Segundo um estudo realizado pela SurveyMonkey, 87% dos adultos norte-americanos, nunca ouviram falar da Web3, no entanto, este novo protocolo de Internet, já começou a transformar a vida dos cidadãos numa revolução tecnológica imparável que não deixará de nos surpreender nos próximos anos. Dentro  da comunidade de programadores, 25% dos especialistas considera que a Web 3 é ‘’o futuro da Internet’’ (dados extraídos de uma pesquisa de Stack Overflow). A Geração Z, muitas vezes sem se aperceber, é a early adopter das novas invenções relacionadas com este novo paradigma.

O que é a Web3?

A expressão Web3 diz respeito à infraestrutura que faz com que seja possível a terceira geração da Internet. Gavin Wood, fundador de Ethereum e da Web3 Foundation, deu nome, em 2014, a este conceito conhecido como um ecossistema de comunicação descentralizado, onde as grandes plataformas tecnológicas deixam espaço para a interação direta entre utilizadores, sem intervenção de terceiros. A propriedade da web distribui-se entre os membros da comunidade, com uma identidade digital independente em relação à identidade alternativa do mundo offline. 

Web3 vs. web 2.0

A Web3 – e não 3.0- surge como uma ruptura em relação a todos os paradigmas anteriores. Daí, a eliminação do espaço, do ponto final e do zero na sua denominação. Na World Wide Web, concebida por Tim Berners-Lee nos anos 90, a maioria dos utilizadores só exerciam o papel de consumidores de conteúdo. Na Web 2.0, ganhou atenção o prosumer, isto é, os utilizadores que para além de ver e ler, produzem e publicam o seu próprio conteúdo em blogs, fóruns, redes sociais, entre outros. Em paralelo, a prestação de serviços tecnológicos começou a concentrar-se em poucas empresas (Google, Facebook-Meta, Apple, etc.), através das quais se conduz a maior parte da atividade entre os prosumidores

A Web3 acaba com esta tendência para apostar, novamente, pela descentralização de propriedade da rede articulada a nível económico e social mediante a possessão de tokens. Isto abre a porta para uma implicação mais profunda dos indivíduos na evolução da Internet, participando em projetos, configurando as suas próprias regras de funcionamento e acedendo a experiências imersivas puramente digitais.

Conceitos básicos para não se perder na Web3

Para se navegar na Web3, é preciso ter claro alguns conceitos básicos:

Blockchain

A blockchain, cadeia de blogs, é uma tecnologia que permite o armazenamento e troca de ativos sem intervenção num nó central. A informação é guardada, verificada e viajada criptografada através de uma rede de nós e é armazenada e processada

A descentralização de todos estes processos tecnológicos oferece rapidez (em conjunção com o edge computing) e segurança, assim como a eliminação de intermediários nas transações, que passam agora a ser gerenciados com algoritmos do tipo smart contract, como é o caso da plataforma Ethereum.

Criptomoedas

As criptomoedas, são moedas digitais que se desenvolveram, precisamente, a partir da tecnologia blockchain. A sua utilização está em alta. Segundo o Fintech Deep Dive: Digital Currencies 2022 Playbook de Apptopia, o download de apps de criptomoedas cresceu 400% em 2021 respetivamente ao ano interior. 

Criptomonedas, concepto clave de la Web3

NFT (Non-Fungible Tokens)

Os NFT (Non-Fungible Tokens) são unidades de valor que se dividem em bens não dispensáveis; isto é, na Web3, consiste num ativo digital permanente e único. Dados do SurveyMonkey apontam que 33% dos utilizadores da Internet nos Estados Unidos, afirmam saber o que são os NFT em janeiro de 2022, enquanto que a percentagem era apenas 13% em março de 2021. Os NFT ganharam também um grande protagonismo devido aos jogos play-to-earn dentro do universo gamer. 

Metaverso

O Metaverso é um ecossistema virtual que facilita a interação com outras pessoas com as quais não se partilha espaço físico, em experiências 3D imersivas e cheias de realismo. No Metaverso é possível realizar pagamentos criptomoedas, bem como possuir e negociar NFT’S. Apresenta um elevado potencial em várias áreas: trabalho, formação, lazer e, claro, publicidade.

DAO (Decentralized Autonomous Organizations)

As DAO (Decentralized Autonomous Organizations) são organizações em que a atividade da comunidade se regula através de  smart contracts, sem sujeição de qualquer lei ou entidade exterior. Dentro desta categoria destacam-se as DeFi, focadas em finanças descentralizadas

Web3, habitat natural da Geração Z

A Web3, está feita à medida da Geração Z, a primeira nascida como nativa digital. Esta faixa etária distingue-se pelo seu caráter empreendedor, independente e curioso, muito aberto a experimentar online.  Segundo a verificação de dcdx, 35% dos GenZers sabem o que é o Metaverso, enquanto que, segundo o SurveyMonkey, 50% conhece as criptomoedas.

De facto, trata-se da geração que mais adquire este tipo de moeda (16%), à frente dos millennials e da Geração X. Para além disso, 17% dos Genzers pensa que as suas poupanças em moeda cripto serão utilizadas para as suas reformas, de acordo com a 2022 Investopedia Financial Literacy Survey.

Mesmo no alvorecer da Web3, existem especialistas que falam de uma quarta geração de Internet, em que a Inteligência Artificial se estenderá a tudo o que nos rodeia (casas, carros, cuidados, fábricas…). Na Web3 e no que está ainda para vir, na Labelium estamos à sua disposição para o ajudar a conectar a audiências através de uma estratégia digital 360º. Contacte-nos!

Contate-nos