2023 já está aí. Um ano que se aproxima marcado pelo pessimismo devido às tensões da guerra e à inflação. No entanto, as empresas online não podem dar-se ao luxo de levantar o pé do acelerador. Segundo a Statista, o volume de vendas no e-commerce global chegará a 6,3 trilhões de dólares no próximo ano, 600 mil milhões a mais do que em 2022. E a progressão continuará imparável até 2026, quando as transações chegarão a 8,1 trilhões de dólares.

É hora, portanto, de marcar território na internet, para que é imprescindível estar atualizado com as tendências do marketing digital para 2023. Na Labelium reunimos neste artigo as 8 previsões mais marcantes do setor para o novo ano.

1. Retail Phygital

Após os bloqueios do coronavírus, os consumidores já não abrem mão das vantagens e conveniência do e-commerce. A Forrester aponta que em 2023 aumentará a demanda por experiências omnicanal que unam o melhor o Retail e do e-Retail.

Nesse contexto, ganha força o conceito de Retail Phygital, que aconselha os pure players online a estenderem sua presença para o comércio físico e vice-versa. Algumas propostas para isso são:

  • Lojas pop – up, estabelecimentos que vendem produtos complementares ou fluxos BOPIS (Buy Online, Pick Up in Store) para desvirtualizar marcas 100% digitais.
  • Corredores sem fim ou endless aisles nas lojas, que permitem aos clientes encomendar artigos fora de stock para os receber em casa assim que estiverem disponíveis.

2. Consolidação do TikTok

O TikTok encara 2023 como a plataforma de entretenimento online mais dinâmica, um ponto de encontro para a geração Z e para novas comunidades emergentes. A Business of Apps prevê que o TikTok termine 2022 com 1,8 mil milhões de utilizadores, após uma escalada de nada menos que 80% face aos mil milhões de contas com que fechou o ano passado. Resta saber se o saldo económico deste ano é tão positivo quanto o de 2021, quando o TikTok registrou 4,6 bilhões de dólares em receita, 142% a mais que em 2020.

3. Implementação final do Google Analytics 4

Migrar para o Google Analytics 4 torna-se obrigatório em 2023. O Google alertou que a versão anterior de sua ferramenta de análise, o Universal Analytics, não regista mais dados a partir de 1º de julho . Durante a segunda metade do ano, o Analytics 4 se tornará o único padrão de referência, e só será possível baixar os relatórios armazenados antes de serem finalmente excluídos.

4. Contagem regressiva para o adeus aos cookies no Chrome

Outra contagem regressiva em andamento é o desaparecimento dos cookies de terceiros no Chrome, previsto pelo Google para o final de 2024. 2023 é o momento chave para apostar em dados first-party e implementar soluções analíticas que mitiguem possíveis perdas de dados. No campo das campanhas publicitárias, existem dois recursos essenciais para continuar medindo os resultados com precisão: o modo de consentimento do Google e as conversões otimizadas ou conversões otimizadas no Google Ads.

5. Pesquisa visual e social, novas tendências de pesquisa

A hegemonia do Google como ambiente de busca começou a vacilar. E não a favor de outros motores, mas do ecossistema Social Media e aplicativos de entretenimento. O estudo Connecting the dots 2023 da GWI destaca que, ao procurar informações sobre produtos ou serviços, a Geração Z prefere fazê-lo em plataformas sociais como YouTube, Instagram ou o próprio TikTok. 48% dos membros dessa faixa etária escolheram essa opção como favorita, em comparação com 44% que permanecem fiéis ao Google e afins.

Isso abre as portas para um 2023 com comportamentos de pesquisa cada vez mais complexos , como a combinação de várias pesquisas de texto e imagem no Google Lens que o Google MUM torna possível, ou Visual Search, que favorece a promoção do Visual Commerce.

Um homem tira uma foto de tênis na vitrine de uma loja para usar na Pesquisa visual

6. Live Streaming E-commerce e AR Shopping

A expectativa em torno do Metaverso é dar asas a fenómenos que, embora não exijam óculos de Realidade Virtual e Realidade Aumentada, apresentam ao utilizador uma experiência online imersiva para realizar compras. É o caso do e-commerce com live streaming ou das funcionalidades de AR para shopping anunciadas recentemente pelo Google. Ajudam a determinar o tom de pele para escolher a maquilhagem perfeita ou permitem observar artigos de moda em 3D.

7. Conteúdo gerado por IA: sim, não, depende?

A Inteligência Artificial tem cada vez mais peso nas tendências do marketing digital (por exemplo, no e-commerce). Mas há algumas funcionalidades, como a geração automática de textos , que ainda despertam suspeitas. O algoritmo de atualização de conteúdo útil do Google revelou a intenção do mecanismo de busca de punir sites que abusam desse tipo de conteúdo. Haverá penalidades de classificação por esse motivo em 2023?

8. Data Democratization: Dados ao alcance de toda a organização

A ampla gama de painéis de fácil utilização e soluções de autoatendimento concede acesso aos dados para (quase) todos os públicos. O fenómeno da Data Democratization marcará a evolução das políticas de gerenciamento de dados ao longo de 2023, economizando tempo e esforço nas atividades diárias de todos os departamentos.

Na Labelium estamos preparados para incorporar as tendências de marketing digital de 2023 nas nossas estratégias online. Deseja aplicá-las à sua marca? Fale conosco. Trabalharemos em conjunto para que alcance seus objetivos no novo ano. 

Contate-nos
Labelium
Author