Conhecer a intenção de pesquisa dos utilizadores é fundamental para definir o buyer de qualquer produto. De facto, a Salesforce utiliza este critério para estabelecer os quatro tipos de consumidores, de acordo com o seu Search Intent, que devem ser tidos em conta na elaboração de uma estratégia.

Mas, tal como nas outras fases do processo de compra, a tecnologia está a modificar as teorias já estabelecidas. E os altifalantes inteligentes são um exemplo claro disso mesmo. Porquê?

O auge dos assistentes de voz

Tornaram-se moda em 2015 e espera-se que em 2020 50% das pesquisas na Internet sejam feitas por voz. E esta é apenas uma das muitas estatísticas que a Quoracreative recolhe e que apenas sublinham o óbvio, que a experiência por voz é o futuro.

Esta tecnologia, que foi integrada nos smartphones há anos, está totalmente adaptada aos altifalantes domésticos, incorporando um microfone através do qual o utilizador pode comunicar com o voice assistant e, através da Internet, controlar o resto dos dispositivos ligados. A consulta no Google (ou em qualquer outro motor de busca) é uma das suas muitas possibilidades.

Funciones de un altavoz inteligente

Dialog Management e o processamento de linguagem

A comunicação entre usuário e assistente por voz pode ser analisada desde quatro planos:

  • Invocation: é a skill ou palavra que dá origem à pesquisa orientada a uma função específica.
  • Intent: ação que quer realizar o usuário. 
  • Utterance: a forma de expressão do usuário.
  • Slot: informação adicional extraível da pesquisa.

Cada pergunta ao assistente de voz deve ter um invocation name para resultar numa resposta, mas não precisa de ter nenhuma das outras partes. No entanto, um diálogo mais complexo, com uma combinação de intents, utterances y slots, pode resultar em skills mais precisos.

Um exemplo disso é a tecnologia BERT, com a qual o Google queria complementar o seu sistema de pesquisa contextual RankBrain e que se encontra na vanguarda da inteligência artificial. Trata-se de uma rede neuronal para o processamento da linguagem natural dos seres humanos, através da qual a Google poderá responder às perguntas dos utilizadores com base em fatores tais como sentimentos, semântica, previsões ou intencionalidade.

“A análise correta da forma como uma pessoa fala permite chegar a certas nuances que, na linguagem escrita, estão ocultas. Esta informação é muito útil quando se trata de promover um produto”.  

Matías Pérez Candal, Director de Estrategia em Labelium Espanha

Altifalantes inteligentes e a buyer’s journey

O ciclo de compra consiste em várias fases que o utilizador deve percorrer ao adquirir um produto:

  • Descobrimento: o utilizador toma consciência de que tem uma necessidade (desejo, interesse, etc.) que deve ser satisfeita.
  • Consideração: o utilizador é informado em busca de opções (produtos ou serviços) para responder a essa necessidade.
  • Decisão: o utilizador compara as opções e decide qual delas deve manter.

A rápida proliferação de altifalantes inteligentes está a criar um novo conceito de casa: a smart home. Com todos os eletrodomésticos da casa ligados à Internet, o utilizador está, sem se aperceber, a transmitir informações sobre os seus gostos, hábitos, estilo de vida, etc., continuamente. Informações que permitam às empresas estabelecer novos buyers a quem possam dirigir a sua publicidade na fase de descoberta

“Os oradores inteligentes são uma grande mudança na fase de awareness. Agora o utilizador pode receber publicidade de coisas que nunca tinha procurado no Google, mas sobre as quais tinha dado informação suficiente em casa, sem se aperceber”. 

Matías Pérez Candal, Director de Estrategia em Labelium Espahna

Altifalantes inteligentes: principais dispositivos

Amazon Echo 

A opção de marketplace todo-poderoso, com o Alexa como assistente de voz, lidera hoje o mercado com uma quota de 36,6%. O sucesso deste dispositivo reside na sua relação qualidade/preço e na sua compatibilidade com uma vasta gama de eletrodomésticos.

Alibaba

Com uma assistente de voz muito semelhante à da Alexa, AliGenie, a empresa chinesa defende o segundo lugar com uma quota de mercado de 13,6%. O seu Tmall Genie, muito semelhante ao Amazon Echo, permite a compra de produtos eletrónicos da empresa chinesa.

Baidu 

Os altifalantes inteligentes da marca chinesa Baidu detêm 13,1% da quota de mercado, um crescimento de 290% em comparação com o ano passado. Operam apenas no mercado chinês e o seu desempenho é semelhante ao dos restantes. 

Google Home

Desde 2018, caiu do segundo para o quarto lugar, com uma quota de mercado atual de 12,3%. Esta diminuição é inversamente proporcional ao seu desempenho e apresenta um desempenho excecional com todos os dispositivos da sua marca. É também compatível com o Chromecast.

Xiaomi

No processo de introdução dos seus altifalantes inteligentes em Espanha, Xiaomi tem uma quota de mercado de 12%, e anunciou recentemente o seu último modelo: Xiaomi Xiaoai Speaker HD.

Altavoces inteligentes: estadísticas 2019

Segundo dados da Canalys, em 2019 o mercado das colunas inteligentes cresceu 44% e já atingiu o número de mais de 28 milhões de aparelhos vendidos em todo o mundo. Só a Amazon já enviou mais de 10 milhões de Echoes a nível mundial, o que mostra que a penetração deste tipo de dispositivos está sempre a aumentar.

Contate-nos