Existem atualmente cerca de 3 mil milhões de smartphones no mundo. De acordo com dados Statista, em 2021, 70% das visitas a páginas Web de retalhistas foram efetuadas através destes dispositivos. Estes números não deixam margem de dúvidas: o mobile commerce é uma aposta segura.

O Estudo Anual do IAB E-commerce 2021 mostra que, 36% dos utilizadores que não compram via telemóvel falam da má visualização como a principal razão para não o fazerem. O Visual Commerce resolve este impedimento adaptando o conteúdo da loja às características dos ecrãs móveis. Mas o que é o Visual Commerce e como pode ajudar a aumentar as vendas online?

O que é Visual Commerce

Visual Commerce é definido como o conjunto de estratégias implementadas numa loja online para enriquecer visualmente a experiência do utilizador. Por outras palavras, é um conceito que engloba todo um arsenal de recursos para criar conteúdos visuais atrativos, relevantes e úteis. Alguns exemplos dos formatos mais frequentemente utilizados são os seguintes:

  • Imagens e vídeos de produtos
  • Imagens 360º dos produtos
  • Conteúdo adicional destinado a mostrar a proposta de valor da marca

A implementação de estratégias de Visual Commerce permite aos potenciais clientes interagir com produtos que contribuem para o seu progresso através do funil de conversão. Assim, a sua integração na jornada do consumidor omnichannel facilita um novo ponto de contacto que enriquece a experiência do utilizador com a marca.

Vantagens do Visual Commerce

Num ambiente de comercio online dominado por códigos de plataformas como Instagram ou TikTok, o Visual Commerce traz uma série de vantagens interessantes:

  • Aproximar os produtos aos utilizadores. Quando os produtos têm especificações técnicas complexas, o apoio visual é essencial para conseguir vendas online. 
  • Enriquece a USP (Unique Selling Proposition). Acrescentar conteúdo visual reforça os pontos fortes de um produto e os seus elementos diferenciadores dentro do mercado.
  • Permite a criação de experiências imersivas. Não se trata apenas de descrever os produtos, o Visual Commerce facilita a interação com eles e, em última análise, a compra. Por conseguinte, ajuda a aumentar a taxa de conversão.
  • Melhorar a experiência de compras online. A gamificação do processo de compra contribui para a personalização da experiência. A State of Marketing Research da Salesforce revela que o envolvimento do cliente atinge 77% quando são utilizadas estratégias de personalização. 
Visual Commerce

As tendências mais importantes no Visual Commerce

Uma vez estabelecidas as linhas estratégicas do Visual Commerce, é tempo de seleccionar os formatos que compõem a experiência visual do utilizador no ponto de venda online.

Visual Search

A capacidade de transportar uma câmara no bolso mudou definitivamente a forma como interagimos social e comercialmente. Como resultado, a sua utilização como ferramenta de pesquisa explodiu com tal força que Think with Google mostra um crescimento de 60% nesta tendência em apenas dois anos.

Portanto, uma loja online optimizada para pesquisa visual pode aumentar o seu ROI em até 70%, de acordo com os números publicados pela AI Cases.

Realidade Aumentada

O desenvolvimento de tecnologias e dispositivos de Realidade Aumentada (RA) tem sido um ponto de viragem na experiência de compras online. A recriação de espaços físicos e salas de prova virtuais diminuem as fronteiras entre online e offline e constroem uma experiência sensorial sem precedentes. Especificamente, três sectores foram reforçados por esta tecnologia: moda, cosmética e decoração.

Tal tem sido o impacto da Realidade Aumentada no processo de compra que a sua taxa de conversão é actualmente de 94%, de acordo com os dados recolhidos de Augmented reality for retail: 2021 stats and trends survey by Shopify. Além disso, é importante notar que as estimativas de crescimento na utilização de RA são de 25.000 milhões de utilizadores até 2025.

Anúncios de compras

Os anúncios de compras, são muito mais do que uma nova vitrine para os retalhistas através das redes sociais. São conteúdos interativos nas redes sociais sobre produtos que podem ser comprados clicando neles. Tem duas vantagens: aumenta as taxas de conversão e enriquece a experiência do utilizador com a marca.

O relatório da Sproutsocial The State of Social Media Investment mostra que 43% dos membros da Geração Z e 41% dos milenares adquiriram produtos e serviços diretamente através de plataformas sociais no último ano. Estes números falam muito sobre as possibilidades deste formato. 

No entanto, há espaço para melhorar a experiência do utilizador com este tipo de conteúdo. Como explica a Insider Intelligence do eMarketer, 56% dos americanos que fizeram uma compra através de anúncios de compra, fizeram-no através do acesso à plataforma do retalhista numa segunda fase. Por este motivo, a implementação de plataformas de pagamento nas redes sociais ajudará a simplificar a experiência.

Como já vimos, o Visual Commerce é uma das tendências mais relevantes para o e-Retail e o seu crescimento é um bom augúrio para o sector. Na Labelium somos especialistas no desenvolvimento de estratégias de marketing online para tirar partido de todo o potencial dos novos formatos e plataformas digitais. Contacte-nos!

Contate-nos