A tecnologia dedicada ao Processamento de Linguagem Natural (NPL) tem estado em desenvolvimento contínuo. Tornando-se um dos aspetos a ter, cada vez, mais peso no planeamento de uma estratégia de Marketing Digital, uma vez que os motores de pesquisa e smart speakers estão a aproveitar esta evolução para otimizar os resultados de pesquisas efetuadas por voz. 

De acordo com o relatório elaborado por National Public Media – Smart Audio Report, a utilização de assistentes de voz (através de altifalantes inteligentes e smartphones) aumentou 6% durante a pandemia nos Estados Unidos

No presente artigo, desmistificamos qual o impacto das novas tecnologias NPL e sugerimos várias estratégias para que o seu negócio consiga atingir mais visibilidade através das pesquisas realizadas por voz. 

LaMDA: as implicações da última tecnologia apresentada pela Google

Em maio deste ano, a Google apresentou a tecnologia LaMDALanguage Model for Dialogue Applications. O objetivo desta nova tecnologia é que os utilizadores tenham uma conversa mais natural e ampla com as entidades de inteligência artificial. Por outras palavras, a Google pretende conceder autonomia suficiente aos chatbots, para que estes possam “saltar” de um assunto para outro no decorrer de uma conversa.

Qual o elemento no funcionamento dos smart speakers que trabalha LaMDA? 

A tecnologia LaMDA contextualiza-se na Natural-Language Understanding (NLU), subtópico da Natural-Language processing em Artificial Intelligence, e encarrega-se do processamento e compreensão daquilo que é dito pelo utilizador. É neste ponto, que se utilizam os modelos de processamento de linguagem, uma vez que, identificam a intenção que há por detrás da pesquisa. Neste sentido, a tecnologia LaMDA opera como um modelo de linguagem no estabelecimento de diálogo na aplicação, visto que, foi projetada para estabelecer diálogos com um utilizador sobre qualquer tema e, sem repetir informações. 

LaMDA partilha a mesma tecnologia que o modelo de processamento de linguagem natural Google BERT e o modelo de linguagem GBT-3 baseado em redes neurais. No entanto, difere por ter sido conceptualizada para estabelecer diálogo e produzir respostas mais específicas. 

Quando são utilizadas as pesquisas por voz?

Segundo um estudo da Microsoft os utilizadores realizam pesquisas de voz através dos seus smartphones ou altifalantes inteligentes na realização de várias tarefas. 

Destacamos os momentos de uso mais comuns:

  • Quando se encontram sozinhos em casa tendem a utilizar mais as pesquisas por voz, normalmente, perguntam aos assistentes virtuais sobre notícias, previsão do tempo, receitas, produtos, música, etc.
  • No carro – quando necessitam de informação sobre, por exemplo, os horários de funcionamento das lojas ou como chegar a certos lugares.
  • Quando têm as mãos ocupadas – os utilizadores realizam mais pesquisas por voz quando se encontram, por exemplo, a executar tarefas como cozinhar ou a maquilhar – ações que normalmente exigem a utilização das duas mãos.
A tecnologia melhorou a precisão das pesquisas realizadas por voz.

Como obter visibilidade online quando os utilizadores recorrem às pesquisas por voz 

Pode alcançar mais visibilidade nas pesquisas realizadas por voz através da execução das seguintes estratégias SEO:

1.Integrar as particularidades das pesquisas por voz na estratégia de content marketing

Em voice search é comum encontrar pesquisas sobre informações que respondem a “como fazer algo” ou “qual a melhor opção”, neste contexto, é crucial descobrir as dúvidas mais comuns dos utilizadores em relação à marca e desmistificá-las nas landing pages ou através de tutoriais. Geralmente, o raciocínio utilizado é pensar nas pesquisas realizadas na Google como se de uma conversa pessoal se tratasse. Além disso, é igualmente importante incorporar uma estratégia baseada em long-tail keywords, uma vez que, quase todas as perguntas realizadas aos assistentes de voz são longas e específicas. 

2.Considerar as pesquisas por voz como um elemento da estratégia omnicanal.

Muitas das pesquisas por voz estão relacionadas com o marketing local. As pesquisas que incluem “perto de mim” ou “como chegar” são dois exemplos de como o âmbito offline e o online se intercala e relaciona. Se a marca possui uma rede de lojas é imprescindível ter o perfil em Google My Business otimizado para, assim, aparecer nas pesquisas de voz relacionadas com o estabelecimento local. 

É importante otimizar a informação sobre o estabelecimento e, ao mesmo tempo, responder às perguntas genéricas que podem ser interessantes para o negócio (como, por exemplo, “pizzaria próximo de X”), uma vez que, a Google considera muitas vezes como resposta às perguntas realizadas por voz, a informação que se destaca nos featured snippets

Los smart speakers cada vez responden con más precisión ante las búsquedas por voz y pueden mantener conversaciones

3. Usar dados estruturados na Web para facilitar a organização das informações

Marcar os dados estruturados na Web ajuda os algoritmos da Google a classificar e a extrair as informações necessárias. Neste contexto, existem certos tipos de dados estruturados que são especialmente relevantes para as pesquisas realizadas por voz: 

  • Marcação das FAQ: estas páginas são organizadas em perguntas e respostas. Graças a este tipo de dados estruturados, a Google age de forma mais precisa na procura de uma resposta específica.
  • Marcação HowTo ou páginas de instruções: use dados estruturados HowTo para informar explicitamente a Google que o seu conteúdo apresenta instruções. As instruções orientam os utilizadores em várias etapas até concluírem a tarefa, podem ser exibidas em vídeos, imagens ou texto. Por último, se utilizar formato de vídeo, pode dividi-lo em etapas e incluir uma transcrição para aumentar a classificação orgânica no YouTube.
  • Marcação de Produto: no caso de Alexa, os produtos devem estar disponíveis na Amazon e cumprir os requisitos Amazon Retail Readiness, no entanto, no caso dos assistentes de voz da Google a sinalização da informação de cada produto é decisiva. 

A tecnologia favorece a precisão das pesquisas por voz

Com a melhoria da qualidade das respostas, é de facto expectável que os indivíduos utilizem, cada vez mais, as pesquisas por voz. Neste sentido, a Google tem como objetivo ordenar toda a informação e facilitar o seu acesso (independentemente do dispositivo utilizado).

As marcas têm que se adaptar ao contexto atual e delinear estratégias para obter um posicionamento conveniente nos resultados orgânicos das pesquisas realizadas por voz. Se deseja criar uma estratégia de pesquisas realizadas por voz para o seu negócio,  contacte a nossa equipa especialista da Labelium Portugal. Juntos podemos delinear um plano digital para o seu negócio.

Contate-nos