Há algum tempo que a automatização determina o rumo das melhores estratégias PPC na plataforma Google Ads. É precisamente neste princípio que se encontra a base do Método Hagakure – uma técnica de otimização que oferece resultados surpreendentes a nível do CTR, de taxas de conversão e de redução de custos. 

Os Anúncios Dinâmicos de Pesquisa (DSA) são um dos pilares do Método Hagakure, no entanto, a utilidade dos Dynamic Search Ads estende-se, igualmente, numa ampla variedade de abordagens estratégicas no Google Ads. 

O que são os Anúncios Dinâmicos de Pesquisa?

Os Dynamic Search Ads são os anúncios que a Google escolhe de forma automática: o título e a URL de destino (que mais se ajusta à intenção de pesquisa do utilizador).

De acordo com a Google, os Dynamic Search Ads são: “ideais para os anunciantes que têm um website bem desenvolvido ou um grande inventário, os anúncios de pesquisa dinâmicos utilizam o conteúdo do seu Website para segmentar os anúncios e podem ajudar a preencher as lacunas das campanhas baseadas em palavras-chave.”

A utilização dos DSAs deve ser realizada:


– Quando há um grande número de URLs para trabalhar. Os DSAs permitem um set up ágil, uma vez que não se estruturam a partir da seleção de keywords, mas sim de URLs.

– Em e-commerce que lidam com centenas, ou, até mesmo, milhares de referências. Nestes casos, a implementação de anúncios DSAs – em combinação com os anúncios standard em searchajuda a identificar keywords e a preencher as lacunas que os anúncios de texto tradicionais não realizam.

– Os websites que fazem a otimização SEO do conteúdo e que apresentem uma organização clara à Google simplificam a resposta das pesquisas através dos Dynamic Search Ads. Desta maneira, a correspondência mais relevante entre a configuração do anúncio e a pesquisa do utilizador é alcançada: o Índice de Qualidade – Quality Score – é aprimorado, o que, por sua vez, aumenta o potencial de conversão.

Como criar Anúncios Dinâmicos de Pesquisa?

A criação de Anúncios de Pesquisa Dinâmicos no Google Ads envolve três aspectos principais: as descrições, a segmentação e definição da estratégia de bidding.

1. Redação das descrições dos DSA

Uma vez que a Google elege os títulos e landing pages de forma automática é aconselhável que a configuração manual das mensagens, a considerar nos Dynamic Search Ads, apresentem uma visão correta do negócio. Neste sentido, convém destacar as vantagens decisivas para a decisão de compra: ofertas, promoções, envios grátis, etc.

Dynamic Search Ads de Google Ads

2. Segmentação de DSA em Google Ads

Ao contrário dos anúncios tradicionais – que se focam em keywords – os DSA segmentam-se por URLs.
Deste modo, a plataforma Google Ads possibilita ativar os DSAs por tipos de objetivos:

Categorias: páginas de destino dos grupos de anúncio standard da conta, ou, conjuntos de URLs classificadas segundo os critérios da Google. 

– URL individualizadas:
utilização de filtros que escolhem a URL (igual a que contém um determinado excerto de texto) e que funcionam como token.

Outros: Seleção de URLs cujo título/conteúdo incluem determinadas palavras. Existe também a possibilidade de definir como target todas as páginas do site indexadas pelo Google.

3. Estratégias em DSA

As opções de bid em DSA baseiam-se no estabelecimento de um CPC Máximo para as URLs objetivo. Todavia, o parceiro perfeito para os DSAs são as estratégias de Smart Bidding: definem o ROAS ou o CPA, e, até mesmo, as bids com base no valor – para maximizar a lucratividade.

De qualquer forma, em DSA é fundamental trabalhar na otimização contínua das campanhas. Neste contexto, é importante observar quais termos de pesquisa que estão a gerar mais tráfego e resultados, e aproveitar esses insights para negativar as palavras-chave menos relevantes e incorporar novas palavras-chaves. 

Dynamic Search Ads vs. Responsive Search Ads 

Embora possam parecer semelhantes, os Anúncios Dinâmicos de Pesquisa (DSA) têm uma diferença clara em relação aos Anúncios de Pesquisa Responsivos (RSA). Estes últimos, passarão a funcionar como a tipologia de anúncio de texto referência a partir do dia 30 de junho de 2022.

A vantagem dos RSAs é que permitem adicionar manualmente várias propostas de títulos (entre 3 a 15) e descrições (entre 2 a 4): com as quais a Google testa diferentes combinações até eleger a mais eficaz. Uma metodologia que a Google tornou, ainda mais, sofisticada nas campanhas direcionadas para Performance Max – nas quais são introduzidos elementos gráficos, como imagens e vídeos.

Devido à aprendizagem automática, os RSAs ajudam a estruturar mensagens consistentes, ajustadas às dimensões de cada dispositivo. O potencial aumenta quando são utilizados com keywords de correspondência ampla e estratégias de Smart Bidding.

De acordo com um estudo da Google, os Anúncios de Pesquisa Responsivos que aproveitam a aprendizagem automática da Google, obtém, em média, 20% mais conversões do que os Anúncios de Texto Expandidos (ETA).

Quer dar um novo impulso à sua estratégia na plataforma Google Ads?
Fale com a Labelium Portugal. Somos especialistas em estratégias PPC.

Contate-nos