O último fim-de-semana do mês de novembro, mais conhecido como o fim-de-semana da Black Friday é uma grande oportunidade para fazer “vingar” a sua estratégia omnicanal executada em e-commerce. No mundo pós-covid, os utilizadores tendem a conjugar o mundo online com o offline e, optam por métodos de compra híbridos: como Click e Collect, ROPO (Research Online Purchase Offline) e BORIS (Buy Online Return In-Store). Ao fim e ao cabo, trata-se de adquirir bens de forma confortável, segura e tranquila.

A preferência pelos métodos de compra híbridos deriva dos contornos que o e-commerce ganhou durante a pandemia. O estudo publicado por Criteo The Holiday Commerce Report sublinha que houve um aumento de 24% nas transações e-commerce em todo o mundo, confirmando assim, a tendência crescente que o e-commerce detém em todos os mercados hoje em dia.

Como é que se pode preparar o seu e-commerce para a temporada de descontos mais forte do ano? A Black Friday é já dia 26 de novembro e é necessário preparação para fazer face à esmagadora concorrência. 

Quais são as tendências que vão marcar a Black Friday 2021?

Sem dúvida que a fusão entre o mundo online e o offline é, nos dias que correm, pautada por um certo clima de otimismo perante as perspetivas mundiais de recuperação económica. Identificamos três tendências que vão marcar o comportamento dos utilizadores durante o período da Black Friday:

1) Recorde de vendas

Apesar dos indubitáveis desafios de 2020,  segundo os dados apresentados pela National Retail Federation, as vendas no setor do retail aumentaram 8,3% nos Estados Unidos em novembro e em dezembro (em comparação com 2019).
As previsões realizadas para 2021 revelam que os gastos dos consumidores na Black Friday vão continuar a crescer. Outro estudo realizado pela Emarketer prevê que nos Estados Unidos as vendas em retail, durante o período de festas, cheguem a 1,1 trilião de dólares (um aumento de 0,9% nas lojas físicas e de 11,3% em e-commerce).

2) Black Friday e Cyber Monday

As datas da Black Friday e do Cyber Monday estenderam-se, concedendo, desta forma, mais tempo aos utilizadores para comprarem os produtos em promoção. De acordo com a Criteo, no ano passado registou-se um aumento de 28% nos gastos online nas semanas que precederam a Black Friday.

3) Regresso ao Brick and Mortar

Um estudo recente da Blackfriday.com revelou que 77% dos compradores estão dispostos a regressar aos centros comerciais, e assim, às lojas físicas (sobretudo se o produto não estiver disponível na internet). Apenas 24% dos inquiridos considera que voltar a entrar numa loja pode ter consequências para a sua saúde.

Junto à vertente emocional existe o desejo em recuperar as experiências de compra feitas antes da pandemia Covid-19. Em 2021, o regresso ao “Brick and Mortar” será pautado por princípios muito práticos:

– Assegurar a aquisição de bens a tempo, sem atrasos (muitas das vezes proporcionados pela sobrecarregada de trabalho das empresas nesta época).
– Evitar as compras de última hora, nos dias antes do Natal. 

Estratégias digitais para preparar a Black Friday 2021

Para responder aos novos padrões de comportamento do consumidor é necessário projetar uma estratégia digital que tenha em consideração:

  1. As ações que despontam impulsos – Perante uma temporada de descontos que dura várias semanas, é normal que o utilizador perca o interesse em algumas campanhas. Por isso, é fundamental lançar mensagens que gerem um sentimento de urgência. Para o efeito, deve realizar bids mais refinadas de modo a criar mais impacto nos horários em que o seu target está mais conectado e disposto a comprar.
  2. Uma seleção cuidadosa das audiências – Em Google Ads convém reforçar os gastos nos segmentos que se encontram na parte inferior do funil, mais próximos da conversão. Para obter um bom ROAS, adote uma estratégia que inclua:

    As audiências com intenção de compra: as que demonstram verdadeiramente intenção de compra. Através das pesquisas realizadas demonstram vontade em adquirir o produto/serviço;

    Remarketing: impactar os utilizadores que interagiram com o website ou com a aplicação da marca;

    Lookalike Audiences: para alcançar os utilizadores que têm interesses em comum com os clientes atuais ou visitantes do website. 
  3. As campanhas Click-to-Brick: o objetivo das estratégias Click-to-Brick em retail é atrair os utilizadores até às lojas. Visto que a maioria dos utilizadores já saúda o retorno aos espaços físicos, a otimização das campanhas Click-to-Brick pode trazer muitos benefícios nesta Black Friday. Neste sentido, é igualmente crucial a otimização do Google My Business
Compras nas lojas fisicas

Se necessitar de ajuda na implementação de estratégias no período da Black Friday ou simplesmente conversar sobre a sua estratégia de captação de clientes, entre em contacto connosco e conte-nos em que ponto se encontra o seu negócio para que o possamos aconselhar.

Contate-nos