Spotify fechou o primeiro trimestre de 2020 com um aumento interanual de 31% tanto nos usuários ativos mensais como nos assinantes pagos em todo o mundo. Entretanto, o Estudo Anual de Áudio Online 2020 do IAB Spain revela que 60% dos utilizadores de Internet em Espanha – um dos países mais afetados pela pandemia do coronavírus – consumiram conteúdos de áudio digital no último mês (em comparação com 57% em 2019). Estes dados transmitem uma mensagem muito clara: o áudio digital está a sair da crise da COVID-19 mais forte do que nunca.

As produções musicais e sonoras online, acessíveis tanto ao vivo como gravadas, estão a ganhar cada vez mais seguidores. Além disso, 70% deles incorporaram-nos na sua vida quotidiana. Esta é uma boa notícia para as marcas que, graças ao áudio digital, têm agora uma forma inovadora, eficaz e muito flexível de ganhar visibilidade e de se ligarem ao seu público-alvo na nova normalidade.

O confinamento altera os hábitos de consumo de áudio online

Durante as primeiras semanas do confinamento, os países afetados registaram quedas no consumo de áudio digital. No entanto, nos dias que se seguiram, os usuários foram gradualmente recuperando o prazer de ouvir, desta vez dentro de suas casas. O estudo Digital Audio Advertising in “The New Normal” da plataforma Adswizz, ecoado pelo IAB UK, destaca que o número de ouvintes únicos de aúdio digital cresceu cerca de 11%desde a implantação das medidas de distanciamento social. Isto, por sua vez, teve um grande impacto nos hábitos de consumo de áudio online em termos de como, o quê e quando.

Relativamente ao como, segundo o Spotify, o smartphone, dispositivo preferido pelos ouvintes pré-covid que se ligavam fora de casa, deu lugar a uma variedade de novos participantes, tais como tablets, Connected TV, altifalantes inteligentes, consolas de jogos e computadores na fase pós-covid. Da mesma forma, o consumo individual deu lugar à escuta em grupo com a família, amigos e colegas de apartamento.

No âmbito do quê, como explicámos recentemente no nosso post sobre o sector audiovisual pós-covid, utilizadores deixaram de lado a música mexida para preferir conteúdos que convidam ao relaxamento e ao desenvolvimento de atividades mais calmas, sem esquecer as peças destinadas ao público infantil.

Para concluir, o consumo tornou-se mais homogéneo ao longo do dia e de toda a semana. Não há mais diferenças marcantes entre as faixas: os picos nos horários de entrada e saída do trabalho e a desconexão durante o fim-de-semana desapareceram.

Audio digital en la nueva normalidad: escucha de música en streaming mientras se hacen las tareas del hogar

O áudio digital tornou-se um companheiro indispensável na nova normalidade. A necessidade de diversão e fuga em casa faz com que os internautas que até agora não contrataram nenhum serviço de streaming de áudio estejam a pensar em subscrever. Em concreto, 11% valora subscrição com o Spotify, 10% com a Amazon Prime Music, e  7% com a Apple Music, segundo o relatório Coronavirus Research: Media Consumption and Sport da GlobalWebIndex para os Estados Unidos e Reino Unido.

Podcasts: os grandes beneficiados da etapa pós-covid

O mesmo estudo da GlobalWebIndex enfatiza os podcasts, observando que 61% dos usuários que começaram a ouvi-los durante o plano de confinamento para continuar essa prática na era pós-covid. Já a Voxnest observa que o consumo destes programas aumentou 42% em todo o mundo e 53% na Europa durante a quarentena, com aumentos de 29% e 25% em Itália e Espanha (dois dos países mais afetados pela epidemia), respetivamente.

Possibilidades publicitárias do áudio digital na nova normalidade

Streaming ou rádio on-demand, podcasts, listas de reprodução pré-definidas ou personalizadas, livros áudio, séries áudio, conteúdos de agregadores como iVoox ou SoundCloud… O ecossistema de áudio digital oferece muitas oportunidades diferentes para a integração da comunicação publicitária. O IAB Spain destaca que a maioria dos ouvintes online tem uma opinião positiva sobre os anúncios, e assinala que as plataformas de áudio digital são ideais para alcançar um perfil de consumidores trabalhadores (68% dos usuários), jovens (mais de 66% têm menos de 44 anos) e que ouvem conteúdos enquanto fazem tarefas domésticas (71%), viajam (61,6%), praticam desporto (51,6%) ou navegam na Internet (46,7%).

Dentro da estratégia digital pós-covid, a publicidade programática para áudio digital oferece vantagens importantes quando se trata de impactar o público das gerações X, Millennial e Z, alcançando targets nicho e expandindo a cobertura da campanha.

Na orientação desta última, como insiste Spotify, a consideração do contexto é crucial para a definição dos objetivos e a conceção da mensagem. Por exemplo, quando o utilizador mantém o ecrã em primeiro plano, pode ser proposta uma criatividade muito direta, com uma clara chamada à ação. No entanto, quando o usuário não presta atenção visual ao dispositivo eletrónico, anúncios com vocação storytelling, evocativos e destinados a fixar a memória da marca, funcionarão melhor.

Contate-nos

Suscríbete a nuestra Newsletter

Please wait...

¡Gracias por suscribirte!