A aplicação de Advanced Analytics no desenvolvimento de negócios é cada vez mais recorrente. A integração de soluções de Inteligência Artificial e aprendizado de máquina na análise de dados permite-nos dar um passo à frente no planeamento de estratégias de vendas e até na definição de produtos, e o C-suite de grandes empresas está mais consciente da sua importância. Isto reflete-se na Advanced Analytics Market Size, Share & Trends Analysis Report 2022-2030, do relatório Grand View Research, que estima que o valor global do mercado de soluções de análise avançada crescerá a uma taxa anual de 21,1% entre 2022 e 2030.

Também conhecido como Advanced Analytics, disponibiliza diferentes metodologias de análise de dados para as empresas, tendo como principal expoente a analítica descritiva, preditiva e prescritiva. Em que consiste cada uma destas ramificações e como elas contribuem para a estratégia digital?

Análises descritiva, preditiva e prescritiva

Os sistemas de análise descritiva, preditiva e prescritiva fornecem fórmulas para analisar os dados disponíveis. Cada um deles serve para tirar conclusões diferentes:

  • A análise descritiva mostra o que aconteceu no passado ou, em alguns casos, o que está a acontecer em tempo real.
  • A análise preditiva avança o que é mais provável de acontecer no futuro: antecipa eventos.
  • A análise prescritiva sugere linhas de ação para intervir a nosso favor em cenários hipotéticos.

1. Análise descritiva

Das três, a análise descritiva é a mais difundida em ambientes de negócios e no campo do marketing digital. Especialistas nesta disciplina usam como base os dados armazenados durante um determinado período de tempo. Sobre eles, eles estudam as variações de uma série de métricas e KPIs para obter uma descrição quantitativa do que aconteceu. As conclusões são expressas através de gráficos, relatórios e dashboards para que sejam facilmente compreensíveis e interpretáveis ​​por todos os departamentos da organização.

Hoje, a tecnologia permite que a análise descritiva seja aplicada mesmo em tempo real. As redes distribuídas, o avanço do 5G, o edge computing e a Internet of Things (IoT) abrem as portas para uma redução considerável na latência no processamento de dados.

2. Análise preditiva

A análise preditiva também baseia-se num conjunto de dados recolhidos durante um período específico, mas concentra-se em determinar o que acontecerá a seguir. Esse tipo de análise procura padrões na sequência do que está a ser estudados e usa-os para criar um modelo preditivo. É aí que o machine learning entra em ação: os analistas lidam com conjuntos de dados (extraídos, por exemplo, de data lakes) para executar o modelo para melhorar a sua fiabilidade.

A análise preditiva é extremamente útil em Business Intelligence. A previsão de processo para adequar a oferta ou a produção é um dos exemplos mais consagrados desse tipo de análise, mas também serve, por exemplo, para prever o comportamento individual de cada cliente por meio do estudo do Customer Lifetime Value. Desta forma, pode detectar-se as oportunidades de up selling, estimular compras recorrentes ou reter subscritores com a melhoria das condições contratuais.

No ecossistema da Google, a substituição do Universal Analytics pelo Google Analytics 4 representa um compromisso firme de explorar a análise preditiva no Marketing Digital. O Google Analytics 4 permite que sejam implementados modelos de atribuição baseados em dados que vão muito além do último clique, ajudando a identificar quais os utilizadores que têm maior probabilidade de se converter, bem como segmentar a publicidade programática audiovisual ou campanhas Performance Max.

3. Análise prescritiva

O poder da análise prescritiva reside não apenas em prever o que vai acontecer, mas em determinar como influenciar os eventos para que eles se desenrolem de maneira benéfica aos nossos interesses. Esse tipo de análise valoriza o histórico acumulado, leva em consideração as previsões que surgem das tendências identificadas e sugere como agir de acordo.

A análise prescritiva baseia-se nos dados primários armazenados pelas organizações e nos dados não estruturados gerados por outras fontes ou extraídos da monitorização do comportamento online dos utilizadores. Uma das áreas em que esta abordagem se tornou mais consistente é a Gestão de Receitas no setor hoteleiro.

Análise prescritiva, a chave para uma estratégia digital mais eficaz?

Do ponto de vista de estratégia digital, a análise prescritiva tem muito para oferecer: permite prever quando lançar uma campanha, por quanto tempo, em que media e qual o investimento a dedicar para maximizar os resultados. Um relatório da Allied Market Research identifica que o mercado global de análise prescritiva será valorizada a uma taxa anual de 26,6% nos próximos anos, atingindo um volume de mais de 12 bilhões de dólares até 2026.

Quer explorar todo o potencial do Advanced Analytics para impulsionar o seu negócio? Na Labelium podemos acompanhá-lo na implementação de análises descritivas, preditivas e prescritivas na sua organização. Entre em contacto connosco, e vamos fazer os dados falarem por si!

Contate-nos