Os anúncios da Amazon Sponsored Brands da Amazon (SBA) são banners que ajudam os consumidores a descobrir e interagir com uma marca, com os seus produtos e com a loja Amazon da marca. Os Sponsored Brands estão disponíveis para os vendedores profissionais registados no Registo de Marcas da Amazon, fornecedores, editores de livros e agências. Se utilizadas de forma eficaz, geram o reconhecimento da marca com e sem ajuda, atraem novos clientes e aumentam a estima pelos produtos de uma marca.   

Uma estratégia eficaz na Amazon Advertising requer a otimização dos SBA. A nossa análise mais recente mostra que cerca de 70-80 % dos consumidores (variabilidade por categoria) entram na Amazon e descobrem novos produtos e marcas. Além disso, 25% dos que pesquisam por marca exploram múltiplas opções.

Anteriormente, as marcas só podiam aceder a um formato de anúncio: “Product Collection”. Esta opção permite que as marcas incluam o seu logotipo e até três produtos. Quando se clica na imagem ou no logotipo da marca, os compradores são redirecionados para a sua loja, onde podem vê-los em primeira mão e explorar os seus produtos. Se um cliente clicar num dos produtos incluídos (ASIN), ser-lhe-á apresentada a página de informação correspondente.

[Nota: Em Abril de 2020, a Amazon introduziu uma nova funcionalidade que permite aos anunciantes editar os seus anúncios criativos em campanhas de Sponsored Brands. O nosso ponto de vista, aqui].

Product collection: Amazon Sponsored Ads

Além de poder editar os Sponsored Brands na hora, a Amazon Advertising inclui dois novos (e menos conhecidos) formatos de anúncios: Store Spotlight (Beta) e Amazon Video (Beta). Embora menos popular, vale a pena familiarizar-se com estas plataformas, pelo menos através de testes.

1. Store Spotlight

Store Spotlight é um tipo de anúncio exclusivamente para telemóveis que gera tráfego para a loja da marca e/ou para subpáginas da loja. Os anunciantes têm a opção de selecionar quais as páginas que querem destacar e para as quais querem direcionar o tráfego. A sua marca pode enquadrar-se em mais do que uma categoria. Com um anúncio tradicional de Sponsored Brands, o tráfego poderia ser direcionado para uma secção da loja da marca e para as páginas de informação de até três ASINs. No entanto, algumas marcas estão divididas em múltiplas “subcategorias”, pelo que não há forma de saber em qual delas o consumidor está interessado. 

Como exemplo para este artigo, imaginemos que o McDonald’s vende na Amazon (admitimos, estamos um pouco famintos enquanto escrevemos…) e que um cliente está à procura do “McDonald’s”. Claro que tudo seria muito mais fácil se pesquisasse por “Marca + termo genérico”, mas se apenas escrevesse “McDonald’s”, gostaríamos de mostrar o maior número possível de subcategorias do menu para que o consumidor possa explorar e, em última análise, comprar. Utilizando o Store Spotlight, o McDonald’s poderia incluir até três subpáginas (ex.: Hambúrgueres, Acompanhamentos e bebidas). 

2. Amazon Vídeo

Em Março de 2019, a Amazon lançou o “Vídeo”, um formato que os anunciantes podem selecionar quando criam anúncios de Sponsored Brands. Esta opção permite que as marcas incluam um produto com um vídeo de reprodução automática. Recomenda-se que o produto seja totalmente visível durante o primeiro segundo do vídeo, pois será automaticamente reproduzido (quando pelo menos 50% do vídeo aparecer no ecrã) no topo das buscas e captará imediatamente a atenção do comprador. As páginas de informação em vídeo no Amazon.com tendem a gerar uma maior taxa de conversão.  A nossa equipa continua a recolher dados sobre os anúncios Sponsored Brands, mas os primeiros resultados apontam para um CTR (click-through rate) mais elevado para os vídeos incorporados nas pesquisas.

Search results vs. Product detail page in Amazon

Conselhos de otimização:

  • Não estabelecer datas finais para as campanhas. É sempre preferível interromper uma campanha que não está a funcionar bem antes, devido a um limite de tempo, de concluir uma campanha com bom desempenho.
  • Definir um orçamento de, pelo menos, 20-50 dólares por dia. Os anúncios Sponsored Brands são normalmente os primeiros conteúdos que os compradores vêm; não perca potenciais clientes porque o orçamento esgotou. Se uma campanha funcionar e ficar abaixo do seu objetivo ACOS (enquanto ainda cumpre os KPI), aumente o orçamento para maximizar o ROAS.
  • Desenvolver uma estratégia para criar simultaneamente campanhas Sponsored Brands e Sponsored Products, bem como assegurar a viabilidade do plano no que diz respeito aos KPIs e ao orçamento. Embora seja muito bom ter como referência as campanhas de outras marcas, há muitas variáveis a considerar. 
  • Aproveitar o relatório de termos de pesquisa, pois pode ajudar a identificar o sucesso a curto e longo prazo dos anúncios Sponsored Brands com selecção manual de palavras-chave. 
  • Comece com pelo menos 25-50 palavras-chave pesquisáveis que representem os produtos que incluiu na publicidade da marca.
  • Tentar e continuar a aprender.

Ao longo dos últimos seis meses, a Amazon demonstrou o seu empenho em continuar a desenvolver e permitir novas funcionalidades para os anunciantes, e esperamos que esta tendência se mantenha. Quer seja uma pequena empresa sem experiência em Amazon Advertising, ou tenha um vasto conhecimento de publicidade e trabalho no departamento de marketing de um grande conglomerado, recomendamos que se familiarize com as novas funcionalidades e inicie imediatamente o A/B testing para otimizar os seus anúncios de Sponsored Brands até ao quarto trimestre.

Quer saber mais sobre os Sponsored Brand Ads ou tirar partido da nossa experiência para otimizar a sua Amazon Advertising? Contacte-nos diretamente através do nosso website.

Contate-nos