O marketing digital é uma das áreas que mais se transforma ano após ano, sendo essencial estar atualizado sobre as tendências para não perder oportunidades de crescimento. Por esse motivo, na Labelium Portugal, compilamos neste artigo as 8 previsões mais destacadas no marketing digital para 2024.

1. A IA Generativa continuará a ter impacto no setor

A IA é uma das tendências que mais marcou o ano de 2023, principalmente porque essa tecnologia começou a consolidar-se, oferecendo diversas possibilidades para agilizar e otimizar processos em diversas áreas do dia a dia das empresas.

Graças ao aumento da automatização e aprendizagem autónoma a partir de dados, os anunciantes podem adaptar-se melhor às necessidades das suas audiências, pois através dela podem desenvolver melhores produtos, criar mensagens mais eficazes e descobrir melhores formas de impactar o seu público-alvo.

Assim, a IA generativa continuará a crescer e a integrar-se ao setor, criando novas oportunidades e sinergias para automatizar diferentes processos e enriquecer outros. Isso permitirá que as equipas operem de forma mais eficiente no dia a dia, dedicando-se à análise e realização de trabalhos mais estratégicos e orientados para o negócio.

2. Realidade Aumentada para melhorar as experiências com Publicidade

A realidade aumentada contribuirá para oferecer experiências com a publicidade mais imersivas e personalizadas aos consumidores. Considerando que os utilizadores estão expostos a milhares de estímulos, captar a sua atenção tornou-se crucial para ganhar destaque entre a concorrência. Portanto, a personalização e a criação de experiências únicas continuarão a ser essenciais para se destacar.

3. Sustentabilidade Digital, uma oportunidade para as marcas

De acordo com o Índice Anual de Problemas Globais 2023 da Semrush, a sustentabilidade é uma das maiores preocupações da população mundial, especialmente das gerações mais jovens.

Isso destaca a crescente importância da sustentabilidade digital, uma vez que os consumidores estão cada vez mais conscientes dessa realidade e sensíveis a essas questões. Portanto, a sustentabilidade digital representa uma oportunidade única para as marcas reforçarem os seus laços com os consumidores que partilham os mesmos valores, um factor que será diferencial vs a concorrência.

4. Crescimento de outros Canais Digitais

Em 2024 vamos assistir a um crescimento de outros formas de impactar os utilizadores como:

  • Connected TV: A Televisão Digital atingiu um total de 35,2 milhões de espectadores únicos em janeiro de 2024, conforme os dados de um relatório da Barlovento. A migração para plataformas de streaming e a personalização de anúncios em televisões digitais oferecem às marcas oportunidades únicas para alcançar audiências específicas com mensagens altamente relevantes.
  • DOOH (além do outdoor convencional): Este tipo de publicidade tem se destacado há muitos anos e continuará a surpreender em 2024. Graças à segmentação precisa, as marcas poderão adaptar seus anúncios com base em fatores como clima, hora do dia ou eventos, entre outras opções.
  • Out of Phone: A nova solução de publicidade do TikTok permite que as marcas aumentem o alcance das suas campanhas de publicidade para além da plataforma, alcançando uma audiência mais ampla em vários écrans ao redor do mundo.

5. Vídeo como canal essencial 

O vídeo tem sido um dos formatos-chave nas estratégias de marketing digital nos últimos anos e continuará a estar em alta em 2024, especialmente por meio de vídeos curtos e diversos. A sua diferenciação estará em ter uma abordagem mais humana e próxima, enfatizando a personalização para incentivar a participação do utilizador.

Além disso, é importante destacar que o vídeo não é apenas um formato popular de conteúdo, mas uma ferramenta estratégica que pode impulsionar o sucesso de uma estratégia de marketing B2B.

6. Segmentação Contextual

A segmentação contextual concentra-se no contexto em que o utilizador se encontra, em vez de utilizar os seus dados pessoais. Isso significa impactar os utilizadores com base no conteúdo e no contexto da página onde o anúncio está inserido, em vez de impactá-los com base nos hábitos de navegação individuais.

Em 2024, essa tendência será fundamental, pois haverá um maior desenvolvimento de tecnologias que permitirão aos anunciantes implementar estratégias de publicidade contextual de maneira mais eficaz, principalmente num ambiente sem cookies.

7. Digi Influencers

A personalização é uma das principais vantagens que impulsionaram o sucesso do marketing de influencers nos últimos anos. Cada vez mais marcas apostam nesse tipo de estratégia para dar visibilidade aos seus produtos.

Com a chegada da Inteligência Artificial, os digi influencers (influencers gerados por IA) estão a tornar-se cada vez mais populares, especialmente porque permitem reduzir custos. Por essa razão, não se deve desconsiderar a possibilidade de implementar estratégias híbridas de influencers, envolvendo criadores humanos e criadores gerados por IA, para oferecer conteúdo inovador e diferente.

8. Evolução na análise de dados

Com o aumento de plataformas, novos canais e comércio eletrónico, a fragmentação do mercado representa uma oportunidade para evoluir na análise de dados. Estudos de medição de atenção integrados nas plataformas podem ajudar a otimizar as ações realizadas nelas, proporcionando uma perspectiva diferente. Além disso, funcionalidades como a medição geolocalizada do utilizador em campanhas com objetivos Drive-to-Store vão se tornar mais comuns no dia a dia.

Outras tendências a serem observadas:

  • Desaparecimento de cookies de terceiros: A privacidade e o desenvolvimento de utilização de dados de first-party data tornam-se cruciais, utilizando soluções como Enhanced Conversions, Consent Mode ou CAPI para enriquecer e compreender o modelamento de conversões.

Na Labelium, estamos preparados para incorporar as mais recentes tendências do marketing digital de 2024 nas nossas estratégias online. Se te questionas sobre como podes aplicá-las para promover a tua marca, não hesites em falar connosco. Trabalharemos em conjunto para alcançar os teus objetivos mais ambiciosos no novo ano.

Contate-nos