A televisão passou por uma metamorfose que redefine a forma como as marcas se conectam com os públicos. A TV Digital, com um público mais interligado do que nunca, abriu um leque de oportunidades para especialistas em marketing digital. Da segmentação altamente direcionada à medição precisa de resultados , o marketing de TV Digital está na vanguarda da transformação digital.

O que é TV Digital?

A TV Digital é um serviço de publicidade de conteúdo audiovisual digital. Estes conteúdos audiovisuais são acedidos através da Internet, seja através de uma Smart TV ou de uma televisão ligada a um computador, portátil, consola, Set Top Box, dispositivo Blue-Ray ou outros dispositivos com ligação.

Um dos dados mais importantes a ter em conta é que 90% dos utilizadores de Internet entre os 16 e os 75 anos utilizam serviços de conteúdos audiovisuais através da Internet para TV, independentemente do dispositivo de acesso (Smart TV ou outros dispositivos), o que representa cerca de 31 milhões de indivíduos, de acordo com o último estudo de TV digital do IAB de 2023 .

Além disso, o estudo indica que a penetração da TV Conectada aumentou 8 pontos em relação ao ano passado. Por target, as mulheres (92%) e os utilizadores de Internet entre os 35 e os 54 anos (94%) são os perfis que mais utilizam conteúdos da Connected TV.

Estratégias para aproveitar as vantagens da TV digital

A TV Digital oferece uma série de oportunidades únicas para quem desejar atingir o seu público de forma eficaz. Algumas estratégias principais para aproveitar ao máximo em campanhas publicitárias são:

1. Criação de conteúdo personalizado

Permite adaptar os seus anúncios e conteúdos com mais precisão para diferentes segmentos de público. Dados demográficos, comportamentos de navegação e preferências de visualização podem ser usados ​​para personalizar mensagens publicitárias. Por exemplo, pode exibir anúncios de produtos específicos para grupos de utilizadores com interesses relacionados.

2. Publicidade programática

A publicidade programática refere-se à compra automatizada e em tempo real de espaço publicitário. Esta estratégia utiliza algoritmos e dados em tempo real para identificar as oportunidades de publicidade mais eficazes, permitindo alcançar o público certo no momento certo e ajustar as estratégias instantaneamente.

3. Publicidade interativa

Esse tipo de publicidade aproveita a capacidade de interatividade da TV Digital. Os anúncios interativos permitem que os espectadores se envolvam diretamente com o conteúdo e, com apenas um click, possam saber mais, participar em pesquisas, jogar ou até mesmo comprar produtos diretamente no ecrã.

Gerar alcance incremental

Gerar alcance incremental é fundamental para a estratégia de marketing digital, e a televisão digital oferece oportunidades únicas para expandir o alcance. Abaixo estão estratégias e táticas para alcançar maior alcance em campanhas publicitárias:

  • Publicidade Cross-Channel: Combina publicidade televisiva digital com outras plataformas digitais, como redes sociais, publicidade online e e-mail marketing. Essa estratégia permite atingir o público em vários pontos de contato e reforçar a mensagem.
  • Retargeting: Use tecnologias de rastreamento para identificar pessoas que já interagiram anteriormente com anúncios de TV Digital. Em seguida, exiba anúncios direcionados projetados para redirecionar esses espectadores noutros canais digitais.
  • Aproveite as vantagens da programação ao vivo: A programação ao vivo, como eventos desportivos, concertos e programas de notícias, geralmente atrai grandes públicos. Incluir anúncios durante eventos ao vivo pode ajudar a alcançar um grande número de espectadores em tempo real.

A TV Digital, com a sua capacidade de segmentação precisa, medição detalhada de resultados e alcance global, tornou-se um campo de atuação crucial para os profissionais de marketing. Do streaming de conteúdo por meio de aplicações de streaming à publicidade programática na televisão tradicional, as estratégias e táticas estão em constante evolução.

Quer implementar a TV Digital nas suas estratégias de marketing digital? Não hesite em contactar-nos!

Contate-nos
Labelium
Author