O Google Shopping, a Amazon, o Ebay, o Aliexpress, o Shopzilla e dezenas de outros marketplaces são, hoje em dia, canais imprescindíveis para a venda online em negócios do setor do retail. A necessidade de mostrar informação fidedigna, atualizada e atrativa nestas plataformas faz com que os retailers devam focar-se numa tática de marketing digital que exige, cada vez mais, uma maior sofisticação: a gestão de feeds ou Feed Management.

Gestão de feeds: mais do que despejar catálogo num site de terceiros

Um feed em e-commerce consiste numa lista de produtos de uma loja online que se encontram à venda, e que é criada através da comunicação entre fabricantes, retailers e as plataformas externas ao site que utiliza para comercializar os seus artigos. Este feed inclui informação exaustiva sobre cada um dos produtos, desde as suas características físicas ao seu preço, passando por fotografias ou pelas datas de vigência de uma oferta ou promoção.

Para que um feed seja realmente útil e sirva, posteriormente, para incrementar as vendas, é importante concebê-lo não como um ficheiro estático, mas como um elemento dinâmico que deve ser constantemente atualizado em função do stock disponível, dos requisitos de otimização estabelecidos por cada marketplace, os objetivos sazonais de negócio de cada e-commerce e a evolução das campanhas publicitárias ativas a cada momento.

Que vantagens traz o Feed Management para um e-commerce?

Com o  Feed Management é assegurada a manutenção e a melhoria da qualidade dos feeds de produtos de um e-commerce para cada um dos canais com os quais trabalhe, incluindo o Google Shopping.

O Feed Management deve ser a base de qualquer estratégia de PPC em Google Shopping, dado que a qualidade do feed é diretamente correlacionada com os resultados desta.  

Eduardo Agudo, Associate Partner na Labelium

Graças ao Feed Management é possível conseguir mais cliques e, de igual forma, obter taxas de conversão elevadas que acabarão por resultar num aumento das vendas.

Página de acceso al Google Merchant Center de Google

Pautas básicas de Feed Management

O Google Shopping, por exemplo, conta com as suas próprias diretrizes acerca dos atributos dos produtos que devem ser incluídos nos feeds e em que formato. Por isso, para conseguir os melhores resultados, é conveniente aplicar práticas de Feed Management como as seguintes:

1. Otimização da estrutura

O primeiro passo é transformar o feed de produtos diretamente extraídos do e-commerce numa fonte de informação apta para ser usada por cada canal. Consiste em otimizar a estrutura do feed, estabelecendo a correspondência entre cada um dos seus campos e os campos que cada plataforma define como obrigatórios. É de valor acrescentar novos atributos que, embora não constem no feed original, contribuam com informação adicional aos canais.

2. Otimização do conteúdo

Trata-se de cuidar da informação de cada um dos produtos, tendo em conta detalhes como:

  • Título: coincidente, na medida do possível, com o da página de destino. Tem de ser preciso e objetivo, e em Google Shopping não poderá exceder os 150 caracteres. Não devem ser escritas maiúsculas para ressaltar a letra inicial de cada palavra, nem subterfúgios para chamar a atenção com expressões do género “envio grátis” ou “oferta limitada”.
  • Descrição: objetiva e direta, sem links para o e-commerce. É recomendável o uso de saltos de linha e listas para dar-lhe forma. Tal como no título, deve evitar-se os recursos mais sensacionalistas.
  • Imagem: adicionar a URL de uma imagem principal (e outras complementares) na qual o artigo se veja com nitidez, num formato compatível e que respeite as diretrizes do marketplace no que toca a dimensões e tamanho do ficheiro.

3. Priorização de produtos

O facto de um e-commerce ser apoiado em canais como o Google Shopping ou a Amazon para vender não quer dizer que deva comercializar sempre e absolutamente todos os seus produtos através deles, ou que tenha de dar-lhes continuamente o mesmo protagonismo. O mais adequado passa pelo desenvolvimento de uma estratégia de priorização de produtos baseada em condições como:

  • Sazonalidade.
  • Rentabilidade (de acordo com os dados de vendas e o CPA).
  • ROI das distintas plataformas.

Desta forma, e em função dos objetivos de cada período, dar-se-á mais visibilidade às ofertas em vigor, potencializar-se-ão diferentes produtos em cada canal ou eliminar-se-ão determinados artigos do feed.

Un hombre consulta los productos de un e-commerce en su teléfono móvil

Feed Price, o CSS da Labelium para campanhas de Google Shopping

Para obter bons resultados em Google Shopping é conveniente, além de levar a cabo uma correta gestão do feed, apostar num Comparison Shopping Service (CSS) autorizado pela Google para que gira os anúncios nesse canal. Usar um CSS traz como vantagem fundamental aos retailers a de conseguir custos por clique até 20% mais baixos que aqueles alcançados ao anunciar-se diretamente em Google Shopping sem CSS.

Neste sentido, a Labelium Espanha lançou recentemente o Feed Price, um CSS pioneiro na Europa.

O Feed Price coloca todas as possibilidades da Inteligencia Artificial e do machine leraning ao serviço das campanhas de Google Shopping.

Eduardo Agudo, Associate Partner na Labelium

Com o Feed Price, os e-commerces mais complexos encontrarão a solução perfeita para a sua estratégia de paid search em Google Shopping: um CSS que proporciona um CPC extremamente competitivo, combinado com a expertise em ações de PPC e em Feed Management que fornece a Labelium. Uma fórmula de sucesso que já convenceu os gigantes do retail em Espanha.

Contate-nos