A atual pandemia continua a ter repercussões no dia-a-dia dos consumidores e, por consequência, nos negócios locais.  As mudanças nas políticas de saúde, nomeadamente, as constantes imposições ou relaxamento das restrições de circulação habituaram o utilizador a verificar primeiro as informações dos produtos online, antes de se dirigir ao espaço físico da loja. 

Desta forma, não é de estranhar que o Google My Business (GMB) se tenha revelado uma ferramenta crucial para qualquer negócio local. Como é que podemos aproveitar ao máximo as possibilidades que a plataforma Google My Business oferece e integrá-las na estratégia de marketing digital?

A evolução do Google My Business na nova normalidade

Muitos comerciantes tiveram que disponibilizar aos seus clientes serviços adaptados à nova realidade. Ao mesmo tempo, por ser a vitrine online das lojas físicas, o Google My Business passou também por algumas transformações próprias ao longo da pandemia. 

1. A variedade de atributos no GMB cresceu exponencialmente 

Durante a crise do coronavírus, o GMB adicionou a etiqueta “fechado temporariamente”. No entanto, os atributos relevantes para o comércio local começaram a ganhar território, como por exemplo, “recolha na loja” ou “entrega sem contato”. Consequentemente, foram adicionados outros atributos na plataforma relacionados com os serviços online como “aulas online” ou “consultas médicas online”, assim como, uma longa lista de novos atributos para informar diretamente os utilizadores.

2. As chamadas telefónicas através do GMB dispararam 

Segundo o relatório americano Pandemic Insights Study conduzido pela Brandify, as chamadas telefónicas feitas através do Google My Business triplicaram no confinamento, período Março-Abril 2020. Assim que se verificou um desaceleramento, os dados registados permaneceram acima dos dados pré-COVID-19. Hoje, os comerciantes recebem o dobro das chamadas e a interação com o painel do Google My Business aumentou porque há mais visitas na web e utilização do botão “como chegar” ao local.

Fonte: Pandemic Insights Study de Brandify
Fonte: Pandemic Insights Study de Brandify

3. Os posts do Google My Business tornaram-se uma nova janela para a conversão

Os posts aparecem no final do Knowledge Panels (Painéis de Conhecimento) do GMB e são uma forma rápida de comunicar as novidades da marca, no que diz respeito, a produtos, serviços, ofertas e eventos. Antes de escrever os posts, é necessário conhecer bem a política de publicações do Google My Business, e assim, evitar complicações durante o processo.

Como integrar o GMB na estratégia de marketing local 

Examinamos alguns princípios que vão permitir aproveitar o potencial do Google My Business para obter conversões:

1. Manter atualizada a informação dos contactos para melhorar a experiência do utilizador 

Um ano depois da expansão global da COVID-19 , a incerteza continua presente nos hábitos de compra dos consumidores. Deste modo, a informação NMT (nome, morada e telefone) num perfil do GMB deve ser atualizada à situação corrente. 

É igualmente importante verificar se os horários de abertura estão corretos (incluindo os horários de funcionamento especiais) e outros dados importantes como: os links para a web ou as landings de conversão, onde o utilizador pode fazer reservas ou um pedido. Se os links do Google My Business não funcionarem, a Google apaga-os diretamente, e o anunciante perde assim uma janela interessante para uma conversão orgânica. 

2. Fazer com que o teu negócio brilhe localmente 

Se bem otimizado, o perfil do GMB traduz-se num espaço de interação com os utilizadores capaz de atrair mais vendas e mais visitas às lojas físicas e online. As imagens são fundamentais para alcançar um maior engagement, os anunciantes que apostam na publicação de mais imagens conseguem mais cliques e chamadas. É, igualmente, possível reforçar este efeito, ao incluir vídeos e visitas virtuais em 360º que animem o utilizador a visitar a loja física. 

Por outro lado, a marca pode utilizar os posts do Google My Business para anunciar ofertas, promoções ou atualizações sobre as medidas de segurança e prevenção da COVID-19 implementadas na loja. 

Ao mesmo tempo, é importante responder às perguntas e reviews (incluindo as negativas) isto, irá ajudar os outros utilizadores a tomar uma decisão de compra. A Google lançou recentemente uma ferramenta para facilitar o seguimento das opiniões e poder reportar aquelas que sejam de origem errónea, ofensiva ou violar a política estabelecida pelo GMB. Neste momento, está apenas disponível para negócios que apresentam um número baixo de reviews, todavia, é expectável a expansão para todas as contas. 

A informação do perfil do Google My Business deve estar sempre atualizada

Google My Business, um ponto de contacto importante para os utilizadores

O perfil de Google My Business é um ponto chave imprescindível na  estratégia de marketing local de qualquer marca que conte com uma rede de lojas físicas, pois permite melhorar o posicionamento do negócio para pesquisas com uma alta taxa de conversão e assim garantir que os utilizadores desfrutem de uma experiência de compra omnicanal completa. 

Se necessitar de ajuda com a integração do Google My Business ou conversar sobre a sua estratégia de captação de clientes, entre em contacto connosco e conte-nos em que ponto se encontra o seu negócio para que o possamos aconselhar.

Contate-nos