Com a chegada de 2023, a publicidade audiovisual online enfrenta uma fase de diversificação em termos de formatos, espaços e públicos-alvo.  Com o fim da pandemia da COVID-19, os cidadãos saem de casa entusiasmados por novas experiências, obrigando as marcas a experimentar fórmulas de comunicação inovadoras para captar a sua atenção. Isso inclui ambientes imersivos, posicionamentos DOOH (Digital Out Of Home) ou microvídeos TikTok prontos para serem consumidos a qualquer hora e em qualquer lugar. A Labelium Portugal analisa estas e outras tendências do panorama audiovisual digital em 2023 essenciais a ter em conta para traçar uma estratégia online eficaz nos próximos meses.

1. Mais investimento em campanhas DOOH

A publicidade digital out of home (DOOH) apresenta-se como o grande choque deste ano dentro do Marketing Mix. O estudo VIOOH Programático DOOH 2022. State of the Nation , realizado com uma amostra de mil Marketing Managers de cinco países, indica que 60% das campanhas publicitárias que serão realizadas nos próximos 18 meses incluirão ações de marketing DOOH . 

Este canal é ideal para promover a estratégia digital em tempos de inflação e crise econômica pois permite explorar novos alvos e aumentar o alcance dos anúncios. De fato, 21% dos entrevistados pelo VIOOH afirmam ter reorganizado os orçamentos para alocar mais investimentos ao DOOH em 2023.

Para tirar o máximo partido do DOOH, abrem-se duas linhas de trabalho: por um lado, a utilização de dados registados em tempo real, em colaboração com técnicas de análise preditiva para otimização imediata de campanhas; por outro, a gestão tática para evoluir dos objetivos de Brand Lift para abordagens de Brandformance orientadas para resultados mensuráveis ​​em termos de conversão.

Pantallas de publicidad DOOH en Times Square, Nueva York

2. TikTok conquista a liderança em Social

Nem Facebook nem Twitter: a plataforma que marcará o ritmo em 2023 no campo Social será o TikTok . Já falamos no nosso nosso post sobre as principais tendências digitais deste ano que a app planeava fechar 2022 com 800 milhões de contas a mais do que em 2021. Dados do Insider Intelligence confirmam a sua progressão: os utilizadores dos EUA gastarão em média 48 minutos por dia para consumir Conteúdo do TikTok em 2023, dois minutos a mais do que em YouTube.

Mas a influência do TikTok vai muito além. A Geração Z o adotou como principal motor de pesquisa, em detrimento do Google, para consultar informações sobre novos produtos e serviços. A esta mudança no comportamento de busca online devemos acrescentar que a Amazon está de olho na plataforma de micro-vídeo. Até se propôs copiá-lo : começou a experimentar um feed de conteúdo semelhante ao do TikTok em uma clara aposta no Social Shopping para estimular as vendas.

3. Novos canais de publicidade em CTV e plataformas de streaming

O aumento generalizado dos preços nos últimos meses levou muitos utilizadores a aplaudir as assinaturas mais baratas das plataformas de streaming em troca de publicidade. A perspectiva de inserir publicidade em novos locais (como Netflix e Disney+) , entre outros já disponíveis na Connected TV, oferece às marcas uma oportunidade de ampliar o seu alcance, alcançando públicos até então inacessíveis justamente nos momentos de maior receptividade.

Espectador de la Generación Z viendo contenido de plataformas de streaming o Connected TV

4. Sustentabilidade como valor transversal na estratégia audiovisual

O compromisso com a sustentabilidade permeia todos os níveis da área empresarial e, em 2023, consolidará-se como eixo central da comunicação publicitária. A publicidade audiovisual online não pode perder de vista correntes como a da comunidade de thrifters do Tiktok, que são fãs de roupa em segunda mão e promovem o reaproveitamento de roupas e acessórios.

O consumo responsável, a reciclagem ou a escolha de materiais ecológicos serão questões a destacar como argumento de venda para chegar a setores com maior consciência verde. A sustentabilidade também passará pela gestão dos recursos digitais, otimizando o tamanho e o peso dos assets da campanha , bem como o uso do espaço de armazenamento local ou na nuvem.

5. Experiências imersivas dentro e fora do Metaverso

hype do Metaverso terá uma perspectiva mais realista em 2023, voltada para a virtualização progressiva das atividades. As previsões do Think with Google falam de uma integração da Realidade Aumentada na navegação, criando experiências imersivas que farão com que mais de um terço dos integrantes da Geração Z utilizem esse tipo de tecnologia nas suas compras de e-commerce daqui até 2025. Essas ferramentas vão ser usadas para, por exemplo, verificar como uma peça de roupa nos serve sem a experimentar, ou ver como um móvel se encaixaria na decoração da nossa casa.

Trabalhamos todos os dias para estar à frente das tendências da publicidade audiovisual digital em Áudio, Vídeo, TV conectada, DOOH e Gaming. Se deseja incorporá-los à sua estratégia online em 2023, podemos aconselhá-lo e acompanhá-lo na implementação. Contacte-nos!

Contate-nos
Labelium
Author