O método Hagakure é uma nova forma de estruturar e otimizar campanhas nos Google Ads a fim de maximizar os resultados graças à acção dos algoritmos de  machine learning. O sistema Hagakure baseia-se na utilização de ferramentas automatizadas como estratégias de smart bidding e os anúncios dinâmicos de pesquisa (DSA)

A origem do termo Hagakure encontra-se na tradição japonesa. É o título da obra que o samurai Yamamoto Tsunetomo escreveu no século XVIII. Nele, explicou aos seus aprendizes o bushido ou “caminho do guerreiro”, o código de honra pelo qual o samurai deve ser regido.

Transferindo este conceito para o domínio digital, Google propõe um novo caminho para a gestão dos Google Ads. Aplicar Hagakure significa deixar para trás a atomização e a semântica e, em vez disso, apostar na simplificação estrutural para tirar partido de todo o potencial da aprendizagem automática.

O método Hagakure, uma mudança de estratégia (e de mentalidade) em search

O método Hagakure propõe simplificar a estrutura da conta com o objetivo de maximizar a quantidade de dados a nível de campanha. Desta forma, cada campanha consiste em grandes grupos de anúncios capazes de recolher dados suficientes para alimentar o algoritmo de machine learning de Google Ads. 

Concretamente, a cifra mínima que indica Google situa-se nas 3 000 impressões semanais por ad group. Para chegar a este volume e conseguir aproveitar as vantagens que supõe o smart bidding, Google propõe três passos:

1. Estruturar a conta tendo como referência as URL de destino em vez das keywords.

2. Priorizar tipos de concordância como amplia o amplia modificada que conseguem atrair mais volume ao contrário de outras que o limitam (exata).

3. Usar os DSA para captar as pesquisas que hipoteticamente não cobrimos com o resto de anúncios. Pode ser criado um grupo de anúncios DSA para cada tipo de produto ou um para todos os produtos. 

Vantagens do método Hagakure no Google Ads

O sistema Hagakure permite conseguir contas mais eficientes, visto que: 

  • Facilita as tarefas de reporting e a interpretação dos dados ao reduzir a complexidade da conta. 
  • Melhora os resultados sem a necessidade de incrementar o orçamento, conseguindo assim otimizar o investimento publicitário e conseguir uma maior rentabilidade nas contas.  
  • Aumenta a produtividade da equipa responsável da conta ao poder centrar os seus esforços na toma de decisões estratégicas que se baseiam em KPI chave para o negócio.
  • O maior registo de dados possibilita uma aprendizagem mais rápida por parte das funcionalidades automáticas do Google (RSA, DSA, audiências…). 

Como aplicar o método Hagakure no Google Ads

Distinguem-se várias fases:

1. Estudar a fundo a estrutura atual da conta  

É essencial compreender por que razão a conta foi concebida desta forma e estudar as variáveis que a explicam, tais como a margem de lucro de cada produto, como as localizações geográficas afetam o negócio ou com que produtos estrela trabalha, entre outras.

Vejamos um exemplo. Anteriormente, a estrutura de uma conta de e-commerce de eletrodomésticos seria dividida numa miríade de campanhas ao estilo de “frigoríficos de marca”, “frigoríficos genéricos”, “máquinas de lavar louça de marca”, “TV genérica”, “TV de marca”… Com Hagakure, a reestruturação da conta basear-se-ia na redução do número de campanhas a operar com um leque de busca mais amplo. 

Se este e-commerce tiver definido margens de lucro diferentes para os eletrodomésticos, por um lado, e para os televisores, por outro, esse será o critério a utilizar para reduzir o número de campanhas e centralizá-las nesta divisão. Depois, dentro de cada um deles, seria necessário ir aos dados históricos para detetar que grupos de anúncios satisfazem a premissa de 3.000 impressões semanais. Estes podem ser mantidos de forma independente, enquanto os de menor volume devem ser agrupados. 

El esquema muestra un ejemplo de estructura ideal siguiendo el método Hagakure
O esquema mostra um exemplo de estrutura ideal seguindo o método Hagakure

2. Adaptar a estratégia da nova estrutura em função dos objetivos de negócio

A definição do objetivo de cada campanha de smart bidding determina como irá aprender o algoritmo de machine learning, as decisões que irá tomar. O método Hagakure atinge geralmente resultados muito bons em campanhas com objetivos ligados à performance. Para decidir sobre um ou outro tipo, é necessário ter em conta as principais estratégias que podem ser implementadas com smart bidding.

  • Campanhas a CPA: o algoritmo adere ao objetivo fixado CPA e visa alcançar o número máximo de conversões sem o exceder. 
  • Campanhas com objetivo ROAS: procura converter respeitando o ROAS objetivo, ou seja, o valor médio de conversão que se espera obter por cada euro investido em publicidade. Sem dúvida, esta é uma das estratégias para as quais cada conta deve ser dirigida, uma vez que permite o alinhamento dos objetivos empresariais (ROI) com os das campanhas publicitárias em Ads (ROAS). 
  • Campanhas orientadas a maximizar conversões: tentar alcançar o maior número de conversões num determinado orçamento. 
  • Campanhas para maximizar valor de conversão: o algoritmo obtém o valor mais elevado para cada conversão dentro do orçamento atribuído. Para utilizar esta estratégia, é necessário registar o valor da conversão através do correspondente pixel de medição do Google Ads.
Principales estrategias de smart bidding
Principais estratégias de smart bidding

É importante planear cuidadosamente esta fase e definir bem os objetivos. Uma vez iniciada a campanha de smart bidding, o sistema precisa de cerca de duas semanas para aprender e estabilizar, pelo que é provável que, durante esse período, se verifique um desempenho irregular. Durante este período, que por vezes pode ser inferior a 15 dias, temos de ser pacientes e deixar o algoritmo funcionar: a otimização virá mais tarde.

Pilar Martínez, Senior Digital Marketing Consultant em Labelium Espanha
Reestructurar una cuenta siguiendo el método Hagakure paso a paso
Reestruturar uma conta seguindo o método Hagakure passo a passo

3. Analisar o rendimento e otimizar

Após a fase de aprendizagem e teste, é necessário avaliar se os objetivos foram alcançados, se foram realistas e colocá-los no contexto da empresa, tendo em conta fatores ligados à mesma, tais como a sazonalidade ou o seu próprio calendário de promoções. 

Com Hagakure, a otimização é uma tarefa subtil: deve ser dado tempo ao algoritmo para interpretar as alterações feitas à conta e integrá-las no seu funcionamento. Por este motivo, a Google recomenda que sejam feitos ajustamentos graduais dentro de uma margem de 15% por semana. Estamos a falar, por exemplo, de evitar passar de um ROAS alvo de 4 para um ROAS alvo de 8 de uma só vez e o mesmo se aplica aos movimentos orçamentais. 

Pilar Martínez, Senior Digital Marketing Consultant em Labelium Espanha

O método Hagakure e o poder do machine learning

Com o tempo, as contas Google Ads tornaram-se mais complexas devido à especificidade e granularidade da estrutura. O sistema Hagakure supõe um regresso à simplicidade, mas a uma simplicidade inteligente apoiada na mais avançada tecnologia de machine learning

Contate-nos