O número de dispositivos móveis que requerem ligação à Internet no mundo está em crescimento todos os dias. Face a esta pressão digital crescente, favorecida pela implementação progressiva da Internet das coisas (IdC), surge a tecnologia 5G como resposta para melhorar a conectividade, tanto em qualidade como em velocidade. Impõe-se a atualização de dados e a comunicação em tempo real. Também, naturalmente, no marketing digital, forçado a evoluir à medida que este padrão de acesso à Web se generaliza em todos os cantos do mundo.

O que é o 5G e que vantagens traz?

5G é um padrão para ligação móvel à Internet cuja principal vantagem em relação à tecnologia 4G é que tem uma latência muito menor. Isto significa que o tempo necessário para obter uma ordem do dispositivo de envio para o dispositivo recetor é consideravelmente reduzido: 5G é 10 vezes mais rápido do que 4G.

Então, como é que a 5G vai melhorar as nossas vidas?

Vantagens de 5G para os usuários particulares

Como utilizadores de smartphones, quando nos ligarmos a uma rede 5G, iremos reparar:

  • Um download praticamente instantâneo de conteúdos: podemos descarregar filmes e séries inteiras em poucos segundos.
  • Maior fluidez na visualização de vídeos e streaming.
  • Atualização dos dados da aplicação em tempo real.
  • Melhor sincronização com outros gadgets e wearables (relógios e altifalantes inteligente, eletrodomésticos programáveis, etc.).

Vantagens de 5G a nível tecnológico e industrial

5G tornará possível uma série de avanços tecnológicos, tais como:

  • A automatização do funcionamento de maquinaria pesada.
  • O desenvolvimento de veículos sem condutor.
  • A realização de intervenções médicas à distância.

5G sim, mas quando?

5G está atualmente no topo do hype cycle definido pela Gartner, que analisa a evolução da expectativa do público em geral em relação às tecnologias emergentes. Os fabricantes de telemóveis, como a Samsung, Huawei ou Xiaomi, já lançaram os primeiros terminais móveis no mercado, procurando conquistar alguns dos 10 milhões de early adopters que estarão ligados a 5G a nível mundial antes do final de 2019.

Hyple cycle definido por Gartner sobre la evolución de las expectativas que despiertan las tecnologías emergentes
Hype cycle definido por Gartner sobre a evolução das expectativas que despertam as tecnologias emergentes

O último ” Mobility Report ” da Ericsson, publicado em Junho passado, prevê que o 5G será implementado em massa a nível mundial dentro de apenas cinco anos. De acordo com a Ericsson, em 2024:

  • As redes 5G representarão 35% do tráfego móvel mundial.
  • A cobertura de 5G atingirá 45% da população mundial.
  • Haverá 1,9 mil milhões de dispositivos móveis que utilizam esta tecnologia.

Estes dados supõem uma advertência clara para las marcas:

É tempo de renovar e adaptar a estratégia de marketing digital aos utilizadores interessados em consumir conteúdos online aqui e agora, no seu telemóvel e sem esperar.

Lucía González, Audio, Video & Connected TV Managing Director en Labelium Group

Consequências da implantação de 5G no marketing digital

Mais especificamente, o salto de 4G para 5G vai trazer diversas consequências no ecossistema de marketing digital. Em Labelium Group identificámos estas cinco:

1. Maior velocidade de carga

Embora os dispositivos móveis tenham há muito ultrapassado os computadores nas preferências de consumo de conteúdos web dos utilizadores, certas atividades como a visualização de vídeos de alta qualidade ou a visita a determinadas páginas a partir de telefones inteligentes continuam a ser exasperantes. Cortes na reprodução, segundos inestimáveis à espera de conteúdo a carregar no browser… Tudo isto terminará com 5G.

Graças à velocidade de carregamento que esta tecnologia permite, será possível:

  • Criar anúncios em vídeo com una mayor resolução, que ao ser reproduzido não diminuam a velocidade de carregamento de páginas web.
  • Promover a transmissão de vídeos em streaming.
  • Esquecer a norma AMP (accelerated mobile pages).

2. Novos formatos de publicidade interativa

Devido à latência muito baixa de 5G, existe uma oportunidade de integrar o utilizador em ambientes de realidade virtual e realidade aumentada, desenhando plataformas e anúncios onde os seus movimentos e ações desencadeiam mudanças instantâneas de uma forma fluida.

A combinação entre 5G e a realidade aumentada será extremamente positiva para o e-commerce, que poderá oferecer aos seus potenciais clientes uma interação quase real com o produto antes de o comprarem.

 Lucía González, Audio, Video & Connected TV Managing Director en Labelium Group

3. Uma experiência de usuário superior

Com as redes criadas para satisfazer os mais impacientes, a frustração com conteúdos que não carregam ou com vídeos que não se reproduzem corretamente evapora-se. A experiência do utilizador será consideravelmente melhor, tornando desnecessária a utilização de bloqueadores de anúncios para acelerar a navegação para muitos utilizadores de Internet avançados.

A consequência? Caminho livre para as marcas terem impacto com a sua publicidade nas audiências que até agora não conseguiram atingir, com um aumento previsível da CTR e uma redução das taxas de ressalto.

La experiencia de usuario en la navegación móvil mejorará con el 5G

4. Extrema personalização

IdC tornar-se-á finalmente uma realidade graças ao 5G. A sincronização entre os dispositivos, a Inteligência Artificial e a automação irá cristalizar em estratégias de marketing digital de extrema personalização. Estes terão em conta dados como a localização em tempo real de cada indivíduo, ou quais os produtos que já compraram e quais não compraram, para lhe mostrar instantaneamente conteúdos adaptados no seu smartphone.

5. Análise em tempo real

Este boom da IdC conduzirá à era dourada de big data. Com edge computing, a recolha e exploração de dados deixará de ser lenta, pesada, centralizada e incómoda. 5G fará com que isso aconteça em milissegundos diretamente em cada ponto, facilitando a análise em tempo real, a tomada de decisões e a automatização das respostas.

Por outro lado, esta recolha massiva de dados que promoverá a IdC ajudará os responsáveis de marketing digital a:

  • Conhecer a fundo a sua audiência, chegando a saber características tremendamente específicas, e segmentá-las com maior precisão para o lançamento de campanhas.
  • Saber onde encontrar -virtual e fisicamente- o seu target praticamente a cada segundo.

A ligação entre a 5G e o marketing iluminará, portanto, ferramentas muito eficazes para a satisfação do cliente. A chave estará no estudo do comportamento do consumidor ao milímetro e na definição de soluções ultrapersonalizadas para os touchpoints da customer journey.

Contate-nos