Com mais de mil milhões de utilizadores ativos por mês, o TikTok deu mais um passo na evolução da sua vertente Comercial. Na reta final de 2021, a plataforma introduziu o TikTok Shopping: um conjunto de funcionalidades destinadas a facilitar a descoberta e compra direta de produtos. Deste modo, o TikTok Shopping confere às marcas novas possibilidades de se relacionarem com a sua audiência, segundo o referido em TikTok World, um evento virtual no qual o lançamento foi tornado público.

TikTok: potencial para ser uma plataforma publicitária

O TikTok orgulha-se em ser um grande impulsionador/influenciador de vendas. A aplicação de ByteDance começou há uns meses atrás a alojar anúncios em vídeo direcionados para a conversão e, desde então, tem explorado vários formatos de anúncios.

A prova da eficácia do TikTok como plataforma de vendas é o alcance do hashtag #TikTokMadeMeBuyIt: as publicações com menção ao hashtag acumularam mais de 5,8 biliões de visualizações em outubro.

#TikTokMadeMeBuyIt

Uma pesquisa realizada pelo TikTok aponta que 72% dos utilizadores classifica os anúncios que vêm na aplicação como “inspiradores”, 70% acha que o TikTok define as tendências em publicidade online e 67% afirma que as promoções do TikTok conseguem captar a sua atenção (sendo o TopViews o formato preferido).

Quais são as soluções de Social Commerce incorporadas pelo TikTok Shopping?

Para continuar a tirar proveito da conexão especial que detém com a audiência, a lista de novidades do TikTok Shopping inclui quatro formatos de anúncios orientados para o Social Commerce:

Links de Produtos: em vídeos orgânicos, os produtos destacados têm links, o que permite que o utilizador aceda facilmente a mais informações sobre os artigos.
Live Shopping: partilha automática de links de produtos e serviços em tempo real dentro das retransmissões em direto: uma opção que impulsiona o e-commerce live streaming.
Collection Ads: inclusão de cartões de produto slide-in em anúncios de vídeo in-feed.
Dynamic Showcase Ads: anúncios personalizados e orientados a cada utilizador em função dos seus interesses.

Integração com as principais plataformas de e-commerce

Não obstante, a principal funcionalidade do TikTok Shopping é a integração nativa da conta TikTok For Business com o gestor de anúncios da uma loja online – diretamente ou por intermédio de um parceiro de e-commerce.

O Social Commerce é ‘completado no seu todo’: quando as marcas fazem upload dos seus produtos e vende-os diretamente no TikTok – sem haver a necessidade de retirar o utilizador da rede social para concluir a conversão, desta forma, há  uma visibilidade total dos touchpoints do processo de compra.

TikTok

Novas funcionalidades para estimular a interação

O TikTok Shopping não foi a única novidade, ao mesmo tempo, TikTok deu a conhecer uma ampla gama de formatos de publicidade incorporados à plataforma.

Customized Instant Pages: landing pages para dispositivos móveis que, segundo o TikTok, carregam 11 vezes mais rápido do que uma landing page normal. Mais, podem ser personalizadas com textos, imagens, vídeos, carrosséis e botões.

Pop-up Showcase: elementos clicáveis que, como um sticker, podem se sobrepor nos vídeos para chamar a atenção do utilizador em algum detalhe.

Gesture Ads e Super Like 2.0:
os primeiros funcionam como ofertas de recompensas para quem desliza ou clica na tela, enquanto os últimos desbloqueiam-se quando o utilizador indica que ‘gosta’ do conteúdo que está a ver é incentivado a descobrir mais sobre o mesmo.

Story Selections:
publicidade que convida o utilizador a participar no processo de criação do anúncio e adaptá-lo às suas características e gostos.

Para medir a efetividade do TikTok Shopping e dos novos formatos interativos, o TikTok melhorou as suas ferramentas de medição de resultados das campanhas. Como resultado, o TikTok permite agora realização de Brand Lift Studies para avaliar a ‘memória’ da marca entre as pessoas impactadas, assim como a visibilidade, as possíveis fraudes, o tráfego inválido, entre outras questões relacionadas com brand safety.

Se precisar de ajuda ou acompanhamento contacte a nossa equipa especialista da Labelium Portugal. Juntos podemos delinear uma estratégia digital para o seu negócio. 

Contate-nos