O regresso às aulas é o momento ideal para conhecer e analisar as tendências que marcarão as estratégias de marketing nos próximos meses. Nesse sentido, o Mobile Gaming desponta como o setor com maior projeção após apresentar um contínuo aumento de audiência e receita nos últimos dois anos, apesar da incerteza que prevalece no contexto econômico.

O Mobile Gaming estabeleceu-se como o segmento de crescimento mais rápido na indústria de videogames. De acordo com dados da Newzoo, o facturamento de jogos para telemóveis ultrapassa 100.000 milhões de dólares e representam 53% do mercado global de jogos. 

Além disso, Mobile Gaming está longe de ter atingido seu auge em termos de utilizadores. Em 2021 houve um aumento de 63% no consumo de jogos para telemóveis, o que coloca o número de jogadores em 2,7 mil milhões de acordo com relatórios da Statista. À luz desses dados, o potencial do Mobile Gaming é inegável. 

Novos públicos: como são os Mobile Gamers?

Do ponto de vista da publicidade, não é apenas o tamanho global do mercado de jogos móveis que é relevante, mas também sua capacidade de atrair novos públicos. Assim, saber quais perfis são mais propensos a se tornarem Mobile Gamers é decisivo para o desenho de estratégias Full Funnel no ambiente de jogos

Um dos aspetos mais interessantes que o Mobile Gaming apresenta para os publicitários é a possibilidade de impactar uma grande variedade de públicos. De acordo com o estudo GWI Gaming Personas, 29% das pessoas que jogam online fazem-no apenas pelo telemóvel. 

O estudo também destaca as tendências sociais mais seguidas pelos chamados gamers mobile-only. Dessa forma, é possível saber quais são seus gostos e interesses, dentre os quais se destacam o consumo de conteúdos audiovisuais, gastronomia e música. 

Do ponto de vista demográfico, é importante destacar que o Mobile Gaming é uma prática intergeracional. As diferenças estão no tipo e conteúdo dos jogos consumidos em cada faixa etária, no tempo gasto e na frequência com que os utilizadores se conectam às plataformas de jogos. 

No relatório The State of Mobile Game Monetization 2022 da Sensor Tower , é estabelecida uma taxonomia de gêneros de jogos para telemóvel que é muito útil para aprofundar o conhecimento do público com base no uso do universo do Mobile Gaming.

Baby Boomers

Os jogos casuais, com uma componente social e ligados aos tradicionais jogos de tabuleiro, são mais populares entre os baby boomers. Da mesma forma, os jogos na categoria de casino também têm uma alta taxa de penetração nesse grupo demográfico. Estima-se que cerca de 40% dos membros desta geração joguem online através do telemóvel. 

Geração X

Nesse caso, os chamados jogos mid-core são os mais populares. Esta categoria inclui jogos de RPG (Role Playing Games), jogos de ação, estratégia e shooter . Esta é uma geração com alto nível de conhecimento sobre o uso de plataformas que consomem conteúdo online para aprimorar suas táticas de jogo. 

Millennials

É a faixa etária em que as mulheres são mais ativas no Mobile Gaming. Eles passam mais tempo a jogar com o telefone e, além disso, fazem-no com mais regularidade. Constituem, portanto, um público com alto grau de fidelidade. Quanto ao tipo de conteúdo, a variedade é mais rica : de arcade, social ou estilo de vida, passando por mid-core ou desporto e corridas. 

Geração Z

A geração gamer por excelência. A sua facilidade em gerir redes sociais faz delas seu ambiente preferido ao jogar no celular. Embora seja verdade que as principais plataformas como Facebook Gaming ou Amazon Games tenham um catálogo mais extenso de jogos para PC do que para Mobile Games, o aparecimento de um novo concorrente acelerou a sua adaptação ao ambiente móvel. O TikTok planeia lançar sua própria plataforma de mini jogos mobile por meio da assinatura de acordos com os principais desenvolvedores do mercado.

Como atrair novos públicos através do Mobile Gaming

As previsões da Sensor Tower para o mercado de downloads mobile estimam que o crescimento de Mobile Gaming irá manter-se estável até pelo menos 2026. Levando em conta essa perspectiva, fica evidente a importância desse segmento dentro das estratégias de marketing omnichannel

A adaptação aos diferentes públicos e a personalização dos conteúdos publicitários serão as chaves do sucesso para conseguir um impacto significativo no público-alvo das campanhas. Além disso, o progresso tecnológico favorece o surgimento de suportes e formatos impensáveis ​​há apenas alguns anos. NFTs , VR, AR, o metaverso  ou Web3 são alguns exemplos de tecnologias que revolucionaram o mercado de lazer e cuja implementação já é uma realidade. 

O Mobile Gaming, portanto, é uma das tendências de volta às aulas a seguir de perto. Conforme as previsões indicam, nos próximos anos o volume de negócios nesse segmento só crescerá e a presença de marcas no ambiente mobile gamer será decisiva para impactar novos públicos. Por tudo isso, é fundamental contar com uma equipa de especialistas capaz de antecipar tendências.

Contacte a Labelium Play para iniciar este regresso às aulas com os melhores resultados das suas campanhas de marketing online no ambiente Mobile Gaming.

Contate-nos