O YouTube está a testar “Produtos neste vídeo”, uma nova funcionalidade que procura aproximar ainda mais o mundo das vendas de vídeo online e do e-commerce. Naturalmente, o YouTube já está na vanguarda das fases TOFU e MOFU do funil de conversão, então como usar o poder do vídeo online para conduzir as vendas online diretamente na plataforma? “Produtos neste vídeo” persegue este objetivo – vamos ver do que se trata.

Como funcionará “Produtos neste vídeo”?  

A página oficial de Features and Experiments do YouTube descreve “Produtos neste vídeo” como um “teste que mostrará ao público que produtos são mencionados no vídeo com a ajuda de novos elementos visuais (aparecem em cima e em baixo do vídeo). Por exemplo, num vídeo que destaca os ‘Top 10 Smartphones em 2020’, o público verá um ícone de compras com informações e ligações para os modelos específicos mencionados no vídeo”.

Neste momento, este teste está a ser realizado nos Estados Unidos durante um período de tempo limitado para ver como reage o público. Embora pareça óbvio que estará disponível tanto no telemóvel como no ambiente de trabalho, isto é algo que o YouTube ainda não confirmou. Outra questão pendente é se os youtubers ou marcas poderão escolher os links a mostrar ou se a seleção será feita automaticamente, embora desde 9to5Google se comente que tudo aponta para o facto de que os sistemas de inteligência artificial do YouTube terão muito que ver com o processo.

“Produtos neste vídeo” junta-se assim a outras iniciativas do YouTube que apostaram no e-commerce para expandir as opções de monetização disponíveis para os criadores. Por exemplo, em 2018 lançou o programa YouTube merchandising para o qual fez uma parceria com a loja de produtos personalizados Teespring. Além disso, outra funcionalidade disponível para marcas e youtubers é a utilização dos YouTube Cards, que lhe permitem inserir links e trazer tráfego direto para qualquer loja online.

Productos en este vídeo busca aumentar el tráfico directo a tiendas online desde YouTube

“Produtos neste vídeo” reforça o vídeo marketing focado em vendas

De acordo com um estudo do Google/Ipsos realizado nos Estados Unidos, 90% dos utilizadores descobrem novos produtos no YouTube e, ao pesquisar um produto, 80% dos inquiridos alternam a pesquisa no Google e na plataforma de vídeo online. Além disso, outro estudo do Google indica que, nos mercados de língua espanhola, 40% dos utilizadores acabam por comprar os artigos de que tomaram conhecimento através de vídeos do YouTube.

Com estes dados, é inegável que o YouTube ocupa um lugar de grande importância nas fases anteriores à compra, mas não é novidade que o vídeo marketing se aproxima cada vez mais do e-commerce e funciona como uma vitrine digital eficaz capaz de impulsionar diretamente as vendas online.

Do ponto de vista do desempenho, o formato dos anúncios do YouTube TrueView for Action deve ser destacado. Com este tipo de campanha, o objetivo é obter uma reação do utilizador, quer se trate de uma visita direta ao e-commerce, quer do preenchimento de um formulário. É crucial, portanto, a utilização dos destaques do CTA, bem como uma seleção cuidadosa de públicos para identificar não só a afinidade dos seus interesses com a marca ou produto (Custom Affinity), mas também as suas intenções de compra (Custom Intent).

YouTube e o poder do social commerce

Com “Produtos neste vídeo”, o YouTube continua a explorar as possibilidades da plataforma como uma alavanca imediata de vendas. Isto enquadra-se perfeitamente na atividade dos utilizadores que vêm a esta rede social em busca de unboxings, tutoriais, demonstrações e revisões de produtos. A nova funcionalidade irá encurtar a buyer’s journey, canalizando o interesse em produtos diretamente para o e-commerce.

A longa lista de experiências no YouTube mostra que o gigante dos vídeos online está constantemente a inovar para enriquecer a experiência dos utilizadores e das marcas na sua plataforma. A funcionalidade no estudo que analisámos hoje, “Produtos neste vídeo“, junta-se ao esperado YouTube Shorts e à ferramenta beta YouTube Video Builder.

Contate-nos

Suscríbete a nuestra Newsletter

Please wait...

¡Gracias por suscribirte!