CSR Labelium Group

Conheça a footsprint, a nova agência de sustentabilidade digital da Labelium

A construção do ecossistema digital do futuro não precisa de prejudicar o desempenho dos negócios. É por isso que a agência global de desempenho de e-commerce, Labelium, lançou o footsprint: o primeiro parceiro end-to-end de gerenciamento de mudanças de sustentabilidade digital.

A nova divisão da Labelium visa acelerar a descarbonização da indústria digital, capacitando as empresas a reduzir suas emissões de carbono por meio de esforços de marketing digital responsáveis ​​e sustentáveis. A marca é liderada por Elisa Boivin, Diretora ESG da Labelium Americas, com forte experiência em performance digital.

Ao trabalhar na encruzilhada das ciências com uma equipa experiente de especialistas em meio ambiente e digital, a pegada melhora as métricas de sustentabilidade digital ao mesmo tempo que oferece desempenho de e-commerce.

Comprometida em impactar positivamente o planeta e a sociedade, a divisão distribuirá 10% das suas margens para projetos ambientais e sociais por meio de parceiros aprovados, como 1% para os projetos de reflorestamento Planet, Ecologi e Eden. 

Três coisas que precisa saber sobre footsprint:

  1. O digital está (muito) atrasado no campo da sustentabilidade, e a pegada foi criada para liderar a mudança. 

Com quase 40 mil milhões de toneladas de CO2 geradas todos os anos, a indústria digital global já possui uma pegada de carbono maior do que toda a aviação civil. Atrasado no jogo da sustentabilidade e ainda não contabilizado nos índices ESG atuais, espera-se que o setor gere 8% das emissões mundiais até 2025.* 1

Se a fabricação de dispositivos e o lixo eletrónico são frequentemente apontados como os principais causadores de poluição, o impacto do e-commerce e da publicidade online é enorme – e a disparar.

  • Pesquisas mostram que a média das páginas da Web de hoje é quase 4,5 vezes o tamanho de uma página da Web em 2010, consumindo mais eletricidade do que antes.* 2
  • Estima-se que a campanha publicitária média gere 5,4 toneladas de CO2e* 3 – o que representa cerca de 35% da pegada média anual de carbono de uma pessoa no Canadá. *4
  1. A missão da footsprint é capacitar os seus clientes na transição para práticas digitais mais responsáveis ​​e sustentáveis.

Enquanto o desejo de agir está a tornar-se crítico, com crescente pressão de instituições e opinião pública (um estudo recente na França mostrou que 92% dos entrevistados de 15 a 24 anos exigem das marcas que tomem medidas para reduzir o impacto ambiental das suas comunicações* 5 ), a transformação para a sobriedade digital representa um enorme desafio. 

De fato, abrange um escopo muito amplo de ações e conhecimentos. Estudos mostram que o setor sofre de uma grave falta de orientação: 63% dos profissionais que planeam medir e reduzir o seu impacto de carbono não sabem por onde começar* 6 .

A footsprint foi criada como um parceiro de gerenciamento de mudanças de ponta a ponta. A sua missão é capacitar as empresas a fazer a transição para práticas digitais mais responsáveis.

  1. Do web design à publicidade, a footsprint fornece serviços para otimizar toda a cadeia de valor digital.

Das fundações de sites à publicidade digital multicanal, o footsprint fornece uma compilação completa de soluções digitais sustentáveis, construídas com uma metodologia baseada nas pesquisas mais recentes do setor:

  • Web design sustentável para garantir que os sites coloquem as pessoas e o planeta em primeiro lugar por meio de eficiência e sustentabilidade por design.
  • Media responsável para reduzir as emissões de publicidade e aumentar o desempenho da media.
  • Publicidade de impacto social para desenvolver uma abordagem de publicidade alinhada com as metas de marketing que geram impacto positivo mensurável por meio de uma rede de parceiros confiáveis ​​de mídia e tecnologia.

Desenvolvidos com uma forte mentalidade ecológica e de desempenho empresarial, todos os serviços conciliam sustentabilidade e desempenho digital:

  • De um impulsionador de visibilidade e engagement…: a publicidade de media responsável e de impacto social comprovadamente gera maior lembrança da marca e mais interações do que os anúncios regulares, principalmente quando se trata de alcançar a Geração Z
  • … Para a chave de melhoraria ao desempenho do site: construir sites mais leves e eficientes ajuda na classificação de SEO e na velocidade da página, reduz o atrito e, por fim, resulta em taxas de conversão mais altas.

“O lançamento do footsprint é muito significativo para o Grupo Labelium como agente de mudança transformacional nas práticas da nossa indústria. Acreditamos firmemente que o digital tem o potencial de ser parte da solução para enfrentar nosso desafio climático global, mas a indústria precisa de mais responsabilidade.” 

Anne Bougel, CEO da Labelium Americas

Contacto

Por que não começar a medir e reduzir suas emissões digitais de carbono agora? Junte-se ao Footsprint no Linkedin !

Fontes: 1: The Shift Project; 2: TI Verde, Frederic Bordage (2019); 3: Bom Loop (2021); 4: Nosso mundo em dados baseado no Global Carbon Project (2020); 5: Le Grand (R)éveil Digital, Panel Publicis (2020) ; 6: IAB Happydemics (2021)

Contate-nos