A análise de dados está a tornar-se cada vez mais relevante no ambiente digital. Não só nos permite compreender o que está a acontecer atualmente, como também nos pode ajudar a medir o desempenho das nossas ações.

Quanto ao Streaming de dados, tornou-se cada vez mais popular devido à crescente disponibilidade da Internet de alta velocidade e às tecnologias melhoradas de transmissão de dados. Tem também sido impulsionada pela popularidade dos dispositivos móveis, que permitem aos utilizadores aceder a conteúdos em qualquer altura e em qualquer lugar.

O que é Streaming de Dados?

O Streaming de dados refere-se à entrega de dados contínuos e em tempo real através de uma rede. Isto pode incluir streaming de vídeo ao vivo, música, actualizações das redes sociais e muito mais. Além disso, os dados são transmitidos em pequenos lotes. Isto permite aos utilizadores acederem à informação enquanto esta é transmitida, em vez de esperarem que seja descarregada completamente, como é o caso do DataMart.

Como se otimizam as análises de Streaming?

Segundo a Google, quando as empresas recolhem dados de algumas centenas de milhares ou mesmo milhões de eventos por segundo, o resultado é um conjunto de dados absolutamente desproporcionado. Com os sistemas tradicionais, pode levar dias a extrair informação valiosa de dados desta magnitude.

Para agir em tempo real, os dados precisam de ser processados e analisados em tempo real, o que é viável utilizando a plataforma e a infra-estrutura de transmissão de dados certas. Por exemplo, a análise de fluxo integrado nos produtos e serviços Google Cloud permite às empresas introduzir, processar e analisar fluxos de dados em tempo real.

Vantagens de Streaming

O Streaming tem várias vantagens em relação aos dados estáticos tradicionais. Algumas das vantagens mais significativas incluem:

  1. Os dados Streaming são transmitidos em tempo real, o que significa que se pode obter informação atualizada instantaneamente. Isto é útil em situações em que é necessário tomar decisões rápidas com base em informação atualizada.
  2. Escalabilidade: Os dados em fluxo contínuo podem ser facilmente escalados para se adaptarem a qualquer quantidade de dados a transmitir. Isto é especialmente útil em situações em que a quantidade de dados pode variar significativamente, tais como durante picos de tráfego.
  3. Facilidade de análise: Os dados Streaming podem ser facilmente analisados utilizando ferramentas de análise de dados em tempo real, permitindo-lhe identificar padrões e tendências em tempo real.
  4. Redução de custos: Pode reduzir os custos de armazenamento de dados, uma vez que os dados não têm de ser totalmente armazenados antes de serem analisados.

Que aplicações podem ter o streaming de dados no marketing digital?

A utilização de dados de streaming no marketing digital tem vindo a tornar-se uma prática cada vez mais comum. Algumas aplicações dos dados de streaming para o marketing digital incluem:

Personalização da experiência do cliente: A transmissão de dados pode ajudar as empresas a compreender melhor as necessidades e preferências dos clientes e a fornecer experiências personalizadas através de mensagens e ofertas direccionadas.

Análise em tempo real: O streaming de dados permite às empresas monitorizar as interacções dos clientes em tempo real, permitindo-lhes adaptar-se às tendências e ajustar as estratégias de marketing conforme necessário.

Publicidade programática: A publicidade programática utiliza dados de streaming para colocar ofertas em tempo real, permitindo às empresas mostrar anúncios relevantes aos clientes no momento certo.

Optimização da conversão: O streaming de dados pode ajudar as empresas a identificar pontos de fricção no processo de conversão e optimizar a experiência do utilizador para aumentar as taxas de conversão.

Rastreio de campanhas: O streaming de dados permite às empresas rastrear o desempenho das suas campanhas de marketing em tempo real e ajustá-las conforme necessário para alcançar melhores resultados.

O streaming de dados pode ajudar as empresas a melhorar a sua compreensão do comportamento dos clientes, adaptar-se rapidamente às tendências e melhorar a eficácia das suas campanhas de marketing digital. Para mais informações sobre como aproveitar os dados de streaming nas suas estratégias de marketing digital contacte a Labelium, onde encontrará uma equipa de especialistas digitais para o ajudar a alcançar novas oportunidades para o seu negócio.

Contate-nos
Labelium
Author