O ano de 2020 foi um sucesso no setor dos videojogos. Não só em termos de aquisição dos videojogos, como também do aumento de streamings, de competições e-sports e de downloads de apps de gaming em smartphones. Devido aos novos hábitos, surgiu uma nova comunidade de utilizadores: os gamers. Uma comunidade que não para de crescer e que já alcançou números verdadeiramente surpreendentes. Neste contexto, o Twitch é a plataforma líder no mundo dos videojogos.

Radiografia da geração gamer

De acordo com o The World of Gaming Insight Report da GlobalWebIndex, 4 em cada 10 jogadores assumem ter interesse ​​em assistir a competições e-sports e 1 em cada 3 considera ser essa a principal razão pela qual participam em streamings.

Por detrás do adjectivo gamer, vive, atualmente, uma das comunidades digitais mais complexas e heterogéneas. O relatório realizado por GlobalWebIndex Gaming personas” destaca alguns perfis:

Os eSporters: público maioritariamente masculino que gosta do desporto em geral e dos eventos de eSports em particular.

Os jogadores sociais: utilizadores que se encontram confortáveis no mundo dos videojogos porque, desta forma, conhecem novas pessoas e melhoram a sua reputação social ou status.

Os cloud gamers: os jogadores utilizam consolas conectados à ‘nuvem’ para jogar.

Os utilizadores que jogam apenas com o smartphone: ao contrário dos restantes perfis, são na maioria do sexo feminino. Interessam-se igualmente por produtos de cosmética e beleza e utilizam as redes sociais para acompanhar celebridades e personalidades que admiram.

gamer

Três estratégias para alcançar o público gamer

Apresentamo-lhe três estratégias para alcançar o público gamer em várias plataformas e através de diferentes técnicas: 

1. Publicidade no Twitch: através da própria plataforma ou de Amazon DSP

Segundo os dados do artigo ReasonWhy, os utilizadores passaram no ano passado cerca de 18.700 milhões de horas na plataforma Twitch.

O Twitch passou a ser a plataforma de eleição das marcas para chegarem ao público gamer devido à importância assumida. O Twitch tem a sua própria plataforma de publicidade onde as marcas podem lançar campanhas de forma direta, no entanto, esta plataforma estabelece um investimento mínimo de 10.000€ e é um serviço gerido diretamente pelo Twitch. Os relatórios dos resultados das campanhas publicitárias em Twitch Ads são emitidos semanalmente.

Por outro lado, é igualmente possível lançar campanhas no Twitch através da plataforma de publicidade Amazon DSP. Neste caso, cada marca pode gerir as suas campanhas de forma independente: uma vez que não existe um investimento mínimo estabelecido e a seleção de públicos no Twitch é reforçada (por se encontrar dentro do ecossistema publicitário da Amazon).

2. Publicidade em Apps de videojogos

Os aficionados do mundo gaming não só assistem às transmissões dos seus streamers favoritos, mas também jogam. E muito. De acordo com dados recolhidos por Statista, globalmente, os utilizadores passam entre 8 horas e 45 minutos por semana a jogar videojogos. O dispositivo mais popular é, sem dúvida, o smartphone.

Desta forma, as aplicações de jogos representam uma parte importante dos canais  nas redes da publicidade programada. Um dos principais relatórios que se obtém através do Google Ads é precisamente sobre as aplicações móveis (muitas das quais são jogos). Ao mesmo tempo, no Audience Network do Facebook, as aplicações de jogos também ocupam um lugar importante.

3. Publicidade In-Gaming

Os cenários em que se desenrolam os próprios videojogos são, por si só, ambientes publicitários muito eficazes, daí a crescente importância da publicidade no ambiente dos videojogos.

Plataformas como o InMobi Exchange reúnem relatórios de qualidade dos jogos e é possível acendê-los através de um sistema de publicidade programada. Por exemplo, as marcas podem estar presentes nos outdoors de um estádio  de eSports, ou, em outros ambientes dos videojogos. Desta forma, é possível chegar ao público que joga e ao que assiste à retransmissão em streaming.

Con Amazon Advertising se puede hacer publicidad en Twitch

Audiência Gamer, uma comunidade em plena evolução

A publicidade ligada aos videojogos está atualmente a viver uma época de esplendor. Só em smartphones há 3 biliões de jogadores em todo o mundo. Neste sentido, o interesse das marcas pela publicidade nos videojogos aumentou, no entanto, é importante saber impulsionar a estratégia publicitária adotada.

Na Labelium Portugal podemos ajudá-lo a delinear uma estratégia, ou, simplesmente conversar sobre a sua estratégia de captação de clientes, entre em contacto connosco.

Contate-nos