O mundo avança e com ele a forma de consumir, isso leva as marcas a serem obrigadas a adaptarem-se às mudanças. Entre essas mudanças está a forma de se comunicar e anunciar.

A publicidade Digital Out of Home (DOOH) aumenta muito o recall das marcas. É uma publicidade mais atraente e menos invasiva do que outros formatos de publicidade. De facto, 80% das pessoas que recebem o impacto de uma tela digital externa recordam.se da mensagem e é por isso que cada vez mais marcas estão a optar por esse tipo de publicidade.

Modelos de Compra

Quando se trata de publicidade digital exterior, existem dois modelos de compra:

Compra tradicional: Consiste em entrar em contato com um intermediários e este é o responsável pela gestão do inventário.

Compra programática : é um sistema de compra de espaços publicitários de forma automatizada. A publicidade é adaptada em tempo real e dirigida a um público segmentado. Além disso, com a compra programática, basta o anunciante acessar o inventário disponível e alugar aquele que se encaixa na sua estratégia e orçamento.

Possibilidades de formato interativo

Muitas empresas, grandes e pequenas, usam a publicidade digital out of home para chamar à atenção de seu público-alvo. A publicidade DOOH permite que as marcas se aproximem do seu público graças em grande parte à sua interatividade, uma de suas principais vantagens.

Alguns formatos nos quais a publicidade DOOH pode ser desenvolvida são:

1. Ecrãs sensíveis ao toque

Existem telas DOOH que possuem tecnologia touch, isso permite que o consumidor interaja com o ecrã e a publicidade com os próprios dedos. Isso pode incluir tocar no ecrã para obter mais informações ou realizar uma ação, como descarregar uma aplicação ou fazer uma compra.

2. Publicidade baseada em localização

Muitos dos ecrãs do DOOH usam tecnologia de geolocalização para exibir publicidade relevante em determinados locais específicos. Por exemplo, uma tela numa área comercial pode exibir anúncios de lojas próximas na área.

3. Publicidade personalizada

Alguns monitores DOOH podem usar tecnologia de reconhecimento facial para personalizar a publicidade exibida para cada consumidor com base na sua idade, sexo ou outras características.

4. Códigos QR

Existem ecrãs DOOH que incluem códigos QR (resposta rápida), isso permite que os utilizadores escaneiem o código com seus telemóveis para obter mais informações ou aceder a conteúdo extra. Além disso, permite também medir o número de pessoas que escaneiam o código. 

Dicas para criar um bom criativo Digital Out Of Home

Algumas dicas para melhorar a publicidade DOOH são:

  • Identificação: O anúncio deve poder ser rapidamente distinguido. 
  • Marca: A marca deve ser apreciada tanto nas cores quanto nos logotipos.
  • Tipografia: Deve ser limpa, clara e legível a 2 metros de distância.
  • Imagem: Recomenda-se que seja dominante e poderosa. Pode até usar vídeos.
  • Simplicidade: Não podemos esquecer que, neste tipo de publicidade, menos é mais.

O futuro do DOOH

DOOH é um meio de publicidade que está num crescimento constante, seja em popularidade como em uso. Algumas tendências futuras e desenvolvimentos esperados em DOOH:

Personalização: A personalização em DOOH é uma tendência crescente. Os profissionais de marketing estão a usar a tecnologia de rastreamento de público para adequar o conteúdo publicitário às pessoas que visualizam o ecrã em tempo real. Isso pode incluir o uso de dados como idade, sexo, localização e comportamento de navegação para fornecer anúncios mais relevantes e personalizados.

Uso de dados em tempo real: Espera-se que o uso de dados em tempo real para DOOH cresça significativamente no futuro. Os anunciantes podem usar dados de tráfego, clima e eventos em tempo real para adaptar o conteúdo da publicidade às mudanças nas condições ambientais. Isso pode incluir o uso de publicidade de produtos relacionados ao clima, promoções especiais em horários de alto tráfego e publicidade de eventos em tempo real.

Integração com outras tecnologias: DOOH integra-se com outras tecnologias no futuro, permitindo experiências de anúncios mais emocionantes e eficazes. Isso pode incluir a integração com tecnologias de realidade aumentada e virtual, bem como tecnologias IoT (Internet of Things) para fornecer publicidade em tempo real em locais como aeroportos e estações de transporte público.

Em suma, caminhamos para um futuro em que a publicidade digital avança para formatos mais interativos, personalizáveis ​​e com forte impacto no utilizador. É por isso que cada vez mais marcas estão a optar pela publicidade DOOH. Além disso, ela conseguiu destacar-se entre os formatos de publicidade digital em muito pouco tempo. Por exemplo, graças à estratégia Labelium Play, a Sephora multiplicou a notoriedade da sua marca Benefit com uma campanha DOOH em Madrid e Barcelona e alcançou quase 2 milhões de impactos numa campanha DOOH programática para a marca Huda Beauty.

Para obter mais informações sobre DOOH e a elaboração de uma estratégia personalizada, entre em contacto!

Contate-nos
Labelium
Author