Nos filmes do faroeste, os vilões costumavam cobrir a cabeça com os seus chapéus pretos (Black Hat). O marketing digital levou emprestado esse rótulo para identificar uma prática cada vez mais utilizada nos últimos tempos: SEO negativo

Esta terminologia traçou um paralelo entre as atitudes perniciosas de terceiros contra o posicionamento de um site e os personagens mais cruéis dos filmes de cowboys. Em outras palavras, Black Hat e SEO negativo funcionam como termos sinónimos.

Assim como naqueles filmes clássicos o comportamento honesto vence, em SEO existem estratégias para evitar que os ataques surtam efeito.

SEO negativo: o que é?

Para começar, o que realmente é o Black Hat SEO? Podemos defini-lo como aquelas táticas e estratégias desenvolvidas por terceiros que procuram prejudicar o posicionamento web de uma página. O objetivo é que o Google penalize o site por identificar que as diretrizes voltadas à geração de conteúdo valioso não estão a ser respeitadas. 

As diferentes atualizações de algoritmo, incluindo a recente Atualização de conteúdo útil, se esforçam para fazer com que essas ações prejudiciais parem de surtir efeito. Em alguns casos eles conseguem. Mas nem sempre. 

Como identificar um ataque de SEO negativo?   

Ataques de terceiros aparecem inesperadamente. Se um site sofreu uma perda repentina e significativa de tráfego sem motivo aparente, e a sua classificação no Google para algumas palavras-chave sofreu visivelmente, o SEO negativo pode estar em ação.

As duas ferramentas para rever as métricas e verificá-las de forma objetiva são o Google Analytics e o Google Search Console:

  • O Google Analytics permite analisar a queda de tráfego a partir dos seus relatórios e possui uma comunidade de ajuda que facilitará o entendimento de quais são as causas da queda.
  • No Google Search Console, você pode consultar relatórios de análise para monitorar se determinadas palavras-chave perderam relevância de forma suspeita. 

De qualquer forma, uma perda de posicionamento também pode ser devido a aspetos não relacionados ao Black SEO. Deve sempre prestar atenção às mudanças no algoritmo e verificar se houve modificações no site que poderiam ser contraproducentes.

Ordenador que muestra en la pantalla el concepto Black Hat SEO

Quais são os principais ataques negativos de SEO?

A verdade é que se a queda for muito profunda e repentina, deve-se suspeitar do Black Hat SEO. Quais são as principais estratégias negativas de SEO? Destacamos as mais comuns: 

  1. Duplicação de conteúdo. Consiste em copiar todo ou parte do conteúdo de um site e vinculá-lo para que o Google entenda que os textos são plágio. 
  2. Gerar links de baixa qualidade. O site está massivamente vinculado a muitas páginas identificadas pelo Google como de baixa qualidade. Outra opção que aumenta o alarme dos rastreadores de mecanismos de busca e penaliza é o envio massivo e inesperado de uma infinidade de links para um site. 
  3. Hackeando a web. Estamos a falar de uma prática criminosa. Os hackers conseguem acessar a web e agir sobre ela. A partir dessa aquisição, eles desenvolverão ações prejudiciais ao posicionamento, desde links para sites de confiança duvidosa até a remoção dos melhores backlinks ou modificação de aspetos internos da página que depreciam o desempenho e a velocidade de carregamento
  4. Ataque à reputação online do site. As avaliações dos utilizadores são um elemento muito importante para o posicionamento. A criação de opiniões negativas sobre uma marca por meio de perfis falsos afeta muito o ranking. De acordo com o estudo The State of Online Review Fraud , da Uberall e da The Transparency Company, 66% dos consumidores norte-americanos consideram as avaliações falsas um problema sério e crescente online.
  5. Servidor sobrecarregado. Nessa prática negativa de SEO, é possível colapsar o servidor enviando requisições massivas que são impossíveis de atender na sua totalidade. A velocidade de carregamento será muito menor e a taxa de rejeição aumentará. 
Representación de un ataque cibernético

Quais são as maneiras de se proteger do SEO negativo?

Como os ataques de Black SEO são sempre inesperados, é difícil identificá-los até que o posicionamento já tenha sido afetado. O melhor conselho a esse respeito é manter o site constantemente monitorado:

  • Analise todos os links de entrada e saída. Existem inúmeras ferramentas para controlar a aparência de novos links de entrada. Ahrefs ou SEMrush são dois dos mais conhecidos. A partir da sua identificação, pode ser executado um Disallow ou, o que é o mesmo, negar o acesso a qualquer link suspeito.
  • Evite possíveis violações de segurança. É importante usar senhas fortes. Para isso, existem geradores de senhas que oferecem forte proteção contra-ataques. Mas só isso pode não ser suficiente. Seja qual for o CMS, é preciso manter os plugins atualizados, apostar em serviços de hospedagem confiáveis ​​e fazer backups regulares. O Identity Theft Resource Center alerta que o número de ataques cibernéticos está a aumentar. De acordo com o 2021 Annual Data Breach Report, 1.862 crimes desse tipo foram registados nos Estados Unidos no ano passado, 68% a mais do que em 2020.
  • Acompanhe e impeça a publicação de conteúdo duplicado. Especialistas em SEO preto conseguem gerar páginas completamente idênticas com grande parte do seu conteúdo duplicado. Existem ferramentas para detetar sites com conteúdo plagiado. Uma simples pesquisa no Google também pode ajudar. O primeiro passo após identificá-lo é entrar em contacto com o site e solicitar que ele seja removido. Se não houver resposta, neste formulário do Google você pode registar uma reclamação sobre práticas inadequadas. 
  • Denuncie comentários falsos sobre a marca. Fake reviews são crime e já existe jurisprudência nesse sentido. As diretrizes de publicação do Google deixam claro que essa é uma prática proibida e oferecem a possibilidade de denunciá-la.  

Estar posicionado nos primeiros lugares no Google é uma garantia de visibilidade para a sua marca. Obtê-lo exige muito esforço, mas vale a pena. Na Labelium podemos acompanhá-lo neste caminho e fornecer-lhe os meios para que o SEO negativo não leve prejudique o seu trabalho. Fale connosco!

Contate-nos