Voltamos a atuáliza-lo com os principais updates no mundo digital. Conheça as atualizações mais importantes da última semana em Google, Microsoft Bing, TikTok, LinkedIn e Meta.

Principais destaques:

[Google Ads] Google remove dados de posicionamento das campanhas de App da plataforma Google Ads e dos relatórios de Adwords API.
[Google Analytics] Google lança nova home page em Google Analytics 4.
[Google SEO] Conteúdo traduzido e “Garbage Parameters”* nas URLs.
[Instagram] Instagram anuncia fecho de IGTV APP e remoção dos anúncios de vídeo in-stream.
[LinkedIn] Disponibiliza mais opções de análise de conteúdo.
[Microsoft Bing] Microsoft Advertising anunciou a funcionalidade Ad Creator.
[Microsoft Bing] Microsoft Advertising Editor foi atualizado para oferecer suporte às campanhas da Microsoft Audience Network.
[Meta] Empresa enfrenta problemas na Europa.
[Google My Business] Google My Business irá pedir verificação dupla em alguns perfis de negócios.
[Google My Business] Adiciona label “Confirmado por telefone”.
[TikTok] TikTok expande a duração máxima dos vídeos.
[Política] Biden pede a proibição da publicidade dirigida às crianças nas redes sociais.
[Política] Google e Bing suspendem anúncios na Rússia.

[Google Ads] Google remove dados de posicionamento das campanhas de App da plataforma Google Ads e dos relatórios de Adwords API.

No dia 5 de Janeiro, a Google removeu os dados de posicionamento das campanhas de App da plataforma Google Ads e dos relatórios de Adwords API.

“We made this change because the data provided didn’t fully represent the complete view of the placements that help developers monitor brand safety for their advertisers.” anunciou a Google em comunicado oficial no dia 28 de fevereiro.

Neste sentido, a Google aconselha que a partir de agora tenha como referência o relatório App Campaigns Brand Safety Placement, que pode aceder através da Google Ads Interface.

[Google Analytics] Google lança nova home page em Google Analytics 4.

No dia 4 de Março 2022, a Google comunicou alterações na área da home page da plataforma Google Analytics 4. Segundo a Google, a home page apresenta informações relevantes para o utilizador com base no comportamento do Analytics. Mais, o utilizador pode utilizar a página para monitorizar o tráfego, navegar pelo Analytics e obter mais insights sobre os seus websites, ou, mobile apps.

Para aceder, tem que clicar em “Home” à esquerda.

A nova home page divide-se em:

“Overview” mostra as métricas relevantes para a conta com base no comportamento do Google Analytics.
“Realtime” mostra a atividade em tempo real.
“Recently viewed” dispõe os links para as “pages” do Analytics que visitou recentemente.
“Because you view frequently” mostra o que visualiza com frequência.
“Insights” mostra mudanças, tendências e outros insights sobre as suas páginas associadas ao Google Analytics.

[Google SEO] Google: Conteúdo traduzido e “Garbage Parameters” nas URLs.

Na formação de URLs, a Google pode não detectar a existência de “garbage parameters”, ou, quando se trata de conteúdo traduzido. Neste sentido, formou-se um fascinante diálogo sobre um website multilingue que se deparou com o seu conteúdo traduzido excluído da Pesquisa Google com o statuscrawled presently not listed” em Google Search Console.

Neste vídeo, John Muller (Webmaster Trends Analyst na Google) providencia algumas dicas de como utilizar corretamente o software de parâmetro das URL na Search Console para ajudar a Google a identificar e indexar as URLs.

[Instagram] Anuncia fecho de IGTV APP e remoção dos anúncios de vídeo in-stream.

O Reels continua a ser uma das grandes apostas da plataforma Instagram. De facto, a plataforma está a inclinar-se, cada vez mais, para o consumo de vídeos em formato reduzido, enquanto, simplifica a oferta em vídeos mais amplos – para, desta forma, ajudar os utilizadores e criadores a aproveitar ao máximo as oportunidades de conteúdo oferecidas.

Ao mesmo tempo, o Instagram anunciou que em breve irá fechar o IGTV (aplicação independente do Instagram) e, procederá à remoção dos anúncios de vídeo in-stream (anteriormente conhecidos como anúncios do IGTV).

Fruto da mudança, o Instagram irá concentrar todos os vídeos na aplicação principal.

Tal como se pode ler no comunicado: “As part of our efforts to make video as simple as possible to discover and create, we will no longer be supporting our standalone app for IGTV. Instead, we will focus on having all video on the main Instagram app. We believe that this makes it easier for people to have all of these features and abilities in the main app, and are excited to continue to simplify and improve video in the main Instagram app.”

[LinkedIn] Mais opções de análise de conteúdo.

O LinkedIn irá disponibilizar mais opções de análise de conteúdo. Uma ótima notícia para os criadores de conteúdo que desejam obter mais insights sobre os tipos de conteúdo que têm melhor desempenho.

Embora o LinkedIn tenha revelado pouco sobre a nova atualização, em breve poderá ver mais detalhes sobre as pessoas que consultam e interagem com os conteúdos:

– Cargos;
– Indústria;
– Localização;
– Padrão de Engagement.

Tal como anunciado pelo LinkedIn:

“We know it’s important to understand what content is resonating with your audience and our team has been hard at work building new analytics for our creators. Soon, creators will be able to get analytics on their individual posts and overall performance, across content & audience.”

[Microsoft Bing] Microsoft Advertising anunciou a funcionalidade Ad Creator.

Microsoft Advertising anunciou o Ad Creator: uma nova funcionalidade que extrai imagens do seu website e utiliza-as no seu anúncio. Ad Creator está ainda em teste piloto, os que tiverem interessados em participar no teste piloto devem entrar em contato com o representante de conta.

[Microsoft Bing] Microsoft Advertising Editor foi atualizado para oferecer suporte às campanhas da Microsoft Audience Network.

Segundo o comunicado pela Microsoft, o Microsoft Advertising Editor foi atualizado para oferecer suporte às campanhas da Microsoft Audience Network.

Anteriormente, os anunciantes só podiam gerir as campanhas do Microsoft Audience Network por meio do interface associado ou de uma API. Agora, podem gerir as campanhas através do Microsoft Advertising Editor, esta atualização vai permitir a monitorização e ajuste das campanhas Audience Network em modo offline. 

[Meta] Problemas na Europa.

Mark Zuckerberg avisou no relatório anual que se a União Europeia não permitir a transmissão de dados do universo da empresa (que inclui as redes sociais Facebook e Instagram) poderá encerrar a atividade das redes sociais em território europeu

A posição surge numa altura em que a UE estará a preparar nova legislação para proteção dos dados dos utilizadores europeus. Ao entrar em vigor, poderá impedir a transmissão dos dados recolhidos na Europa para a sede da empresa nos Estados Unidos.

“Se não for adotada uma nova estrutura de transmissão de dados (…) estaremos provavelmente impedidos de oferecer uma série dos nossos produtos e serviços mais significativos, incluindo o Facebook e Instagram, na Europa”, comunicou Meta. A impossibilidade de recolher os dados e processá-los poderá, segundo a empresa, “afetar o negócio, a condição financeira e os resultados das operações”.

A transferência de dados entre a UE e os EUA é importante para o funcionamento da economia global, e a Meta não será a única empresa afetada. No entanto, a adoção de novos padrões de segurança, ou, a criação de um novo centro de dados é mais provável de acontecer do que a Meta deixar a Europa.

[My Business] Google My Business irá pedir verificação dupla em alguns perfis de negócios.

A Google atualizou o documento referente a verificação dos perfis de negócios no Google My Business. Agora, é possível que tenha que fazer a verificação “com mais do que um método de verificação”. A atualização poderá estar relacionada com a criação de perfis fraudulentos.  

[My Business] Adiciona label “Confirmado por telefone”. 

A Google está a testar mostrar em alguns perfis no Google My Business uma label que confirma a verificação dos detalhes locais. Por exemplo: “confirmado por telefone” seguido da data de verificação. 

[TikTok] TikTok expande a duração máxima dos vídeos para 10 minutos.

A duração máxima dos vídeos no TikTok aumentou – novamente – desta vez para 10 minutos, confirmou a plataforma. Essa mudança será lançada globalmente nas próximas semanas.

No lançamento, os vídeos do TikTok eram limitados a 15 segundos. Mais tarde, o TikTok aumentou o tempo máximo de duração do vídeo para 60 segundos e triplicou para 3 minutos em julho do ano passado.

[Política] Presidente dos Estados Unidos pede a proibição da publicidade dirigida às crianças nas redes sociais

No seu primeiro discurso do Estado da União, o presidente Joe Biden pediu ao Congresso que fossem implementadas novas leis para aumentar a segurança infantil no Facebook, TikTok e outras plataformas sociais. It’s time to strengthen privacy protections, ban targeted advertising to children, demand tech companies stop collecting personal data on our children.” referiu Biden.

O pedido de Joe Biden surge alguns meses após Frances Haugen, ex-funcionária do Facebook, ter divulgado documentos internos que divulgaram uma série de negligências da empresa em relação à saúde mental dos jovens utilizadores. 

As Frances Haugen, who is here with us tonight, has shown, we must hold social media platforms accountable for the national experiment they’re conducting on our children for profit” disse o Presidente. 

[Política] Google e Bing suspendem anúncios na Rússia

A Google anunciou no passado dia 3 de março a suspensão de anúncios na Rússia. A suspensão ocorreu depois do regulador de internet russo ter exigido à Google que parasse de exibir anúncios que exibiam informações “falsas” sobre a invasão da Ucrânia pela Rússia. Anúncios em Search, Youtube e Display foram suspensos.

“In light of the extraordinary circumstances, we’re pausing Google ads in Russia. The situation is evolving quickly, and we will continue to share updates when appropriate,” referiu a Google em comunicado.

Ao mesmo tempo, a Microsoft comunicou igualmente a suspensão de vendas de produtos e serviços na Rússia. No comunicado a gigante tecnologica revela: “Like the rest of the world, we are horrified, angered and saddened by the images and news coming from the war in Ukraine and condemn this unjustified, unprovoked and unlawful invasion by Russia.”

Ambas as suspensões podem ser compreendidas como forma de protesto contra as ações da Rússia na Ucrânia. Ao mesmo tempo as suspensões ajudam os motores de busca a evitar problemas de segurança das marcas, assim como, campanhas de desinformação.

Se tiver alguma dúvida sobre as novas atualizações, não hesite e entre em contacto com a equipa da Labelium Portugal. Temos todo o prazer em esclarecer as suas dúvidas.

Contate-nos