Os avanços tecnológicos são decisivos nas mudanças sociais. Embora as gerações sigam naturalmente, o desenvolvimento da digitalização tem sido, nas últimas décadas, o principal motor do progresso coletivo. Esse poder transformador da tecnologia é claramente demonstrado por meio da chamada Geração Alfa, composta pelos nascidos entre 2010 e 2025. 

É a primeira geração digital 100% nativa. Embora os seus membros ainda não tenham chegado à adolescência, eles já possuem uma grande influência no mercado. Compreender os códigos, expectativas e necessidades de cada geração é essencial para estabelecer uma comunicação eficaz entre marcas e utilizadores do futuro próximo.

Características da Geração Alfa

O Emerging Change Report de Pew Research, explica que, com base na ordem alfabética, a Geração Z encerra a ordem linear de sucessão geracional. Por esta razão, o alfabeto grego foi usado para nomear o seguinte grupo populacional. Dessa forma, fica evidente uma mudança de paradigma nos modelos interpretativos da realidade social, econômica e tecnológica. 

A Geração Alpha é caracterizada por uma hiperconexão digital que definirá as suas experiências. Tanto que a mediação tecnológica condiciona e canaliza a forma de se comunicar, educar e divertir-se.

De acordo com o estudo Understanding Generation Alpha de M. McCrindle e A. Fell , as principais características desta geração são:

1. Global

Diferente de qualquer outra geração anterior, a Geração Alfa está a desenvolver-se como uma comunidade universal graças à onipresença da internet. Dados da Statista mostram que na Europa 86% dos lares têm serviço de internet, então os membros desta geração nunca moraram em uma casa sem conexão.

2. Digital

O facto de terem nascido num mundo digitalizado faz dos Alfas uma geração com elevado nível de exigência a nível de conteúdos, produtos e serviços. 

3. Sociais

As redes sociais são o fórum de comunicação mais utilizado por esta geração. Tanto é assim que mais de 60% das crianças menores de 12 anos já têm perfis nas redes sociais, conforme revela pesquisa realizada pela Internet Matters.

4. Dispositivos Móvel

Seja com seus próprios dispositivos ou usando os dos pais, os pré-adolescentes de hoje não podem conceber a realidade sem a conexão ininterrupta que os telefones telemóveis e tablets oferecem. Aliás, não é por acaso que a data marcada para o início da Geração Alpha coincide com o lançamento do primeiro iPad.

5. Visual

Nos códigos comunicativos, o conteúdo visual prevalece sobre o conteúdo textual. A maioria das crianças aprende a usar um dispositivo digital antes de aprender a ler, por isso está familiarizada com as referências icónicas do ambiente digital. 

Hábitos de consumo digital da Geração Alpha

Para entender a importância que a geração Alpha terá no consumo digital, é necessário analisar sua influência no contexto atual. Esta é uma geração que cresceu a ver os pais conectados à internet ininterruptamente. Consequentemente, o seu desenvolvimento psicossocial é condicionado pelo impacto das mensagens digitais que fazem parte de todas as áreas das suas vidas.

O  Children and parents: media use and attitudes report 2020/21 da Ofcom identifica que 70% dos jovens conectam-se à internet por meio de tablets. Nesse sentido, é importante destacar que a mudança produzida no perfil do consumidor em decorrência da pandemia afetou também os hábitos da Geração Alfa, que tem visto um aumento nas horas de uso dos aparelhos digitais. 

Em relação à presença dos mais jovens nas diferentes plataformas, o Estudo sobre Redes Sociais 2022 do IAB Espanha destaca que os menores de 17 anos representam 7% de todos os usuários de redes sociais na Espanha. 

As suas redes sociais favoritas são WhatsApp, Instagram, TikTok, YouTube e Spotify, nesta ordem. Por sua vez, o ambiente gamer , com o Twitch como expoente máximo, chama a atenção dos utilizadores mais antigos. 

O desafio, portanto, é claro: como captar a atenção de uma geração hiperconectada? No futuro, a personalização baseada na compreensão profunda do público fará a diferença.

Geração Alpha como influenciadores

Apesar de não ter poder de compra real, o seu impacto nas decisões de compra dos adultos é muitas vezes decisivo.

De acordo com o já mencionado estudo Understanding Generation Alpha , dois terços dos pais dizem que levaram em consideração as necessidades e expectativas dos filhos ao realizar uma compra. Além disso, 25% dos pais pesquisados ​​afirmam que os filhos valorizam mais um presente quando é um dispositivo digital. Consequentemente, o Statista mostra que 68% dos menores de quinze anos têm o seu próprio telemóvel. 

Por tudo isso, dispositivos  wearables, assistentes digitais e brinquedos e acessórios inteligentes são alguns dos produtos que os pais, principalmente millennials, consideram mais adequados para o desenvolvimento de seus filhos. 

Perante o surgimento deste novo grupo demográfico, a publicidade digital enfrenta desafios emergentes para captar o seu interesse. Na Labelium temos a experiência necessária para desenhar estratégias adaptadas às expectativas do público mais exigente. Entre em contato connosco para saber o que podemos fazer pelo seu negócio.

Contate-nos