compra.Espaço físico orientado a estratégias de vendas complementares.
-Espaço físico orientado a estratégias de vendas complementares.

Showrooming

Representa o espaço físico – destinado à visualização e prova de produtos, incluindo as tecnologias de realidade aumentada. O Showroom não representa exclusivamente um ponto de venda. Da mesma maneira, é potenciada a compra dos produtos presentes no Showroom no online (por exemplo, através da apresentação de preços exclusivos ou descontos). Neste ponto, retail e e-retail estão ligados através de uma única dinâmica. 

ROPO e BORIS

Na mesma medida, as práticas ROPO (Research Online Purchase Offline) e BORIS (Buy Online Return In-Store) estão cada vez mais generalizadas entre os consumidores. 

Valorização dos espaços físicos: click-to-brick

As estratégias click-to-brick pretendem atrair os compradores aos espaços físicos. Estas ações aumentam o engagement com a marca, além de reduzir os custos relacionados com a logística.

No entanto, a realidade pós-pandemia colocou um componente emocional “na mesa” – os consumidores estão a dar primazia às experiências e sensações que a visita ao espaço físico da loja fornece.

Pareja de compras, con bolsas de papel sin marcas

No entanto, este factor não quer dizer que se deva deixar de lado as ferramentas proporcionadas pela tecnologia. De facto, segundo o II Estudo de Marketing Relacional elaborado por Mediapostmais de 50% dos compradores utiliza a app da marca quando visita a loja física. 

A análise do comportamento dos consumidores (online e offline) também é importante. A implantação de uma cultura data-driven na empresa – através do uso de CRM e de CDP (Customer Data Platforms) – ajudará a projetar experiências de compra omnicanal adaptadas aos hábitos do consumidor. 

O Papel da Publicidade Online na integração efetiva Retail & E-Retail

Do ponto de vista da publicidade online, existem várias táticas para promover a integração das compras físicas com as compras digitais. Algumas ideias são:

Conectar o CRM com as plataformas publicitárias. Desta maneira, consegue rastrear completamente todas as interações entre a marca e o cliente, incluindo as offline. Os dados recolhidos vão permitir compreender melhor as circunstâncias de venda e direcionar a publicidade para os públicos certos.

– Recorrer ao geofencing para direcionar os anúncios para os dispositivos móveis que estão nas proximidades de uma loja (com promoções em execução por tempo limitado, por exemplo).

– Otimizar e manter atualizado o Google My Business – que se tem posicionado como a melhor vitrine online para os negócios locais.

Se tiver alguma dúvida em relação a este tema, ou, se necessitar de ajuda entre em contacto com a Labelium Portugal e conte-nos em que ponto se encontra o seu negócio para que o possamos aconselhar.

Contate-nos