A crise desencadeada pela expansão global do coronavírus causou sinais que apenas os teóricos mais radicais do retail apocalypse poderiam imaginar: avenidas comerciais vazias, acesso bloqueado aos centros comerciais, atividade de restauração reduzida ao serviço ao domicílio e hotéis postos à disposição das autoridades sanitárias. O encerramento forçado de milhares de estabelecimentos está a mudar completamente o foco das estratégias de marketing digital  e um dos meios mais urgentes a adaptar à situação empresarial atual é o Google My Business (GMB).

Como ajustar o seu perfil do Google My Business

As alterações no seu perfil de Google My Business serão mostradas nos resultados de pesquisa e no Google Maps:

Como ajustar o seu perfil do Google My Business

Dependendo das restrições governamentais, podem apresentar-se duas situações:

  • Os estabelecimentos devem fechar por um período indeterminado: A partir do perfil do GMB é possível assinalar a etiqueta “temporariamente fechado”. As instruções para tal podem ser encontradas aqui.  No entanto, não é aconselhável optar por indicar que um espaço está permanentemente fechado se este não for o caso após o período de quarentena. Ao fazê-lo, limitaria as opções de utilização da Central de Ajuda do Google e de outros recursos do GMB.
  • Os estabelecimentos têm horários especiais: É possível adicionar estes novos horários modificando os atuais no painel de informação do menu  de cada local. Esta alteração pode ser feita em conjunto, como mostrado no vídeo abaixo.

Adicionar publicações e informação na descrição do GMB

O campo de descrição permite adicionar informações sobre o estado geral do negócio, tais como quais as medidas de segurança que estão a ser tomadas para funcionar nestas circunstâncias, se são oferecidos serviços especiais ou se há atrasos nas entregas. Em alguns casos, pode ser útil indicar que o comércio eletrónico está ativo nesta situação. Aqui encontram-se instruções para alterar a descrição no Google My Business .

Por outro lado, as publicações do GMB servem principalmente para informar sobre atualizações imediatas, embora esta seção seja geralmente mais focada na comunicação de ofertas ou ações específicas. Esta página do GMB é útil para fazer publicações

Uma das principais vantagens do Google My Business é a capacidade de relatar o que está a acontecer em tempo real, algo que se torna crítico quando se registam eventos excecionais, como as medidas do SARS-CoV-2. Sem dúvida, uma importante prioridade atual é aproximar a realidade do negócio dos clientes locais.

David Moreno, Digital Marketing Consultant en Labelium

Implicações das mudanças no GMB nos anúncios do Google

Dois casos principais:

  • Se todas as lojas da marca tiverem fechado, Os Anúncios do Google deixarão de mostrar diretamente as extensões de localização nos anúncios para toda a conta.
  • Se algumas lojas estiverem abertas e outras fechadas: No caso de extensões de localização com GMB, será necessário etiquetar as lojas abertas e depois aplicar um filtro GMB. Para extensões de locais afiliados, poderá utilizar grupos de localizações  para selecionar as lojas que estão abertas.   

Impacto nos dados de Store Visits

A análise de Store Visits não mostrará dados quando os perfis do GMB indicarem o encerramento de uma loja. No entanto, usando técnicas de extrapolação e modelagem de dados para garantir a privacidade do usuário, pode acontecer que alguns dados de visitantes sejam exibidos no Analytics ou em Google Ads, mesmo que a loja esteja fechada.

Google My Business em setores concretos

Sem dúvida que existem setores particularmente afetados pelos efeitos da COVID-19:

  • Restaurantes: mesmo que estejam fechados ao público, deve ser destacado se o serviço ao domicílio está disponível na descrição da ficha e quais as empresas de entregas com as quais operam. Se houver promoções especiais, deverão ser acrescentadas através de publicações.
  • Hotéis: se foram afetados pelas restrições, é aconselhável marcar o “temporariamente fechado”. Se tiver uma política de cancelamento gratuito, é aconselhável que a destaque com uma publicação.
  • Supermercados, estações de serviço e outros ramos considerados de primeira necessidade: é provável que as informações sobre os horários tenham de ser ajustadas. Especialmente no caso da alimentação, também é relevante salientar na descrição se gerem encomendas online e, se operam com plataformas de delivery e com que plataformas colaboram.

Inteligência Artificial aplicada ao Google My Business

As funcionalidades do Google My Business destinam-se a assegurar que a qualidade e fiabilidade da informação é mantida nas pesquisas locais no Search e Maps. Na verdade, para reforçar estas mudanças, o Google configurou o Duplex , o seu algoritmo de inteligência artificial , para pesquisar locais em todo o mundo para confirmar novos horários ou alterações no estado das empresas o mais rapidamente possível.

No entanto, o motor de busca adverte que a aprovação de ajustes pode ser demorada, uma vez que o seu próprio pessoal foi reduzido e está a dar prioridade às instalações sanitárias.

Contate-nos