Nos dias que correm, a construção de uma base de dados própria (com informações disponibilizadas pelos utilizadores) é uma das estratégias mais eficazes na execução do plano de marketing digital, uma vez que proporciona o crescimento dos negócios. De facto, a obtenção de first-party data de qualidade permite personalizar adequadamente as mensagens, segmentar os públicos-alvo e localizar as audiências, aumentando, desta forma, a performance das campanhas. Os aliados por excelência nesta tarefa (criação de base de dados) são os formatos publicitários para a geração de leads. Tanto o ecossistema da Google como as diferentes redes sociais oferecem às marcas ‘opções’ para se conectarem com os potenciais clientes através dos anúncios.

O mercado lead generation ads têm ultimamente alcançado resultados muito proveitosos: segundo a previsão realizada por Statista, apenas nos Estados Unidos, o investimento em lead generation ads aumentará de 2.600 milhões de dólares em 2019 para 3.200 milhões em 2023.

Como abordar o tema da geração de leads desde o ponto de vista publicitário? No artigo analisamos as opções disponíveis na plataforma Google Ads e nas plataformas de Social Media.

Geração de leads através do Google Ads

A plataforma Google Ads permite a geração de leads através da ativação da extensão de formulário de potenciais clientes em campanhas de Search, Display, Vídeo e Discovery. A escolha irá depender dos objetivos estabelecidos, no entanto, é possível escolher dois tipos de otimização:

Mais volume de leads: o algoritmo procura reunir o maior número de registos. Neste caso, para maximizar a geração de leads, os formulários gerados são ‘básicos’ com poucos campos.

Leads mais qualificadas: se o pretendido for leads mais qualificadas, o Google Ads concentrar-se-á na identificação de clientes com um claro interesse nos produtos ou serviços do anunciante. Os formulários tornam-se mais complexos e, como tal, os números de campos solicitados e de etapas necessárias para envio, aumentam. 

Representación del funcionamiento de las extensiones de formulario para clientes potenciales de Google Ads

A imagem anterior exemplifica o processo das leads mais qualificadas: apenas os utilizadores dispostos a fazer preencher todos os campos, enviaram os dados. O volume de leads recebidas será menor, os CPAs médios mais elevados, no entanto, a probabilidade de conversão será muito mais alta.

Para utilizar a extensão de formulário de leads é necessário dispor de uma política de privacidade para o tratamento dos dados, assim como, comunicar a sua URL – para que o utilizador consulte todas as informações e aceite/rejeite a política de privacidade.

Uma das soluções mais poderosas para gerar leads através do Google Ads são os anúncios TrueView for Action no YouTube.


Geração de leads através de publicidade nos social media

Nem todas as redes sociais oferecem formatos na sua oferta publicitária para a geração de leads. O Twitter, por exemplo, decidiu eliminar em 2017 a publicidade destinada à geração de leads, a alternativa para utilizar os anúncios do Twitter como meio de captação de leads é redirecionar o utilizador via CTA para uma landing page externa onde, desta vez, encontrará um formulário para deixar os seus dados.

Destacamos as possibilidades oferecidas pelos social media: Meta (Facebook e Instagram), LinkedIn e TikTok. 

Facebook Lead Ads

Os anúncios realizados no Facebook para captar novos clientes tencionam ao máximo simplificar o processo de envio do formulário, sobretudo nas versões móveis. O Facebook apresenta o formulário preenchido automaticamente com as informações que conhece de cada utilizador e, assim que o utilizador executa o clique final, se a conta do anunciante do Facebook estiver integrada ao CRM, o alerta de nova lead chega instantaneamente.

A metodologia dos anúncios para potenciais leads do Facebook é praticamente replicável no Instagram, embora nesta última rede social existam algumas particularidades que podem ser consultadas aqui.

LinkedIn

No LinkedIn, os formulários de geração de leads podem ter também campos que se preenchem de maneira automática: como nome, detalhes de contacto, empresa, cargo, entre outras. No entanto, à parte desses campos, o anunciante pode adicionar campos com perguntas personalizadas, ou, abrir propostas com caixas para marcar ou não, de forma a aumentar o nível de qualificação na geração de leads.

TikTok

A última novidade em formatos publicitários para a captação de leads surgiu na plataforma TikTok com o lançamento do TikTok Shopping e das funcionalidades de Lead Generation.

Com a introdução das novas funcionalidades do TikTok (ainda só disponíveis em alguns países) é agora possível, utilizar o TikTok para gerar leads: por meio de formulários nativos, pré-preenchidos para a comodidade do visitante. Posteriormente, o anunciante pode baixar as informações manualmente do TikTok ou integrar a plataforma ao seu CRM para que a comunicação da entrada do lead seja automática.

Os formatos de publicidade de geração de leads fazem parte das propostas para reforçar a coleta de dados primários, um objetivo fundamental dentro das tendências de marketing digital de 2022.

Na Labelium Portugal podemos ajudá-lo a obter leads de qualidade: pergunte-nos como.

Contate-nos