No julho passado, Prabhakar Raghavan, vice-presidente senior do Google, explicou os resultados de uma pesquisa com americanos entre 18 e 24 anos sobre o seu comportamento na Internet. Uma das conclusões chamou a atenção: cerca de 40% dos participantes utilizam plataformas como TikTok ou Instagram para realizar pesquisas.

A Fortune adotou sua abordagem: “40% dos jovens, quando procuram um lugar para comer, não vão ao Google Maps ou ao motor de pesquisa. Eles vão ao TikTok ou Instagram. ” Essas preferências da Geração Z também influenciam sua escolha de motores de pesquisa de shopping e discovery.

Mudanças no comportamento do utilizador nas pesquisas

O cenário das redes social é dinâmico e está em constante mudança. O Washington Post recentemente coletou um estudo do Pew Research Center sobre as transformações pelas quais as redes sociais a passar. Por exemplo, na edição de 2015 desse mesmo estudo, 71% dos adolescentes afirmaram usar o Facebook. Hoje, apenas 32% o fazem. Já o Instagram coleta parte desses perfis e é visitado por 62% dos adolescentes. 

Mas o aplicativo que mais cresceu nos últimos anos é sem dúvida o TikTok. Basta conferir os dados do estudo da Cloudfare, empresa especializada em performance web. De acordo com sua classificação de domínio superior, durante o ano passado, 2021, o TikTok tornou-se o principal site da Internet, substituindo o próprio Google.

Essa realidade também se aplica aos motores de pesquisa de shopping e discovery. E nesse espaço, a Amazon é preferência dos utilizadores. A principal diferença é que a Amazon não funciona como um motor de pesquisa global, mas sim como uma plataforma específica de compras.

Os dados também são claros neste caso. De acordo com o Consumer Trends Report, realizado pela Jungle Scout e correspondente ao terceiro trimestre de 2022, os compradores têm mais probabiidade de procurar produtos na Amazon (63%) do que nos motores mais populares, como Google, Bing ou Yahoo (49%).

Jovem da geração Z realiza uma busca online com seu smartphone

Estratégias para se conectar com os utilizadores nos novos motores de pesquisa de shopping

A relevância desses novos modelos de procura exige a realização de estratégias para se posicionar não só no Google, mas também em plataformas à margem que possuem regras próprias. Da mesma forma, as marcas têm à sua disposição novos formatos de publicidade nos ambientes em que seu público-alvo frequenta, o que pode tornar-se uma nova forma de se conectar com a geração Z. 

Chaves de posicionamento da Amazon   

Assim como o Google possui um algoritmo para posicionamento orgânico, atualizado recentemente com o Útil Content Update, a Amazon possui um algoritmo próprio, o A9 , que classifica os produtos que mostra ao usuário quando ele realiza uma busca pela plataforma.

Para otimizar a Organic Search Visibility, aspectos como o título, o uso de keywords back-end, a qualidade das imagens, a credibilidade ou o número de reviews devem ser levados em consideração nas listas de produtos. No nosso artigo Amazon Retail Readiness e neste guia da Amazon , encontramos as dicas de SEO mais importantes para otimizar esse conteúdo. 

Uma fórmula mais direta para atingir o consumidor que busca inspiração ou artigos específicos durante a buyer’s journey é apostar na publicidade na plataforma. A Amazon permite diferentes tipos de anúncios, variedade de formatos e veiculações. Na página Amazon Ads, todas as opções de publicidade disponíveis para o gigante e-commerce são coletadas e explicadas. 

Chaves de posicionamento no TikTok 

O algoritmo do TikTok funciona como um sistema de recomendação que seleciona os vídeos que aparecerão na página de cada utilizador com base no seu comportamento, sua interação, a qualidade do vídeo, as configurações de cada conta e as informações incluídas pelo criador.

Planear conteúdos exclusivos para a rede social ou incluir keywords nas descrições e utilizar hashtags é fundamental para ganhar visibilidade. A frequência de publicação e a interação com os usuários também são decisivas para alcançar um posicionamento ideal. 

E, da mesma forma, os formatos publicitários representam um suporte muito relevante. De acordo com o The New York Times, o TikTok tornou-se um gigante da publicidade digital, com mais de US$ 10 bilhões em receita em 2022. Faz mais de dois anos que o TikTok lançou a sua plataforma de publicidade TikTok For Business, que funciona como um hub de publicidade que permite criar, lançar e medir os resultados das campanhas, mas também constitui um espaço de aprendizado para especialistas em Paid.  

Chaves de posicionamento no Instagram 

Segundo dados do Instagram, 90% dos utilizadores da rede social seguem pelo menos uma empresa. As boas práticas com keywords são decisivas nesta rede social para que o algoritmo do Instagram mostre com mais frequência as publicações do perfil. Também as hashtags e otimize o perfil de acordo com as recomendações da plataforma. 

De acordo com uma pesquisa com profissionais de global marketers e coletada pela Statista, para 27% das empresas B2C e 19% das empresas B2B, o Instagram é a plataforma social mais importante para os negócios. A partir do Instagram for Business, um amplo campo de possibilidades se abre para os anunciantes, que têm a capacidade de segmentar o público e impactar os nichos interessantes para maximizar as vendas.   

As novas tendências de shopping e discovery entre as gerações mais jovens representam um desafio para as empresas, mas também uma grande oportunidade. Na Labelium sabemos como o ajudar a aumentar a visibilidade e relevância da sua empresa nas plataformas mais poderosas . Não duvide. Pergunte-nos!

Contate-nos
Labelium
Author