O interesse online em torno da Black Friday e a onda de ofertas que traz consigo não para de crescer em todo o mundo. De acordo com o índice do Google Trends, que quantifica de 0 a 100 o interesse que os utilizadores do Google manifestam em relação a uma temática, as expectativas encontram-se já no seu máximo histórico. Impulsionada pelo dinamismo dos e-commerce, as campanhas de Black Friday revolucionaram as regras do jogo do consumo natalício, época chave para o setor do retail.

Como é que o lançamento de ofertas da Cyber Week afeta os hábitos de compra? Revelamos as três principais tendências que se têm vindo a observar ao longo dos últimos anos.

Evolução do interesse pela Black Friday no Google Trends

O consumo online continua a ganhar importância em relação ao modelo tradicional na Cyber Week

De acordo com os dados globais do relatório Holiday Shopping da Salesforce, a celebração da Black Friday antecedeu as compras natalícias e, em 2018, a metade dos consumidores já as tinha realizado na Cyber Week. Em Portugal, o relatório Black Friday Global revela que a quantia média que os portugueses esperavam gastar na Black Friday é de 216 euros, com destaque para os setores do vestuário, calçado, cosmética e eletrónica.

No entanto, como é repartido o consumo no retail? Como fenómeno digital, a tendência marca que as compras nesta “semana negra” se estejam a concentrar mais no canal online, mas a decisão final está ligada à conveniência das ofertas, entre as quais se destaca o envio gratuito. Daí que 80% das promoções na Black Friday o incluam, segundo o relatório da Salesforce. Da mesma forma, durante essa semana, o envio de encomendas aumenta cerca de 70% e a procura de cacifos para a recolha de pedidos não parou de crescer de acordo com as últimas estimativas da empresa de lockers Luxer One

Os consumidores estimulam a compra omnincanal na Back Friday

No grande consumo, as fronteiras entre o físico e digital são diluídas. Para os consumidores atuais, a procura pela comodidade é a principal motivação e, neste sentido, a rede de lojas físicas desempenha um papel importante para conseguir uma experiência omnicanal satisfatória. Na verdade, a sondagem da National Retail Federation sobre as tendências de consumo nos Estados Unidos revela que mais de metade dos consumidores utilizaram ambos os canais para as suas compras em 2018.

Duas das questões mais importantes na hora de aproveitar a Black Friday são as opções de Click & Collect (compra online, levantamento na loja), sobretudo como alternativa ao pagamento do envio. De igual forma, a gestão das devoluções em loja é outra das funções mais utilizadas, tendo em conta que, em 2018, 68% dos utilizadores planeava realizar devoluções logo após receber presentes, de acordo com a National Retail Federation.

O canal online predomina claramente na procura de inspiração

Na Cyber Week, a maioria das compras não são planeadas. De acordo com o relatório da Salesforce acima referido, os utilizadores procuram inspiração maioritariamente em canais online, embora no final se produza um efeito ROPO (research online, purchase offline)  e acabem por comprar em lojas físicas; outro exemplo de compra omnicanal habitual em retail.

Os principais canais para a pesquisa de informação e inspiração são as redes sociais, as pesquisas no Google e as próprias páginas dos e-commerce. E, pela primeira vez, em 2018, as compras a partir de dispositivos móveis superaram as realizadas a partir de computadores (48% face a 44%). Por isso, é fundamental preparar terreno para a Cyber Week: 

  • Planifique a estratégia de paid search ao detalhe: as campanhas devem contar com mensagens personalizadas que chamem a atenção dos utilizadores nas suas pesquisas de inspiração. Eduardo Agudo, Associate Partner na Labelium, acrescenta que

Es esencial controlar las pujas para no perder visibilidad frente a la competencia y lograr una mejora de las conversiones usando listas de remarketing

Eduardo Agudo, Associate Partner en Labelium
  • Nas redes sociais, adaptar as campanhas de push com as mensagens mais pertinentes para cada momento: não apenas funcionam como um altifalante eficaz para criar expectativas, mas também são excelentes para a comunicação de ofertas e a obtenção da conversão final.
  • Os esforços em SEO e em UX do ano inteiro devem culminar neste momento: os e-commerce funcionam como montra para o retail. Por isso, o site deve não só estar otimizado para as keywords mais relevantes, mas também deve facilitar a pesquisa de produtos com landing pages visíveis e uma categorização cuidada. Na época do Mobile-First Index, a versão móvel do site deve ser mais rápida e eficaz na navegação do que nunca. 

A Black Friday já é um evento global cujo impacto para as vendas no retail é indiscutível. Cada canal digital deve apoiar e potenciar a comunicação e os esforços comerciais nesta semana chave.

Contate-nos