O fim do Universal Analytics já tem uma data definida. Segundo o anúncio da Google, a versão anterior da sua ferramenta de medição deixará de recolher dados a partir de 1 de julho de 2023. A despedida será irreversível a partir de 1 de outubro de 2023, quando se interromperá o processamento de informações no Universal Analytics 360. A partir desse momento, o Analytics 4 será a única opção de análise digital disponível na Google.

Google Analytics 4 vs. Universal Analytics: O que mudará?

O lançamento do Google Analytics 4 responde às mudanças vividas no ecossistema online na última década. O Universal Analytics (também conhecido como Google Analytics 3) ficou aquém como solução de medição devido aos novos hábitos de navegação dos utilizadores, regulamentações de proteção de dados mais rígidas e à sofisticação da customer’s journey.

Ao longo do último ano e meio, a Google tem vindo a refinar as funcionalidades do Google Analytics 4 para que, hoje, as suas principais vantagens comparativas em relação ao Universal Analytics se traduzam em:

  • Identificação mais precisa de touchpoints na customer’s journey omnicanal. Embora o Universal Analytics tenha sido projetado para navegação em desktop, o Analytics 4 permite o comportamento entre dispositivos e plataformas e integra ambientes da Web e app.
  • Maior controle da privacidade do utilizador. O Google Analytics 4 não armazena informações de IP nem usa cookies como mecanismo de seguimento para atividades online. A evolução da Google neste campo está direcionada para opções que permitem uma gestão de dados anónima, como é o caso da API Topics para a personalização de mensagens publicitárias.
  • Atribuição data-driven  de conversões. O Analytics 4 superou o last-click para apostar em modelos de atribuição baseados em dados que distribuem os méritos da conversão, modulando o peso de cada interação na decisão final e abrindo portas para a implementação de modelos avançados de atribuição com aprendizagem de machine learning, para fins preditivos e de otimização precisa de estratégias de marketing digital, em geral, e campanhas do Google Ads, em particular.
Consulta de gráficos tras la extracción de datos con herramientas de analítica digital

Como o Google Analytics 4 recolhe dados?

Os avanços anteriormente referidos são possíveis graças à atualização do modelo de dados. Enquanto o Universal Analytics foi baseado em hits classificados por tipo, o Google Analytics 4 trata esses sinais de forma unificada como eventos. Para qualificar este último, são utilizados parâmetros de eventos, que completam a recolha de informações com indicações relacionadas à interação ou ao contexto.

Desta forma, com o Google Analytics 4, a medição de resultados nunca perde de vista o objetivo da estratégia digital. Seja atingir vendas, gerar leads, incentivar o download de app ou promover uma unificação online-offline da experiência do cliente.

Como preparar a transição para o Google Analytics 4?

Uma vez iniciada a contagem decrescente para o desaparecimento do Universal Analytics, é aconselhável não adiar a migração para o Google Analytics 4.

1. Quando iniciar a migração do Universal Analytics?

Tendo em consideração que o Google Analytics 4 não poderá trabalhar com o histórico do Universal Analytics, a melhor opção para evitar começar do zero a partir de julho de 2023 é implementar o Google Analytics 4 agora e mantê-lo a funcionar em paralelo com o Universal Analytics. Desta forma, o Google Analytics 4 acumulará dados por, pelo menos, um ano e, quando o Universal Analytics for retirado pela Google e a migração do sistema antigo estiver concluída, haverá bases suficientes para realizar análises relevantes para o seu negócio através do GA4.

2. Do Universal Analytics ao Google Analytics 4: instruções práticas

A Google partilhou algumas instruções práticas para abordar a mudança do Universal Analytics para o Google Analytics 4:

  • Verifique se a propriedade da conta do Google Analytics corresponde ao Universal Analytics ou Google Analytics 4. Existe uma alta probabilidade de propriedades criadas após 14 de outubro de 2020 pertencerem a esta última plataforma.
  • Verifique se a propriedade do Google Analytics está vinculada às contas do Google Ads. Se sim, e é uma propriedade do Universal Analytics, é necessário migrar os links para o Google Analytics 4. Dependendo do tipo de campanha que gere, as conversões devem ser importadas do GA4 para definir biddings ou adicionar públicos para segmentar anúncios de remarketing.
  • Tenha em mente que, a partir de 1 de julho de 2023, a recolha de dados no Universal Analytics será descontinuada. A partir dessa data, a Google dará um prazo de seis meses para aceder ao histórico e descarregar os relatórios antes que eles não estejam mais disponíveis para consulta na interface do Analytics.

Na Labelium, sabemos como os dados são importantes para que uma estratégia digital de sucesso. Prepare-se connosco para a transição do Universal Analytics para o Google Analytics 4 sem perder profundidade na visão do seu negócio. Não deixe que 2023 o apanhe desprevenido!

Contate-nos