Este é o tipo de notícia que não pode passar despercebida! A Google acaba de lançar uma versão gratuita do Google Shopping nos Estados Unidos e na Índia. Desde há alguns dias, os retailers que queiram fazer publicidade no Google Shopping e no separador Shopping do Google.com poderão fazê-lo sem custos.

Onde irão aparecer os anúncios gratuitos do Google Shopping?

A oferta gratuita de produtos do Google Shopping será visível em dois ambientes:

1. No separador Shopping do Google

Ao clicar neste separador, os utilizadores podem restringir as suas pesquisas para que os resultados devolvam apenas produtos. Existe um novo espaço para este tipo de oferta, imediatamente abaixo dos resultados da pesquisa paga.

2. Em Shopping.Google.com

Conhecida pelos anunciantes como “Google Shopping Actions“, esta plataforma já está a ser amplamente utilizada. Como se pode ver nos seguintes screenshots, há uma alteração notável na experiência do utilizador (UX), uma vez que os resultados são exibidos imediatamente abaixo da secção de pagamento.

Resultados do Google Shopping em telémovel antes e depois da mudança:

Before / After Google Shopping on Mobile

Resultados do Google Shopping em secretária antes e depois da mudança:

Before / After Google Shopping on Desktop

Novas otimizações a ter em conta

Esta nova oportunidade de mostrar o catálogo Google Shopping gratuitamente não requer o carregamento de um feed adicional. É possível ativar a seguinte secção através do Merchant Center (neste artigo de ajuda do Google pode ver como começar):

Surfaces across Google

Depois é necessário adicionar uma nova página de destino para o feed integrado no Merchant Center e activar a secção “Plataforma Google” (Surfaces Across Google).

Activate the “Surfaces Across Google” destination

No entanto, é muito importante prestar atenção ao conteúdo que lhe será fornecido pela Google. Na verdade, estamos a falar de uma lista de produtos grátis para o Google Shopping mas, quem diz grátis, diz otimizado para SEO. Por conseguinte, é conveniente trabalhar previamente com este conteúdo para que este atinja a maior visibilidade possível nos resultados da pesquisa orgânica.

Do mesmo modo, há que ter cuidado para que isso não afete negativamente os resultados dos pagamentos no Google Shopping. Não podemos esquecer que o separador Shopping no Google representa uma percentagem mínima em comparação com o tráfego global que todo o Google Shopping recebe.

Uma vez ativado, no Merchant Center, pode aceder a um relatório específico com os dados de tráfego registados nesta nova secção.

Specific report to quantify your free traffic results directly on your Merchant Center

Uma opção unicamente disponível nos Estados Unidos e India por agora

Infelizmente, esta opção restringe-se aos anunciantes nos Estados Unidos e na Índia. Acreditamos que será alargado ao resto dos países, mas a Europa é um caso especial quando se trata do Google Shopping.

De facto, a chegada dos CSS (Comparison Shopping Services) ao mercado europeu obrigou a Google a abrir Shopping à concorrência e não é claro que legalmente a Google possa oferecer esta opção gratuita neste continente.

Em conclusão, consideramos que esta é uma excelente oportunidade para os anunciantes mostrarem os seus produtos gratuitamente no Google Shopping. Sabemos que os resultados orgânicos no Google têm uma grande credibilidade entre os utilizadores, mas, ao restringir estes resultados ao separador Shopping e Shopping.Google.com, não devemos esperar uma explosão de tráfego gratuito.

Maxime Doreau, CEO – Feed Manager & Labelium Bordeaux

Contate-nos