A evolução global do consumo avança para modelos em que a interação entre cliente e empresa ocorre de forma harmoniosa por diferentes canais. O omnichannel foi apresentado como tendência em 2022 e promete manter sua prevalência em 2023. E nisso, tanto a presença online quanto offline têm um papel importante. Os limites entre o digital e o físico são tênues e a abordagem centrada no cliente exige dar o que ele exige: uma experiência total.

Na Espanha, por exemplo, a recente Nielsen Digital Consumer Survey 2022 indica que a busca por experiências se tornou a principal tendência de consumo. E as Pop Up Stores inscrevem-se como uma prática que orienta o consumidor para o reconhecimento da marca e posterior compra online dos produtos que pôde ver pessoalmente. 

De acordo com um estudo da University of South Carolina College of Hospitality, Retail and Sport Management, coletado pela Storefront, uma marca líder em aluguer de espaços de retalho de curto prazo, 80% dos retalhistas globais que incorporaram lojas pop-up nas suas estratégias de marketing foram bem-sucedidos. Destes, 58% afirmaram que ficaram tão satisfeitos com os resultados que provavelmente repetirão. 

O que são Pop Up Stores?

Pop Up Stores são estabelecimentos físicos e efêmeros que se localizam em locais estratégicos e permanecem abertos por um curto período de tempo. A sua permanência vai mudando consoante os interesses da marca e pode variar de apenas algumas horas a vários meses. Todos eles perseguem um objetivo comum: dar visibilidade à marca, oferecendo uma experiência única ao consumidor, que estimule as compras online subsequentes. 

A sua vida curta significa que apenas um número limitado de pessoas pode acede-los. Isso deixa uma percepção de exclusividade que estimula o utilizador a compartilhar sua experiência na loja, seja pelas redes sociais ou pelo boca a boca, estimulando a conversa em torno da Pop Up Store e, portanto, da marca.

As principais empresas digitais do mundo entenderam os benefícios de abrir uma Pop Up Store e aplicaram essa fórmula em espaços relevantes nas cidades. Para empresas que oferecem os seus produtos apenas online, eles disponibilizam um canal de encontro exclusivo em que o digital e o offline andam de mãos dadas

Os exemplos são inúmeros. As marcas de e-commerce mais poderosas optam periodicamente pela abertura de lojas pop-up. O eBay abriu recentemente uma Pop Up Store em Nova York, onde os clientes podem negociar itens de luxo usados. Anos antes, a Amazon já havia optado por esse modelo ao abrir 10 Pop Up Stores no centro de outras tantas cidades britânicas. E no final de 2022, a gigante chinesa Wallapop abriu a sua primeira loja efémera em Madrid.

Pop up store en Madrid

Pop Up Stores numa estratégia omnicanal

Segundo relatório da Shopify no final de 2021, 32% das empresas retalhistas planeavam expandir o uso de Pop Up Stores e estimular in-person experiences a curto prazo. Para isso, as estratégias omnichannel têm um papel decisivo. Um estudo da Think with Google indica que eles geram um aumento de 80% nas visitas à loja por parte dos clientes. 

As Pop Up Stores surgem como aliadas diferenciais. O contacto presencial com o cliente, a componente exclusiva e a flexibilidade destas lojas oferecem vantagens muito consideráveis ​​dentro de qualquer estratégia omnicanal. Vamos vê-los. 

Vantagens das Pop Up Stores numa estratégia omnicanal

  • Eles funcionam como um showroom para aumentar as vendas online. A oportunidade de um consumidor verificar de forma tangível as características e a qualidade de um produto o orienta a comprar se atender às suas expectativas. As possíveis dúvidas que surgem nas vendas online vão desaparecer antes da experiência física. 
  • Eles ajudam a testar novos itens. Uma Pop Up Store tem a capacidade de se tornar um grupo de foco em larga escala. A resposta dos visitantes aos produtos que ainda não foram lançados no mercado é um campo de testes para determinar o seu interesse e possíveis melhorias antes da venda. Além disso, permite conhecer melhor os potenciais clientes, podendo realizar inquéritos presenciais aos visitantes. 
  • Direcione o tráfego para outros canais da empresa. Se a experiência for positiva, o interesse pela marca aumentará, atraindo utilizadores interessados ​​para as redes sociais, o site ou outros canais da marca. 
  • A experiência ajuda a comunidade a crescer. A experiência diferencial estimula o visitante a compartilhá-la em sua interação com outras pessoas, despertando a expectativa de pessoas que não puderam vir até o estabelecimento e aumentando a possibilidade de se dar a conhecer. 
  • Gerar impacto gratuito nos canais externos. A abertura de uma Pop Up Store costuma ser digna de notícia, pois é um evento inovador que alimenta o interesse da mídia ou de influenciadores locais ou do setor. 
  • Ajude a abrir novos mercados. Para marcas que estão em expansão e não são conhecidas em mercados específicos, são uma ferramenta de branding ideal, pois servem para transmitir valores e cultura da marca e obter feedback dos visitantes. Com base nas suas contribuições, será mais fácil adaptar o negócio às características específicas daquele território. 
  • Alimenta a rastreabilidade da jornada do consumidor omnichannel. A utilização de programas de fidelização permite a recolha de dados junto dos compradores. Cruzando esses dados first-party com as informações do CRM, será possível analisar o comportamento dos clientes e verificar se, após a experiência na Pop Up Store, eles são incentivados a fazer pedidos no e-commerce.

Quer implementar as estratégias omnicanal mais eficazes na sua empresa e garantir a melhor experiência online e offline aos seus clientes? A Labelium ajuda-o!

Contate-nos
Labelium
Author