No ano passado, os utilizadores das redes sociais elegeram os formatos de vídeo e áudio como sendo os seus preferidos, desde então, o crescimento tem sido significativo. Hoje, as plataformas sociais apostam, cada vez mais, em incorporar funcionalidades e opções que reforcem a eficácia dos conteúdos audiovisuais como táticas para alavancar as vendas online. 

No artigo de hoje, apresentamos-lhe as últimas novidades audiovisuais das principais redes sociais.

1. Facebook adiciona novos formatos audiovisuais ao seu leque de possibilidades

O fenómeno livestreaming e-commerce, realização de transmissões ou vídeos em direto para apresentar produtos ou mostrar como eles funcionam, tem sido muito popular nas redes sociais. Segundo o Facebook, mais de 2 bilhões de utilizadores consomem, por mês, conteúdo audiovisual em streaming, sendo que 70% desses utilizadores visualizam o conteúdo até ao fim. 

As redes sociais apostam, cada vez mais, em incorporar conteúdos audiovisuais

Neste sentido, a plataforma quer aproveitar ao máximo o impacto proveniente dos vídeos de larga duração, inclusive, já iniciou testes para a inclusão de anúncios in-stream:  vídeos com o mínimo de 3 minutos no Facebook e no Instagram. Neste tipo de campanhas, as marcas podem proceder à segmentação por audiências e por temática de vídeos. 

Com vista a potencializar, ainda mais, o conteúdo audiovisual, o Facebook anunciou a integração com o Spotify, a associação entre as duas plataformas significa que os utilizadores podem ouvir música ou podcasts sem terem necessidade de sair da plataforma. 

Exemplo de integração do Spotify com o Facebook

2. TikTok aposta em social commerce ao incorporar novos formatos de anúncios

Desde o início que o conteúdo audiovisual faz parte da identidade do TikTok, nos dias de hoje, a aplicação mais popular entre os jovens. No que diz respeito à publicidade, TikTok For Business, as opções disponíveis centravam-se em atingir objetivos de branding e awareness através de diferentes formatos de anúncios audiovisuais. 

Atualmente, os planos da aplicação consistem em explorar mais as opções em social commerce, segundo o jornal online Business Insider, a plataforma está a ser preparada para lançar campanhas de vídeo dirigidas para as páginas de compra online. 

3. Twitter aproveita o “momento” do audiovisual e rivaliza com Clubhouse

O Twitter aproveitou o momento de glória do audiovisual para rivalizar com o Clubhouse. Apenas alguns dias separam o lançamento de dois projetos importantes na área do audiovisual: o Clubhouse lançou uma nova versão da app para Android (através de registo prévio) e a funcionalidade do Twitter Spaces foi alargada a todos os utilizadores. Através destes exemplos, é facilmente percetível que as conversas em livestream estão a viver o seu momento. Apesar de serem opções que as marcas podem utilizar de forma orgânica, o formato áudio está a ter elevadas taxas de interação entre os utilizadores ao explorar o poder do imediatismo e do efémero. 

4. Twitch e Amazon avançam na integração e aumentam a sua influência às audiências mais jovens

O Twitch tem uma plataforma própria de publicidade onde as marcas podem adquirir espaços e lançar as campanhas de forma direta. É ainda possível publicitar no Twitch através da publicidade programada na Amazon DSP, neste caso, cada marca pode gerir as suas campanhas de forma independente, na medida em que, não há um investimento mínimo predefinido. 

Outra novidade que afetou, igualmente, a publicidade no Twitch foi o aumento das audiências em Sponsored Display na Amazon. Para alcançar possíveis consumidores online, a Amazon dispõe de milhares de segmentações predefinidas, as novas opções de audiência permitem que as marcas executem uma segmentação mais precisa, desta forma, as marcas podem colocar anúncios com base no comportamento online dos consumidores, segundo o que compram na Amazon, pesquisam no IMDb, visualizam no Prime Video ou no Twitch.

5. Pinterest une-se à tendência do livestreaming e-commerce

O social commerce surgiu na plataforma Pinterest e, assume, hoje em dia, um caráter mais interativo devido à inserção de catálogos de produtos e vídeos. Na verdade, as visualizações de ‘pins’ de vídeo triplicaram ao longo de 2020, dados que indicam uma crescente procura pelos formatos mais dinâmicos da aplicação.

Neste seguimento, o Pinterest adicionou a tendência e-commerce livestreaming e, nos finais de maio, fez um primeiro teste de retransmissões em direto com alguns dos seus criadores de conteúdos mais renomeados, que apresentaram produtos de beleza, moda e cozinha. Durante o evento, os utilizadores puderam participar na conversa e contar com funcionalidades que facilitaram as compras online.

Exemplo de livestreaming no Pinterest

O conteúdo audiovisual, um valioso aliado das redes sociais

Graças ao seu dinamismo, o conteúdo audiovisual está a marcar a diferença no que diz respeito ao engagement nas redes sociais. As principais plataformas sociais estão a apostar, cada vez mais, em formatos de anúncios e funcionalidades que aproveitam ao máximo o poder do audiovisual.

Os conteúdos audiovisuais são muito eficazes na criação de um vínculo duradouro com a marca e potencializam o aumento das vendas online. 

Descubra o nosso centro de expertise Labelium Play!

Contate-nos