Se há alguns dias anunciámos os planos do Youtube para saltar para o comboio dos conteúdos audiovisuais snackable com os Youtube Shorts, hoje abordamos a nova reviravolta do gigante do vídeo online: o novíssimo Youtube Video Builder. Ainda disponível em versão beta, esta ferramenta permite às marcas editar vídeos curtos de forma rápida e sem a necessidade de uma grande utilização de recursos.

Como funciona o YouTube Video Builder?

Os requisitos para utilizar o YouTube Video Builder são básicos: as organizações devem ter o seu próprio canal no YouTube, ter imagens e logótipos em qualidade aceitável para inclusão no vídeo e ter a versão mais recente do navegador Google Chrome.  

A partir de imagens estáticas e da música e efeitos sonoros disponíveis na biblioteca do YouTube, as marcas podem criar vídeos de 6, 15 ou 16 segundos de forma fácil e gratuita. O editor permite-lhe escolher entre diferentes modelos que variam em função da mensagem que pretende transmitir e do objetivo da campanha em que vai participar. Para além das imagens e som, pode personalizar os textos, o tipo de letra (entre os disponíveis no editor), a ordem dos elementos e o CTA.

No seguinte vídeo, serão explicados os passos a dar para editar os vídeos

O YouTube informa que o Video Builder está em fase beta, pelo que as opções disponíveis podem variar. Em qualquer caso, no canto direito do editor é possível enviar feedback ou notificar qualquer problema directamente à equipa de desenvolvimento do YouTube.  

A grande vantagem do YouTube Video Builder é que acelera o processo criativo com resultados satisfatórios, algo que, dada a situação atual, muitas empresas precisam. Com as restrições de circulação e a urgência de comunicar novas mensagens, muitas marcas encontram-se numa posição difícil para criar vídeos de qualidade que possam ser utilizados em campanhas no ambiente audiovisual.


Patricia Lozano, Audio, Video & Connected TV Senior Digital Marketing Consultant em Labelium Group

Este é um exemplo do tipo de vídeos curtos que se podem conseguir com o Youtube Video Builder:

Boas práticas para criar vídeos eficazes

Ao utilizar o YouTube Video Builder, é importante lembrar as boas práticas do Google na criação de vídeos. A regra mnemónica ABCD resume os elementos fundamentais para a conceção das criações:

  • Attract: deve chamar a atenção desde o primeiro momento.
  • Brand: há que cuidar a inclusão da marca. Para fortalecer o brand recall, é preferível estar presente nos primeiros segundos, enquanto que para atingir o objetivo de awareness, pode aparecer um pouco mais tarde.
  • Connect: agora mais que nunca, é recomendável procurar uma ligação com a audiência através de mensagens claras e um storytelling simples em que a Direct: o vídeo tem de convidar o usuário à ação mediante a inclusão de um CTA.

YouTube, um ambiente chave para as campanhas de vídeo

Este tipo de vídeos curtos é perfeito para lançar mensagens diretas e muito específicas a um público que está mais envolvido do que nunca na sua experiência online. Por esta razão, 81% dos anúncios de vídeo no YouTube captam a atenção do utilizador, de acordo com o estudo Video Mobile Diary de Google/Ipsos realizado nos Estados Unidos.  

Estamos perante uma audiência muito recetiva, que procura ativamente entretenimento audiovisual. As peças que podem ser criadas com o Youtube Video Builder encaixam perfeitamente em formatos como bumper ads ou TrueView, cuja eficácia é mais do que comprovada em campanhas com objetivos da fase TOFU.


Patricia Lozano, Audio, Video & Connected TV Senior Digital Marketing Consultant em Labelium Group

O confinamento forçado praticamente a nível mundial vem reforçar uma tendência já em crescimento: a utilização generalizada das plataformas de Video-on-Demand. Os dados da Statista mostram que a crise do coronavírus levou a um aumento do consumo de vídeos no YouTube para mais de metade dos utilizadores inquiridos nos Estados Unidos.

Graças ao Youtube Video Builder, as marcas têm mais facilidades ao seu alcance para chegar a uma audiência cada vez mais ávida de conteúdo audiovisual.

Contate-nos