O mercado global de publicidade está a ser alvo de um crescimento constante que continuará nos próximos anos. Essas são as conclusões tiradas do último relatório Global Advertising Expenditure Forecast, elaborado pela Dentsu. Segundo o mesmo, o investimento global em 2022 terá ultrapassado os 726 mil milhões de euros, 8,9% a mais que no ano anterior. Enquanto isso, o aumento em 2023 deve chegar a 5,4% e 5,1% em 2024. 

Esses números estão diretamente ligados à progressão persistente da publicidade digital. Na pendência dos dados finais do ano, prevê-se que, em 2022, 55% do investimento publicitário tenha sido em formatos online, mais 14,2% do que no ano anterior. A diversidade de modelos de campanha que o digital permite e a sua capacidade de impactar diferentes tipos de consumidores está na base desse crescimento. E um desses modelos é o que iremos abordar hoje: as campanhas Discovery no Google Ads. Vejamos em que consistem.  

O que são campanhas Discovery no Google Ads?

As campanhas Discovery no Google Ads são um formato publicitário que representa uma evolução e complementa os diferentes tipos de campanhas que podem ser feitas com o Google Ads. A chave está na experiência do utilizador. Não é um formato de Search, mas baseia-se na seleção dos públicos adequados aos quais lançar as mensagens.

Estamos a falar de um tipo de anúncios nativos que aproveitam todo o ecossistema do Google para exibir publicidade em diferentes feeds. O que isso implica? Que uma campanha Discovery no Google Ads pode aparecer em:

  • Página do Google Discover.
  • Feed da página inicial do YouTube e na página Assistir a seguir da plataforma.
  • Guias Gmail Social e Promoções.

O Google aproveita os dados que coleta dos utilizadores durante a navegação. Dependendo da segmentação que precisamos na campanha, ela mostrará os anúncios para utilizadores qualificados.

O principal objetivo dos anúncios Discovery no Google Ads está no seu próprio nome. Não sendo um tipo de campanha de search, potencia sobretudo a descoberta, que o utilizador fica a conhecer um novo produto ou serviço em função do comportamento de navegação que o Google recolheu. 

Formatos de anúncio para campanhas Discovery do Google Ads

As campanhas Discovery permitem que o anunciante inclua texto e imagens. O anunciante fornece ao Google Ads várias imagens, incluindo o logotipo da marca, bem como linhas descritivas e títulos. Os Ads são desenhados com esses componentes.

Atualmente existe a possibilidade de criar campanhas com anúncios a partir de uma única imagem ou com carrossel de imagens. Em um e no outro será necessário acrescentar:

  • URL da página de destino.
  • Imagens.
  • Nome da empresa.
  • Título. 
  • Descrição. 
  • Call to action.
Uma mulher consulta seu smartphone na rua durante o inverno

Por outro lado, o Google lançou recentemente uma funcionalidade beta que permite conectar feeds de produtos do Google Merchant Center , para que eles também possam aparecer em campanhas Discovery.

Como lançar campanhas Discovery e estratégias de bidding

As campanhas Discovery são um exemplo do progresso contínuo que o Google Ads está a experimentar na oferta de novas oportunidades aos anunciantes. Outro exemplo desse avanço é o lançamento de Performance Max ou campanhas de alto desempenho. 

Configurar uma campanha Discovery no Google Ads é fácil seguindo as instruções fornecidas pela própria ferramenta sobre como criar campanhas Discovery.

Estas campanhas permitem apostar em diferentes tipos de bidding em função dos objetivos: 

  • Target CPA. É uma estratégia de Smart Bidding, ou bidding automático, que procura obter o maior número possível de conversões a um custo fixo médio estabelecido.
  • Maximize Conversions. Utiliza um sistema de machine learning que otimiza o bidding em tempo real para obter o maior número possível de conversões com o orçamento alocado.
  • Target ROAS. Gerencie o bidding selecionando os leilões com o maior valor de conversão potencial, tudo com o objetivo de maximizar o retorno do investimento em anúncios.

De acordo com o State of Marketing Trends Report 2022, produzido pela HubSpot, mais de 36% dos profissionais de marketing que usam Ads na sua estratégia dizem que é eficaz, enquanto quase 50% dizem que é sua principal tática de geração de ROI. A diversificação no uso de formatos ajuda a impactar diferentes públicos. Um bom exemplo, como vimos, são as campanhas Discovery no Google Ads, que utilizam formatos de top of the funil com abordagem de awareness para apresentar novos produtos e serviços aos utilizadores que estão nos estágios iniciais da buyer’s journey.

Quer ver como as campanhas Discovery no Google Ads podem ajuda a impulsionar os seus resultados de conversão? Na Labelium sabemos como o ajudar a acelerar o seu negócio. Contacte-nos e confira!

Contate-nos

Suscríbete a nuestra Newsletter

Please wait...

¡Gracias por suscribirte! 

Labelium
Author