Muitas vezes falamos sobre a importância de analisar informações para tomar decisões e traçar estratégias no mercado digital. No entanto, essa análise das informações não será relevante o suficiente para melhorar os números da marca se os dados coletados não forem de qualidade. E como podemos saber se é assim? Através do DQI (Data Quality Indicators), os atributos que nos permitirão qualificar nossas informações, algo totalmente necessário para se tornar uma empresa Data Driven ou implementar soluções para o fim de cookies de terceiros como CDP, salas limpas de dados e segmentação contextual .

Que atributos são Indicadores de Qualidade de Dados (DQI)?

Não existe um padrão definido para medir a qualidade dos dados, mas podemos destacar as dimensões mais importantes utilizadas para isso como DQI.

1. Integridade

A integridade mede o nível de manipulação dos dados, geralmente devido a erros de transcrição, como arredondamento de números ou limpeza apressada por profissionais sem as habilidades necessárias. As estratégias dos data engineers de dados para automatizar a coleta, armazenamento e gerenciamento de informações ajudam a evitar esse tipo de perda de qualidade.

2. Confiabilidade

Os dados devem refletir uma coleção estável e consistente de inputs ao longo do tempo. A confiabilidade é importante para que as alterações de dados sejam reconhecidas como tal e não como uma alteração intencional no processo de coleta.

3. Validade

A validade mede a qualidade das informações obtidas com base em como os dados representam o que se deseja estudar ou se as análises e conclusões podem responder às perguntas desejadas.

4. Pontualidade

A pontualidade reflete a relevância dos dados no momento em que são analisados. A coleta e análise das informações devem ser feitas nas datas apropriadas, e é importante ter em mente ao tomar decisões que nem sempre os dados desatualizados serão úteis.

5. Eficácia

Eficiência é a relação entre dados e erros. Podemos considerar como erros entradas de banco de dados com partes incompletas ou redundantes, entradas repetidas, caracteres estranhos ou informações corrompidas.

Centro de almacenamiento de datos con medidas DQI para controlar la calidad

6. Completude

A completude está relacionada ao atributo anterior e se refere ao número de valores vazios que aparecem em um conjunto de dados. Os data scientists  muitas vezes precisam de excluir entradas nos bancos de dados com algum campo sem informações para que os resultados da análise não sejam alterados, portanto, quanto menos valores desconhecidos aparecerem, melhor.

7. Estabilidade

A estabilidade mede a taxa de erro na transformação de dados. Mudanças de formato e migrações de informações geralmente levam a modificações inesperadas e indesejadas que podem invalidar a análise final.

8. Escuridão

Dark data são dados que são coletados, processados ​​e armazenados como parte das atividades comerciais do dia a dia, mas não são usados ​​em análises, apesar do espaço que ocupam na memória e dos recursos que devem ser dedicados à sua coleta e manutenção.

Outras métricas de qualidade de dados

Além desses atributos, a qualidade dos dados de uma marca também pode ser medida por:

  • O tempo de obtenção, com cálculos e testes do equipamento.
  • O custo de armazenamento, pois se a quantidade de informações coletadas permanecer estável sem sofrer armazenamento, a qualidade terá aumentado.
  • A taxa de rejeição do e-mail na newsletter ou nas campanhas de marketing. Se houver erros no envio de e-mails, com certeza os dados de alguns utilizadores estão desatualizados.

Como a DQI pode ajudar a melhorar a qualidade dos dados?

Manter a qualidade dos dados tornou-se uma obsessão dos especialistas em Big Data e BI nos últimos tempos. Graças ao DQI e profissionais especializados nos programas de manutenção e qualidade de dados, é possível estabelecer uma série de regras para a coleta, monitorar alguns processos para comparar realizações com diferentes limites de erro e elaborar relatórios com os resultados, as conclusões e análises de dados de acordo com a sua qualidade.

Dessa forma, os dados obtidos serão melhores e, portanto, as análises permitirão maior precisão na hora de tomar decisões com base neles. Se desejar melhorar as suas estratégias de marketing online e se preparar para o fim dos cookies de terceiros, entre em contato connosco. Definiremos consigo o DQI relevante para o seu negócio e aplicamos as soluções adequadas para melhorar a qualidade dos seus dados e para que possa tirar mais partido dos mesmos, acompanhando-o durante todo o processo.

Contate-nos