Depois do verão de 2020, o setor do turismo e o marketing digital enfrentam agora um novo desafio: a adaptação ao período de férias após os longos meses de confinamento e restrições impostas pelas entidades governamentais.

Em 2021, o cenário no turismo difere em muitos aspetos do ano anterior. Neste sentido, é crucial que as estratégias de marketing digital acompanhem o progresso e evolução do setor.

Descubra no artigo, algumas estratégias de marketing digital para o turismo da nova normalidade.

O Turismo na nova normalidade

Este ano, o setor do turismo está a apresentar contornos peculiares, nomeadamente devido às reservas de última hora, à exigência de apresentação de resultados de testes PCR e de certificados digitais, aos cancelamentos, à preferência por lugares pouco massificados e pelo turismo nacional e, às mudanças constantes nas medidas sanitárias (que diferem consoante o país/região).

De acordo com a equipa de Investigação e Insights da plataforma Google Ads, as pesquisas relacionadas com as “restrições fronteiriças” aumentaram em 500%, em relação ao ano anterior, enquanto que os “alugueres e restaurantes próximos de mim” cresceram em 100%.

Características do turista em 2021

Para determinar quais as estratégias de marketing digital a adotar, é necessário conhecer e entender o novo perfil dos viajantes. Um estudo realizado pela eMarketer revelou que, de fato, a crise na saúde influenciou o comportamento dos americanos no planejamento das férias: em abril de 2021, 28% dos inquiridos preferiu não planear nenhuma viagem, 10% cancelou os planos e 22% optou por esperar pelo plano de vacinação.

Após um mês, outro estudo, também realizado pela eMarketer, divulgou resultados mais promissores: o preço das reservas nos Estados Unidos aumentou 9% devido ao crescimento da procura. Nesta mesma análise, 64% dos inquiridos revelaram dar prioridade às férias dentro do território nacional, enquanto que 56% dos indivíduos que participaram num outro estudo da Adweek e Morning Consult indicaram valorizar os planos de férias com descontos geralmente oferecidos por agências ou unidades hoteleiras.

Turista em 2021 - Marketing Digital após confinamento

O ano de 2021 é, ainda, um ano de transição, embora a vacina para a COVID-19 traga mais otimismo e confiança, os turistas vão manter em 2021 a tendência de reservar voos, alojamentos e experiências mais próximas das datas da viagem, ao mesmo tempo, que assumem preferência pelas viagens em grupos mais restritos.

5 estratégias de marketing digital para o turismo em 2021

Além das características anteriormente mencionadas, o novo turista prefere os procedimentos digitais aos presenciais. Neste sentido é fulcral que os negócios tenham em consideração novas estratégias de marketing digital que se adaptem às novas exigências do turista.

1. Facilidade de pagamento, reservas e políticas de cancelamento

É importante oferecer diversas opções de reservas e pagamentos online, ao mesmo tempo, é igualmente crucial, a mudança da política de cancelamentos devido ao ambiente de incerteza provocado pela pandemia. Flexibilizar os cancelamentos, devolver o valor total ao cliente em caso de cancelamento, ou, oferecer um voucher que garanta ao consumidor uma próxima viagem, são exemplos de estratégias adequadas e válidas para conseguir uma reserva.

2. Turismo seguro, uma mensagem fundamental nas comunicações

Em 2021, os turistas têm, no centro das suas decisões, a segurança sanitária e as condições de higiene. No estabelecimento da mensagem “turismo seguro” é importante que as empresas sejam transparentes nas suas políticas de higiene e que as comuniquem de forma clara e integral.

3. Aproveitar as vantagens do Travel Insights with Google

Para auxiliar as empresas de turismo na recuperação e na tomada de decisões baseadas em dados, a Google lançou um novo conjunto de ferramentas Travel Insights with Google. A plataforma concede três novas soluções para diferentes públicos: Destinations Insights, Hotel Insights e Travel Analytics. 

Depois da Google ter proclamado o fim das Third Party Cookies, a plataforma Travel Insights with Google veio simbolizar uma alternativa, na medida que possibilita a monitorização em tempo real da procura de hotéis e voos online, segmentada por país. Ao mesmo tempo, permite também a realização de pesquisas personalizadas com base na origem e no destino, ou, a execução de comparações com anos anteriores.

Google Travel Insights
Evolução da procura nos últimos meses (2021 relativamente a 2020).

4. Saber responder a uma buyer’s journey cada vez mais móvil

Segundo o relatório de Research and Markets para o período de 2021 a 2029, o mercado mundial de reservas de viagem realizadas através de dispositivos móveis crescerá a um ritmo anual de 12,2% durante a próxima década. A adoção generalizada do smartphone como dispositivo de referência para inspirar e planear viagens impõe que sejam implementadas estratégias de marketing digital mobile-first, onde os sites responsivos, as apps e a integração omnicanal lideram o caminho.

Neste sentido, os registos do comportamento do utilizador são importantes, na medida que vão permitir adaptar a oferta a diferentes perfis e melhorar os modelos de Revenue Management utilizados pelas empresas.

5. Hiperpersonalização, atendimento ao cliente e tratamento de dados 

A hiperpersonalização procura dar ao utilizador uma experiência web personalizada Devido à recolha de dados e algoritmos de aprendizagem automática, podem ser aplicadas estratégias eficazes que melhoram os serviços digitais da marca e garantem a fidelidade do consumidor:

Chatbot que possa gerir as perguntas mais simples;
Retargeting para oferecer publicidade personalizada;
Usabilidade muito trabalhada nas aplicações móveis e em sítios web para proporcionar uma navegação satisfatória;
E-mails e newsletters de acordo com a atividade do utilizador na web, como compras e outras interações anteriores;
Conteúdo personalizado dentro do próprio site com algoritmos inteligentes e um motor de busca preditivo otimizado.

Na Labelium Portugal estamos a apoiar muitos clientes a repensar os seus planos de marketing digital em todo o mundo. O atual cenário de incerteza exige que as marcas sejam capazes de ajustar a sua estratégia online a cada momento com agilidade e preparar o dia de amanhã para impulsionar as vendas.

Se necessita de ajuda na adaptação de novas estratégias de marketing digital no setor do turismo, entre em contacto connosco. Juntos, podemos delinear uma estratégia digital que esteja de acordo com as novas exigências e, sobretudo, preencha os seus objetivos empresariais. 

Contate-nos