Media

Publicidade nos Videojogos, a tendência que não pára de crescer

Nos últimos anos, a indústria dos videojogos, ou, gaming, superou todas as expectativas.

Até aos dias de hoje, os lucros crescem continuamente: estima-se que este ano a indústria gere como receita cerca de 179,9 biliões de dólares e obtenha uma audiência de 2,7 biliões de jogadores em todo o mundo (pouco mais de uma em cada três pessoas neste planeta). A nível global, é a geração mais jovem (18-34 anos) que demonstra mais preferência por jogos online em vez do consumo de filmes ou de programas de TV.

A publicidade nos videojogos é um mercado relativamente recente, no entanto, com muito potencial

Descubra no artigo algumas boas práticas a ter, e como a publicidade nos videojogos poderá vir a beneficiar o seu negócio.

Por que é que a publicidade nos Videojogos é importante para a sua marca?

1. Diversidade de públicos;
2. Cada vez mais concorrentes publicitam em videojogos;
3. A indústria dos videojogos oferece um portefólio abrangente de jogos e plataformas;
4. Em gaming, o multitasking não é problema: os utilizadores prestam atenção a 100%;
5. A publicidade pode ser gerida em tempo real.


Após décadas de desenvolvimento da indústria dos videojogos, da publicidade e da tecnologia, os três conglomerados finalmente convergem e criam uma combinação potente e sinérgica. Os principais componentes desta combinação são:

1. Audiência mais diversificada e em expansão

De acordo com um estudo realizado pela eMarketer, mais de 60% das mulheres norte-americanas jogam diariamente através do telemóvel. De fato, os videojogos tornaram-se tão populares que, certos jogadores filmam-se a si próprios a jogar e ganham centenas de milhares de dólares por isso. Em 2020, as plataformas de streaming (como por exemplo, o Twitch) nos Estados Unidos alcançaram resultados surpreendentes em termos de audiência: 56.2 milhões de espectadores, quase metade dos espectadores com idades entre os 18 e os 34 anos.

2. Provavelmente a concorrência já está a usufruir da publicidade nos videojogos e, em números cada vez maiores

A pandemia provocada pelo vírus COVID-19 e, subsequentemente, os pedidos feitos pelos governos para a população ficar em casa, ajudaram as marcas a perceber o poder e necessidade da publicidade digital. Como resultado, no quarto trimestre de 2020, a publicidade nos videojogos “bateu recordes”: houve um aumento de 24.9% e uma receita de $14.2 biliões.

3. Nos dias de hoje, a indústria dos Videojogos oferece um portefólio abrangente de jogos e plataformas

Os novos serviços de streaming como o NVIDIA Geforce permitem que os utilizadores possam jogar videojogos de high-performance em qualquer dispositivo. O jogador pode escolher o formato pretendido, uma vez que, existe uma ampla variedade de formatos disponíveis: experiências: VR, consolas plug-and-play, jogos casuais para dispositivos móveis, jogos individuais e jogos online coletivos MMORPGs (massively multiplayer online role-playing games). 

Hoje, os jogos hiper-casuais coexistem com os jogos e-sport: todas estas tendências contribuem para a construção de uma base de consumidores em constante expansão. Segundo um artigo publicado no Visual Capitalist, estima-se que em 2022 a indústria dos videojogos alcance cerca de 196 bilões de dólares. 

A Apple, o Facebook, a Amazon e a Microsoft já reconheceram a importância desta nova tendência e desenvolveram as suas próprias plataformas: Apple Arcade, Facebook Gaming e Prime Gaming.

4. No mundo dos videojogos, Multitasking não é um problema, uma vez que os utilizadores prestam 100% a atenção

A natureza interativa dos jogos retém a atenção dos jogadores. Desviar o olhar, mesmo que por um segundo, pode impactar negativamente o jogo, o que significa que os jogadores estão a ser continuamente expostos a todos os anúncios apresentados. 

5. Gestão da publicidade em tempo real

Nos videojogos, os anunciantes têm a oportunidade de alcançar os utilizadores através de anúncios altamente direcionados e personalizados devido aos dados recolhidos pelos developers dos videojogos e pelos console providers (de acordo com os regulamentos de privacidade de dados). A tecnologia programática integrada dos videojogos reforça a personalização, ao mesmo tempo, que proporciona aos anunciantes ferramentas de medição e rastreamento.

Na indústria dos videojogos, os anunciantes beneficiam de mais agilidade, mais oportunidades, de anúncios em tempo real e da possibilidade de gerir campanhas automáticas de forma tradicional.

Em suma: Ter publicidade no mundo dos videojogos é uma oportunidade de ouro para ser explorada.

Publicidade nos Videojogos: boas práticas a ter em conta

1. Adaptar o formato do anúncio e transcendê-lo para o jogo;
2. Adotar KPI’s claros;
3. Incorporar uma visão holística

1. Adaptar o formato do anúncio e transcendê-lo para o jogo

Para o jogador é incômodo ser interrompido por anúncios perturbadores e irrelevantes. As experiências naturalmente integradas ao ambiente têm melhor desempenho, por exemplo, o KFC das Filipinas utilizou o Animal Crossing da Nintendo para mostrar uma das mais recentes promoções. Outro exemplo é o caso do Battle Royale Fortnite que permite que certas marcas criem um pacote de skins para os jogadores comprarem, por exemplo, Avengers x Fortnite.

2. Adotar KPI’s claros

Publicitar nos videojogos é uma atividade que ocupa a parte superior do funil, uma vez que, os utilizadores geralmente resistem em abandonar a sua experiência. Na parte superior do funil, os KPIs essenciais, como a visibilidade, podem ser compreendidos e medidos detalhadamente, uma vez que, os anunciantes podem facilmente percecionar por quanto tempo é que os anúncios foram visualizados e quais as partes observadas. 

3. Incorporar uma visão holística

É crucial a adoção de uma visão geral pois os utilizadores estão ao mesmo tempo presentes em várias plataformas. Por exemplo, ao mesmo tempo que vêm live streams na plataforma Twitch, podem estar a ver as recapitulações de jogos no Youtube ou no Gameplays. Mais, em maio de 2021, o Twitch obteve uma audiência média de 3,1 milhões de espectadores simultâneos e 48% dos espectadores no Youtube confirmaram passar mais tempo a assistir a jogos do que a jogar. Em suma, com tantas possibilidades de segmentação em Gaming, o anunciante deve considerar e tentar integrar os seus anúncios eficientemente no ecossistema de jogos.

Embora a indústria de gaming seja, nos dias de hoje, uma das mais significativas, a cultura dos videojogos precisa ainda de ser moldada. No entanto, é uma excelente oportunidade para os profissionais de marketing e marcas fazerem parte da ‘conversa’ e alcançarem novos públicos através de um canal que é, ainda, relativamente inexplorado.

Na Labelium Portugal, podemos ajudá-lo a delinear uma estratégia de publicidade nas diferentes plataformas publicitárias existentes no mundo dos videojogos.

Contate-nos