Cerca de 60% dos utilizadores da Internet em todo o mundo compram um produto ou serviço online todas as semanas. Essa é uma das conclusões do relatório Digital 2022, realizado pela Hootsuite e We Are Social. Diante dessa procura, os modelos de negócios de e-commerce estão a multiplicar-se. Um deles é o Dropshipping. Vejamos em que consiste. 

O que é Dropshipping?

O sistema Dropshipping é uma simplificação do processo de vendas online em que a empresa é apenas uma intermediária entre o cliente e o fornecedor. Ou seja, a sua função centra-se em apresentar o produto ao cliente na loja online, receber a encomenda e processar o pagamento. É o fornecedor quem armazena o produto e gere a preparação e o envio dos itens. 

A empresa não precisa, portanto, arcar com os gastos relacionados a armazenagem e logística, logo o investimento é significativamente menor. A sobrevivência do negócio exige o estabelecimento de uma relação de absoluta confiança com as empresas fornecedoras, bem como estratégias de marketing eficientes para conduzir o cliente ao e-commerce. 

É um modelo muito interessante para empresas que estão a começar devido à sua flexibilidade e baixo custo. O seu crescimento promete ser constante nos próximos anos. Um estudo da Statista aponta que em 2020, o valor de mercado do Dropshipping era de 128,6 mil milhões de dólares. As estimativas preveem que, em 2026, chegue a 476,1 mil milhões de dólares. 

Vantagens do Dropshipping   

Este modelo oferece várias vantagens em relação ao tradicional, especialmente para uma loja online que está a dar os primeiros passos:

  • Investimento reduzido. O facto de não precisar ter stock prévio facilita o investimento. O dropshipper só será pago por cada produto vendido. 
  • Possibilidade de tentativa e erro. Permite incluir um tipo de produto no catálogo e observar a reação do consumidor. Caso não tenham sucesso, podem ser alterados sem custos. 
  • Negócios escaláveis. Dependendo dos pedidos recebidos, é possível expandir o catálogo automaticamente. 
  • Ideal para lançar no mercado. Dropshipping não requer uma estrutura ou muitos recursos. Pode ser compatibilizado com outros projetos simultâneos e aumentar ou diminuir o tempo de dedicação dependendo dos resultados. 

Desvantagens do Dropshipping 

Elementos menos benéficos também estão a aparecer em comparação com outros modelos de negócios. Indicamos os principais:

  • Margem de lucro baixa. Os lucros são distribuídos entre os envolvidos no processo e boa parte deles costuma ficar com o fornecedor. Isso faz com que a loja online receba uma pequena percentagem. 
  • Falta de controlo. A não centralização da logística deixa pouco espaço de manobra em caso de algum erro nos embarques, o que pode prejudicar a imagem da marca.
  • Dificuldade de diferenciação. Existem inúmeras lojas online que operam neste modelo. Uma boa estratégia de marketing digital é essencial para se destacar da concorrência.

As melhores estratégias de marketing digital para o modelo Dropshipping

Em 2021, o comércio online representou 19,6% das venda a retalho no mundo. E, conforme o estudo Statista, nos próximos anos a percentagem aumentará. O marketing torna-se um valor essencial para impactar o consumidor. Vamos ver as melhores estratégias para fazer um negócio que segue esse sistema impactar o seu target. 

  • A importância do SEO. Posicionar a loja online nos primeiros lugares é fundamental para o utilizador a acessar. De acordo com um relatório da Zero Limit Web, mais de 67% de todos os cliques estão nos cinco principais resultados de pesquisa que aparecem no Google. Para atingir os clientes de um e-commerce é fundamental seguir as recomendações para ganhar visibilidade com SEO
  • Atrair o público no ecossistema Social Media. Fazer uma análise de qual é o canal mais adequado para o nicho de negócios é a etapa anterior. Uma vez conhecidas, as redes sociais tornam-se grandes aliadas para atingir o consumidor. Um estudo da GWI indica que 27% dos internautas usam as redes sociais como fonte de inspiração para descobrir novos produtos para comprar. 
  • Publicidade no Google e nas redes. Ao dar os primeiros passos no Dropshipping, é preciso se posicionar no top of mind do público. A maneira mais rápida de conseguir isso é por meio de conteúdo promovido nas médias sociais e no uso do Google Ads. Neste último caso, ao medir resultados, é aconselhável usar conversões aprimoradas no Google Ads para obter uma visualização correta da atribuição de conversão. 
  • E-mail marketing. As campanhas de e-mail são muito eficazes para obter clientes recorrentes. Informações de interesse, ofertas e promoções ajudam a manter o relacionamento e estimulam o retorno à web. 
  • Atendimento ao cliente. Manter os canais de atendimento e sanar dúvidas e erros de entrega é fundamental para conquistar a confiança do consumidor. Seja por chat, e-mail ou suporte por telefone, se o atendimento da empresa for excelente, 78% dos consumidores voltarão a fazer negócios com uma empresa após um erro, segundo dados da Salesforce
  • As avaliações, fundamentais na jornada do comprador. As opiniões dos outros são altamente valorizadas pelos utilizadores ao tomar uma decisão de compra. É importante oferecer uma resposta rápida e empática às críticas e oferecer explicações e soluções para todas elas. Um estudo da Podium observou que 82% dos consumidores já compraram um produto com base no conteúdo de uma avaliação em alguma ocasião. 

Se está a iniciar um novo projeto online, o Dropshipping é uma ótima opção para dar os primeiros passos e escalar o seu negócio com o apoio das melhores estratégias de marketing digital. Na Labelium sabemos como o ajudar a transformar a sua ideia num sucesso. Contate-Nos!

Contate-nos
Labelium
Author